O governo brasileiro lamentou, com “profundo pesar”, a morte do senador colombiano Miguel Uribe Turbay. Ele faleceu em Bogotá nesta segunda-feira (11), em decorrência de ferimentos sofridos em um ataque político ocorrido em 7 de junho.
Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) expressou “repúdio veemente a qualquer forma de violência política”. O governo transmitiu condolências à família do senador e manifestou solidariedade ao governo e ao povo da Colômbia.
Detalhes do atentado e investigações
Miguel Uribe Turbay era pré-candidato à presidência da Colômbia e foi atacado há dois meses, durante um evento político. Ele foi atingido por dois tiros na cabeça, disparados por um adolescente de 15 anos. O atentado mobilizou a opinião pública em um país com um longo histórico de violência política.
O senador era neto de Julio César Turbay, que foi presidente da Colômbia entre 1978 e 1982. As investigações sobre o crime continuam em andamento, e até o momento, cinco pessoas foram presas por suspeita de envolvimento no atentado.