A previsão para esta semana (de 11 a 15) indica piora do cenário, com níveis entre 20% e 15% em áreas de Rondônia. Portanto, recomenda-se suspender qualquer atividade ao ar livre nos horários de pico e beber água constantemente.
A semana começou com um alerta para a população de quatro regiões do Brasil: altas temperaturas farão com que a umidade relativa do ar apresente níveis tão baixos que os meteorologistas alertam para uma sensação semelhante à observada em climas de deserto. No cenário do alerta estão as regiões Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e parte da Região Norte.
Já na segunda, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) detectava em mapas a expansão da baixa umidade relativa do ar. O órgão nacional apresenta a umidade entre 30% e 20%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o fenômeno ruim, podendo inclusive causar problemas de saúde, sendo classificado como “Estado de Atenção”.
Mas o que acontece com o tempo para que este cenário tome conta praticamente do Brasil?
A Meteorologia do Sul, MetSul, com base no Rio Grande do Sul (RS), apresenta uma explicação. De acordo com a meteorologista Estael Sias, “o ar muito seco decorre de uma massa de ar frio de trajetória continental e de elevada pressão atmosférica que ingressou durante o fim de semana no Centro do Brasil e trouxe temperaturas negativas no domingo em sete estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul.”
A pesquisadora aponta o avanço dos níveis devido à baixa umidade, inclusive com elevações detectadas apenas em regiões desérticas. Alerta também para parte da região Norte.
“A umidade cairá a níveis típicos de deserto durante esta semana em vários estados, especialmente do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil, embora a secura afete também parte do Norte e do Nordeste do território nacional.”
Em Rondônia, a baixa umidade relativa do ar estará crítica, principalmente nos municípios do eixo sul. O cenário vai piorar no decorrer da semana, com previsão a partir do dia 11 até o dia 15, em que os níveis oscilam entre 20 e 15%.
Semana segue sem previsão para chuva para o estado que nesta terça-feira (12) prevalecerá tempo firme e ensolarado durante todo o dia.