Na manhã desta quinta-feira (14), a Companhia Nacional de Abastecimento participou do “Bloco 2 – Experiência Inovadoras e Boas Prática”, com o tema “Monitoramento de preços dos alimentos e informação sobre o comportamento de mercado”, durante a X Reunião da Rede Regional de Sistemas Públicos de Abastecimento e Comercialização de Alimentos América Latina e Caribe (Rede SPAA), que está sendo realizada em Cartagena das Índias, na Colômbia.
A exposição intitulada “Portal de Informações Agropecuárias da Conab” foi realizada pelo coordenador de Relações Internacionais da estatal, Marisson de Melo Marinho, que apresentou a plataforma online da Companhia, a qual proporciona informações, indicadores e dados sobre o setor agropecuário do país como uma ferramenta para o governo, produtores, cooperativas, associações, empresas do setor agroindustrial, imprensa, pesquisadores, instituições financeiras e outros atores do segmento, fornecendo, através de estudos, conhecimento de fácil acesso acerca da produção, custos, preços, de estoques e armazenamento, mercado de produtos agrícolas, além de informações sobre programas governamentais.
“A apresentação do Portal da Conab mostra como a informação estratégica e transparente pode orientar políticas públicas eficazes de combate à fome. Após o Brasil sair do Mapa da Fome da FAO/ONU, compartilhar essa experiência com os países da região reforça o compromisso com o acesso à alimentação e mostra como a informação orienta decisões sobre produção e abastecimento, uma contribuição valiosa para os esforços conjuntos da América Latina e Caribe”, explicou Marisson.
Durante a palestra, Marisson demonstrou como o site da Conab concentra e põe à disposição, de forma gratuita, transparente e atualizada, informações estratégicas para a formulação e continuidade de políticas públicas, para a tomada de decisões dos agentes do setor produtivo e para o monitoramento do mercado em formatos variados, além de permitir que a sociedade civil como um todo possa saber os números a respeito da agropecuária brasileira.
Encerramento – No final do dia, aconteceu o ato de fechamento da X Reunião da Rede Regional de Sistemas Públicos de Abastecimento e Comercialização de Alimentos América Latina e Caribe (Rede SPAA), que reuniu 19 países membros da organização durante 2 dias em Cartagena das Índias, na Colômbia, sob o tema “Políticas Orientadas para Enfrentar os Efeitos da Inflação dos Preços dos Alimentos e Garantir Acesso e Consumo de Alimentos”.
Esta décima edição teve como objetivo ser uma plataforma regional que impulsiona políticas públicas para fortalecer os sistemas de abastecimento e comercialização de alimentos. A programação do evento contou com painéis de alto nível, apresentações de boas práticas, visitas de campo e espaços de articulação entre governos, representantes de instituições públicas de abastecimento e comercialização de alimentos e organismos internacionais.
Promovido pela FAO, pelo Governo do Brasil, por meio da ABC/MRE e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), no âmbito do Programa de Cooperação Internacional Brasil–FAO, e pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MinAgricultura) da Colômbia, o encontro colocou no centro do debate o papel das políticas de abastecimento de alimentos, dos sistemas de informação de mercados e das medidas necessárias para enfrentar a inflação, dinamizar as economias locais e contribuir para a estabilidade da oferta de alimentos, visando a segurança alimentar das populações, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade.
Último compromisso na Colômbia – Apesar de concluída, a X Reunião ainda terá uma atividade na manhã desta sexta-feira (15). Sob o comando da FAO Colômbia e do Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADR) da Colômbia, os participantes farão uma visita de campo que envolve o Ecoturismo para conhecer a estratégia de mercados campesinos colombianos. O roteiro compreende a visitação da zona La Boquilla, uma área de praias ao norte da cidade de Cartagena, e um percurso pela cidade de Ciénaga, para um encontro com a Federação de Pescadores. Também está planejado a ida às Mostras de Mercado Campesino e Cultural.