Uma reunião online entre o escritório do clima da ONU e a Secretaria Extraordinária da COP30 foi remarcada para a próxima quinta-feira (14). A pauta do encontro é a questão das acomodações na COP30, em Belém (PA). A remarcação foi solicitada pelo Secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).
O alto preço das hospedagens tem gerado protestos, especialmente de países menos desenvolvidos. Existe a preocupação de que os custos possam comprometer a participação e a representatividade de países na conferência.
Soluções e planejamento para a hospedagem
Recentemente, uma comitiva de segurança da ONU inspecionou locais e aprovou os planos de segurança, saúde e mobilidade apresentados pelos governos federal, estadual e municipal. Em nota, os organizadores brasileiros afirmaram que o número de leitos disponíveis na cidade já ultrapassa em mais de 3 mil a demanda esperada de 50 mil participantes.
O plano de acomodação está sendo implementado em fases, com quartos já reservados para as delegações dos 196 países participantes. Além da rede hoteleira, dois navios de cruzeiro foram contratados para oferecer 3,9 mil unidades de hospedagem temporária, que ficarão ancorados em uma ilha próxima ao local da conferência. A plataforma oficial de hospedagem já disponibilizou milhares de quartos, com valores que variam de US$ 100 a US$ 600 a diária.