O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram por telefone nesta quinta-feira (7). Durante cerca de uma hora, os líderes abordaram o cenário econômico internacional e as tarifas unilaterais impostas pelos Estados Unidos. A medida afeta produtos de ambos os países.
O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, impôs tarifas de 25% sobre produtos indianos em 30 de julho. Uma semana depois, uma nova tarifa de 25% foi adicionada, elevando o percentual para 50%. A mesma taxa é aplicada aos produtos brasileiros. Brasil e Índia são os dois países mais afetados pelas sanções.
Avanço no Comércio Bilateral
Durante a conversa, Lula e Modi reiteraram o compromisso de aumentar o comércio bilateral para mais de US$ 20 bilhões até 2030. Para alcançar a meta, os líderes concordaram em ampliar a cobertura do acordo entre o Mercosul e a Índia. A pauta incluiu ainda a troca de informações sobre plataformas de pagamento virtual, como o Pix e a UPI indiana.
Próximas Visitas e Cooperações
A nota divulgada pelo Planalto informa que o presidente Lula deve visitar a Índia no início de 2026. Como etapa preparatória, o vice-presidente Geraldo Alckmin irá ao país em outubro para a reunião do Mecanismo de Monitoramento de Comércio, acompanhado por ministros e empresários brasileiros. O objetivo é fortalecer a cooperação em áreas como defesa, energia, minerais críticos, saúde e inclusão digital.