Com o objetivo de promover uma gestão pública mais eficiente e segura, o governo de Rondônia conquistou o primeiro lugar no Índice de Desempenho de Transferências da União – Discricionárias e Legais (IDTRU-DL), ferramenta de medição utilizada pelo governo Federal para avaliar os entes recebedores de recursos na Plataforma Transferegov.
A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) coordena, junto aos demais órgãos estaduais, a atuação que garantiu ao estado o melhor desempenho do país na aplicação de recursos oriundos de transferências discricionárias e legais da União. As consultas dos dados podem ser encontradas no Portal do Observatório.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, essa conquista reflete o compromisso do estado com a eficiência na gestão pública. “Estamos investindo em mecanismos de transparência, planejamento e execução responsáveis, o que nos permite receber mais recursos, entregar melhores resultados à população e ser referência para o país”, evidenciou.
O IDTRU-DL considera critérios, como: tempestividade na prestação de contas; execução orçamentária; uso adequado dos sistemas federais; e cumprimento de marcos regulatórios. Especialistas destacam que o bom desempenho nesse indicador aumenta a confiança da União nos estados, facilitando o repasse de recursos e estimulando boas práticas de governança.

A secretária de Planejamento, Beatriz Basílio Mendes, reforçou que a liderança de Rondônia no IDTRU é resultado do alinhamento entre os órgãos estaduais e da dedicação técnica das equipes. “Esse resultado comprova que Rondônia está no caminho certo, com uma gestão estratégica voltada à melhoria contínua dos processos e à segurança na aplicação dos recursos públicos”, destacou.
FERRAMENTA DE CONSULTA PÚBLICA
O sistema IDTRU-DL está disponível para consulta pública no Painel de Indicadores do Transferegov (https://ddpublico.serpro.gov.br/extensions/indicadores/indicadores.html). Por meio dele, gestores e cidadãos podem acompanhar o desempenho dos estados e municípios em relação à gestão de transferências da União, contribuindo para decisões mais qualificadas e transparentes no uso dos recursos públicos.
Com esse desempenho, Rondônia se consolida como referência nacional em gestão eficiente de recursos públicos federais, marcando posição de destaque no mês de agosto de 2025 no ranking do IDTRU-DL.