A FACER – Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia realizou, nesta quinta-feira (14/8/2025), uma visita institucional à FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina.
A presidente da FACER, Kelly Naahmara Rodrigues Jorge, e a secretária executiva, Quênia Freitas, foram recebidas pelo presidente em exercício da Federação catarinense, César Smielevski, pela vice-presidente Rita Conti, pelo superintendente Rodrigo Busana e pela gerente institucional Caroline Rodrigues.
A aproximação entre entidades empresariais de diferentes estados, como a FACER e a FACISC, é considerada estratégica para o fortalecimento do setor produtivo nacional. Essa colaboração possibilita o compartilhamento de boas práticas, o desenvolvimento de programas locais e a aplicação de estratégias de mobilização empresarial.
“Foi um encontro bastante enriquecedor, onde pudemos conhecer a sede da FACISC, acompanhar casos de sucesso e participar de um valioso intercâmbio de boas práticas, reforçando o compromisso da FACER com a inovação e o fortalecimento do associativismo no estado de Rondônia”, afirmou Kelly Naahmara Rodrigues Jorge.
Durante o encontro, foi consenso que Federações unidas têm mais força para influenciar políticas públicas, como incentivos fiscais, investimentos em infraestrutura e reformas estruturais. Em momentos de crise, como o “tarifaço” dos EUA, que afeta diretamente o setor empresarial e industrial brasileiro, o apoio conjunto das entidades pode ser decisivo para buscar soluções nacionais.
“A atuação da FACER, assim como da FACISC, é marcada pelo fortalecimento do associativismo, pela defesa dos interesses empresariais e pela promoção do desenvolvimento econômico dos estados e do Brasil”, concluiu a presidente da FACER.