A escalada de violência letal entre facções em Ouro Preto do Oeste já apresenta resultados positivos, e a fase seguinte do plano de segurança está em curso. O município registrou nove ataques a tiros que resultaram em seis homicídios e três tentativas de homicídio com sobreviventes gravemente feridos.
Na segunda-feira, 4 de agosto, membros da Associação Comercial (ACIOP) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) convocaram uma reunião a pedido de comerciantes. A resposta foi o anúncio de ações pontuais, a principal delas é o envio de recurso extraorçamentário para a execução do planejamento elaborado pelas forças de segurança.
O governador coronel Marcos Rocha, que tratou do assunto com os titulares das pastas de segurança e com o deputado Laerte Gomes, determinou ao Comando Geral da Polícia Militar e à Sesdec o acréscimo no contingente policial em Ouro Preto do Oeste. Conforme revelou o coronel PM Wellington Braguin Silvério, comandante-geral da Polícia Militar, que participou da reunião por chamada de vídeo, o plano emergencial compreende um período de 90 dias, com possibilidade de prorrogação.
Recursos destinados pelo governo do Estado, através de emenda parlamentar do deputado Laerte Gomes, vão assegurar emergencialmente a liberação de R$ 145 mil para custear, durante três meses, o envio de reforço policial aos finais de semana, de uma guarnição Força Tática/Patamo do 2º BPM todos os dias da semana e para a contratação de policiais de folga para reforçar as ações de segurança.
O comandante também elencou as ações que já estão em curso, como a chegada a Ouro Preto do Oeste de equipes do Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação ao Crime Organizado (BPTAR), que já atuou com eficiência em combates a facções criminosas em Porto Velho e mais recentemente em Vilhena. O coronel Braguin atribuiu as incidências criminosas em Ouro Preto do Oeste à disputa de poder entre facções, e à dinâmica adotada pelo crime organizado.
Durante a reunião, o presidente da entidade, o advogado Antônio Zenildo Tavares Lopes, afirmou que os comerciantes ficaram satisfeitos com a resposta rápida das autoridades. “Conquistamos esse importante recurso inicial para a segurança pública de nosso município”, pontuou, dirigindo agradecimentos aos representantes da segurança pública, autoridades e público presente, e ao governador Marcos Rocha e ao deputado Laerte Gomes.