A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) lançou oficialmente o edital do 1º Prêmio OAB Rondônia de Jornalismo 2025, que tem como objetivo valorizar trabalhos jornalísticos que evidenciem a atuação da instituição em defesa da advocacia e da sociedade.
Com o tema “OAB Rondônia: que impulsiona, defende e cuida da advocacia e da sociedade”, a premiação contempla cinco categorias e distribuirá mais de R$ 40 mil em prêmios. Os trabalhos devem ter sido veiculados entre 1º de julho e 31 de agosto de 2025, e as inscrições ficam abertas até 1º de setembro, exclusivamente pelo formulário disponível no site da OAB Rondônia.
Categorias e valores
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Webjornalismo: R$ 5.000 (1º), R$ 3.000 (2º) e R$ 1.000 (3º)
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Telejornalismo: R$ 5.000 (1º), R$ 3.000 (2º) e R$ 1.000 (3º)
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Radiojornalismo: R$ 5.000 (1º), R$ 3.000 (2º) e R$ 1.000 (3º)
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Fotojornalismo: R$ 5.000 (1º), R$ 3.000 (2º) e R$ 1.000 (3º)
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Acadêmico (para estudantes de jornalismo): R$ 2.000 (1º) e R$ 1.000 (2º)
Regras e participação
Podem participar jornalistas profissionais e estudantes de Jornalismo residentes em Rondônia. Cada inscrito pode enviar até dois trabalhos, desde que em categorias diferentes.
Não poderão participar profissionais que, no período de inscrição ou veiculação da matéria, atuem como assessores de comunicação de órgãos públicos ou privados, ou mantenham vínculo com a OAB Rondônia ou suas subseções.
Avaliação e premiação
Cada categoria será avaliada por uma comissão composta por dois advogados indicados pela OAB RO e um especialista em jornalismo com atuação reconhecida no estado. Os critérios de avaliação incluem:
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Relevância
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Originalidade
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Qualidade técnica
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Adequação ao tema
A cerimônia de premiação será realizada no dia 25 de setembro de 2025, no Auditório da OAB Rondônia, em Porto Velho.
Como se inscrever
Os interessados devem preencher o formulário eletrônico no site da OAB RO e anexar:
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Cópia da matéria jornalística
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Comprovante de veiculação
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Documento oficial de identidade
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Comprovação do exercício profissional
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(Para categoria acadêmica) Declaração de matrícula e termo de orientação assinado por docente
Os links enviados devem ser públicos ou não listados e seguir as instruções indicadas no edital.