A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), fortaleceu os canais para recebimento de denúncias de maus-tratos aos animais. Agora, além de melhorar a logística, a secretaria utiliza inteligência artificial aplicada ao WhatsApp para otimizar o atendimento.
“Chegam muitas demandas todos os dias, mas também muitas denúncias falsas e muitos trotes, denúncias que não são caracterizadas como maus-tratos, mesmo assim a Sema segue diligente e atuante em defesa dos animais, conforme determinação do prefeito Léo Moraes”, afirmou o secretário Vinícius Miguel. Ele acrescentou que as denúncias precisam ser bem fundamentadas, pois atualmente apenas três em cada 20 denúncias de maus-tratos a animais são comprovadas. “Isso faz com que a Sema perca muito tempo para atender os casos mais emergentes e urgentes”, comentou.
Vinícius Miguel pede que as pessoas utilizem os canais oficiais da Sema para denunciar, já que o uso de redes sociais dificulta o atendimento por parte da equipe de fiscalização.
Como denunciar maus-tratos aos animais
Entre em contato pelo número de WhatsApp: (69) 98423-4091. O atendimento é realizado exclusivamente por mensagens.
Passo 1 – Informe o local da ocorrência:
- Descreva o endereço completo, incluindo nome da rua, bairro, cidade e pontos de referência.
Passo 2 – Descreva o fato:
- Relate com detalhes o que está acontecendo. Quanto mais informações, melhor será a triagem da equipe.
Passo 3 – Anexe provas (se possível):
- Inclua fotos ou vídeos que ajudem a comprovar a denúncia. Isso fortalece a investigação e possibilita ações mais rápidas.
Passo 4 – Identificação do denunciante (opcional):
- Você pode se identificar, informando nome completo e telefone ou e-mail para contato. O sigilo absoluto das suas informações é garantido.
O secretário ressalta que “a sua denúncia salva vidas e contribui para um mundo mais justo, ético e seguro para todos os animais”.