O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um comunicado de chuvas intensas para o estado de Rondônia, válido para este sábado (02). De acordo com o informe, as chuvas deverão vir acompanhadas de ventos intensos com velocidade entre 40 e 60 km/h.
Nesse dia, é provável que a precipitação atinja entre 20 e 30 milímetros, podendo chegar a 50 milímetros. Apesar dos ventos que acompanharão a chuva, é baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. É baixo, mas não está descartado.
Imagens reveladas neste sábado pelo satélite GOES-16 mostram o estado de Rondônia com muitas nuvens, especialmente na área que se estende ao norte de Porto Velho e nas regiões nordeste e sudoeste do estado.
Esses pontos devem receber os maiores volumes de chuva ainda hoje. Nos estados vizinhos, principalmente no sul do Amazonas e no Acre, de Feijó até o município de Rio Branco, as chuvas também deverão ocorrer ao longo do dia. De 3 a 4 de agosto, o Inmet volta a alertar para a ocorrência de mais chuvas em Rondônia, desta vez com previsão de tempestades severas. Serão de nível 1 (isoladas e pouco organizadas) e nível 2 (mais organizadas e fortes). No entanto, o alerta abrange apenas um trecho equivalente ao município de Porto Velho.
Além disso, as tempestades de nível 2, mais fortes e organizadas, incluem a possibilidade de tempestades severas. Elas devem ocorrer em pontos isolados de Porto Velho, inclusive na capital. Contudo, para o restante do mapa, as chuvas neste dia se comportarão em nível 1.