As coletas itinerantes em Rondônia realizadas nos dias 8 e 9 de agosto em São Francisco do Guaporé e Jaru reforçaram o estoque de sangue com 385 bolsas coletadas e ampliaram o cadastro de medula óssea com 27 novos voluntários. As ações, promovidas pelos hemocentros de Rolim de Moura e Porto Velho, atenderam centenas de voluntários, fortalecendo o abastecimento para todo o estado e aumentando a esperança de pacientes em busca de doadores compatíveis.
Com o uso da unidade móvel, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) tem levado os serviços para municípios distantes, facilitando o acesso da população e garantindo mais segurança no atendimento de urgências e emergências hospitalares.
O governador Marcos Rocha destacou a importância da iniciativa. “Com organização e o apoio da população, conseguimos salvar vidas e dar mais conforto a quem precisa”, afirmou.
A presidente da Fhemeron, Gabriele Gaspar, ressaltou a estratégia das coletas itinerantes para manter os estoques em níveis seguros. “Muitos moradores do interior têm dificuldade de deslocamento. Ao levarmos a coleta até eles, ampliamos a participação e incentivamos o cadastro no banco de medula óssea”, explicou.
Em São Francisco do Guaporé, o Hemocentro de Rolim de Moura coletou 112 bolsas e cadastrou 4 voluntários para medula óssea. Já em Jaru, sob coordenação do Hemocentro de Porto Velho, 305 pessoas compareceram, resultando em 273 bolsas de sangue e 23 cadastros de medula óssea.
As ações contaram com a participação de equipes técnicas da Fhemeron, servidores das unidades de Rolim de Moura e Porto Velho, além de profissionais de saúde municipais e voluntários que auxiliaram na organização e atendimento dos doadores.