A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu as inscrições para o Processo Seletivo Intercultural 2025, destinado exclusivamente a candidatos indígenas. O certame oferece 50 vagas para o curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural, com ingresso previsto para 2026. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 1º de agosto a 4 de setembro de 2025.
O curso, ofertado no Campus Ji-Paraná, tem como objetivo formar e habilitar professores indígenas para atuarem em escolas de Ensino Fundamental e Médio nas aldeias. As vagas são divididas entre indígenas que já exercem a docência e aqueles que desejam iniciar a carreira.
📌 Inscrições – Devem ser realizadas no site sistemas.unir.br/discente. Candidatos sem acesso à internet poderão se inscrever presencialmente nos campi da UNIR em Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Porto Velho e Rolim de Moura, das 8h às 11h e das 14h às 17h, apresentando a documentação exigida no edital.
📌 Vagas – Das 50 vagas disponíveis, 25 são para a ênfase em Ciências da Linguagem Intercultural e 25 para Ciências da Sociedade Intercultural. Há também reserva de vagas para indígenas que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas e para pessoas com deficiência.
📌 Avaliação – A prova será realizada em 28 de setembro de 2025, das 14h às 18h, com 20 questões objetivas e uma redação que poderá ser feita em português ou língua indígena. Os exames serão aplicados em Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Guajará-Mirim, Porto Velho, Alta Floresta D’Oeste, Costa Marques e na aldeia Rio Negro Ocaia (Guajará-Mirim).
O curso será ministrado em regime de alternância, com parte das atividades na universidade (Tempo Universidade) e parte nas comunidades (Tempo Comunidade), sempre com dedicação integral.
Mais informações e o edital completo estão disponíveis no portal de processos seletivos da UNIR.