A Prefeitura de Porto Velho instalou seis novos ventiladores no Centro de Convivência do Idoso (CCI), atendendo a um pedido dos frequentadores. A iniciativa, realizada por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), visa proporcionar alívio térmico e melhorar o bem-estar dos idosos e dos servidores, que sofriam com o calor intenso.
A aposentada Georgina Aparecida, de 67 anos, que frequenta o espaço há três anos, relatou que o calor era um problema sério, especialmente para quem tinha pressão alta. “Era insuportável ficar muito tempo nesse espaço por conta dessa situação“, disse. O mesmo sentimento era compartilhado por Marli Feitosa, de 74 anos, que frequenta o CCI há cinco anos e sentia-se mal com o ambiente abafado, que dificultava até mesmo as atividades de dança.
Nova realidade e futuras melhorias
A secretária-adjunta da Semias, Tercia Marília, destacou que a instalação dos ventiladores, que foram de um modelo específico solicitado pelos idosos, foi uma medida de sensibilidade da gestão. “A iniciativa reforça o compromisso da gestão com a qualidade de vida de nossos idosos, mostrando que detalhes, como a instalação de ventiladores, podem fazer uma grande diferença no dia a dia”, afirmou.
Além da nova ventilação, o prefeito Léo Moraes anunciou que o CCI passará por outras melhorias nos próximos meses, como a instalação de uma nova academia e a reforma dos banheiros. O local, que atende cerca de 400 idosos com atividades físicas, jogos, dança e cursos de alfabetização, agora oferece um ambiente mais digno e confortável.
Marli Feitosa celebrou a mudança. “Agora com os novos ventiladores eu consigo dançar meu forró das 9h até meio dia“, disse a aposentada.