A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Semec), realiza de 18 de agosto a 11 de setembro os Eventos Preparatórios Distritais para a 2ª Conferência Municipal de Acompanhamento do Plano Diretor Participativo (PDPM).
Organizados pela Secretaria Executiva de Planejamento (Seplan), os encontros serão realizados em todos os distritos do alto, médio e baixo Madeira. A programação inclui debates sobre a implementação do PDPM e atividades com o tema “Município Resiliente: um novo olhar em tempo de mudanças climáticas”.
O Plano Diretor é o principal instrumento de planejamento urbano do município, definindo diretrizes para áreas como meio ambiente, habitação, transporte e infraestrutura. Previsto na Lei Complementar nº 838/2021, seu acompanhamento é anual e garante que as metas estejam alinhadas à realidade local.
Além de escuta social e oficinas, cada evento contará com a eleição de delegados distritais da sociedade civil, que representarão suas comunidades na conferência municipal de novembro. A ação busca ampliar a participação popular e promover uma cidade mais justa e integrada.
Calendário dos eventos distritais
-
18/08 – São Carlos
-
19/08 – Nazaré
-
20/08 – Calama
-
21/08 – Demarcação
-
27/08 – União Bandeirantes
-
28/08 – Rio Pardo
-
02/09 – Jaci Paraná
-
03/09 – Nova Mutum Paraná
-
04/09 – Fortaleza do Abunã
-
08/09 – Nova Califórnia
-
09/09 – Extrema
-
10/09 – Vista Alegre do Abunã
-
11/09 – Abunã
A Comissão Permanente Multidisciplinar de Acompanhamento e Avaliação (CPMAPD), formada por representantes de várias secretarias e coordenada pela equipe técnica da Semec, acompanha de forma contínua a execução do Plano Diretor, elaborando relatórios que subsidiam decisões estratégicas.
A Prefeitura reforça o convite para que os moradores participem dos encontros em seus distritos, contribuindo para um crescimento urbano equilibrado, sustentável e voltado às necessidades reais da população.