Nesta quinta-feira (07), uma frente fria que começará a ingressar no Sul do país, especialmente no Rio Grande do Sul, deve provocar a queda bruscas das temperaturas em pelo menos dez estados. O alerta foi emitido pela equipe do Instituto de Meteorologia do Sul (MetSul), com sede no Rio Grande do Sul.
De acordo com dados colhidos pela meteorologista Estael Sias, esse bolsão de ar frio que cobrirá o Sul do país deverá atingir também os estados de Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso. Em consequência, as temperaturas podem mudar em municípios próximos, como Vilhena, localizado na porção mais alta do estado de Rondônia, um dos mais atingidos pelo frio nessa região.
O frio que atingirá esses estados origina-se, segundo a MetSul de uma massa de ar frio continental, e que irá ser soprada para o interior do continente. Nesta parte do estado, a frente fria será mais intensa, inclusive em Vilhena, onde as temperaturas podem chegar a 14ºC. Em Porto Velho, os termômetros também devem baixar significativamente, podendo estacionar entre 19ºC e 20ºC. Essa previsão é válida para o domingo (10), quando o ar gelado começará a ser sentido nesta parte do estado.
TEMPO HOJE
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou para esta quinta-feira (07) um comunicado que aponta uma baixa umidade relativa do ar, principalmente em Vilhena, município do estado de Rondônia, distante pouco mais de 700 quilômetros da capital Porto Velho.
O aviso explica: “Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%, o que já implica condições adversas para a saúde. Estrategicamente, recomenda-se a ingestão de bastante água, evitar desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
A situação em Vilhena é decorrente de uma baixa da umidade que também tem atingido estados no Centro-Oeste, Sudeste e até parte do oeste do Nordeste.