O Ministério Público de Rondônia (MPRO) realizou nesta quarta-feira (30/7) a 10ª edição do MP Itinerante – Cidadania em Todos os Lugares no município de Pimenteiras do Oeste, a cidade com a menor densidade demográfica de Rondônia: apenas 0,36 habitante por km² e população estimada em 2.156 moradores.
Durante todo o dia, a Escola Inácio de Castro se transformou em um centro de cidadania, com serviços públicos essenciais e atendimento direto à população.
“Estamos muito orgulhosos desse projeto, que rompe barreiras sociais e geográficas para alcançar os cidadãos em regiões mais afastadas. O MP vai onde for necessário para assegurar o acesso a direitos e à rede de proteção”, destacou o procurador de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, coordenador do Caop.
Renovação de documentos
Até o meio-dia, 330 senhas já haviam sido distribuídas. Entre os atendidos estava a merendeira Maria Aparecida da Silva Rossi, 49 anos, moradora de Pimenteiras há mais de duas décadas. Ela aproveitou a ação para renovar seu RG e utilizar serviços da Secretaria de Finanças (Sefin).
“Se eu não fizesse o RG aqui, teria que ir até Cerejeiras e gastar cerca de R$ 80 só com táxi. Aqui consegui tudo de graça e bem rápido”, relatou. Além disso, Maria elogiou o atendimento: “Todo mundo foi muito educado, me trataram com respeito e carinho. Essas ações ajudam demais a população.”
Aposentadoria e mobilidade
Outro beneficiado foi o pescador Benedito Carneiro da Silva, 55 anos, morador do Cone Sul há quase cinco décadas. Diagnosticado com diabetes e enfrentando graves complicações de saúde, ele buscou atendimento do INSS para informações sobre aposentadoria.
“Primeiro foi um dedo da perna esquerda, depois todos os dedos do pé direito. Mais tarde, precisei retirar parte da perna esquerda”, contou. Sem o MP Itinerante, Benedito teria que viajar até Vilhena, a 190 km, o que representaria um alto custo.
“Pra nós que temos pouca condição, fica difícil. Só o transporte já pesa. Aqui perto é muito melhor, ajuda demais”, avaliou. Após a consulta, ele ainda solicitou o Passe Livre pelo DER: “Esse atendimento aqui perto é bom demais. É uma ajuda importante pra quem está nessa batalha.”
Serviços e parceiros
A ação contou com a participação de 25 instituições, entre elas:
-
Defensoria Pública
-
INSS
-
Sefin
-
Corpo de Bombeiros
-
Cartório de Registro Civil
-
Receita Federal
-
Ministério do Trabalho e Emprego
-
Ministério Público do Trabalho
-
Sine, Emater, Sedam, Idaron
-
Energisa, Detran, Procon, Correios, entre outros.
Próximas edições
O projeto segue agora para outros municípios do Cone Sul:
-
Corumbiara: Quinta-feira (31/7), na Escola Doutor Oswaldo Pianna
-
Chupinguaia: Sexta-feira (1º/8), na Escola Moacyr Caramello
Direito protegido
O MP Itinerante reafirma o compromisso do MPRO em levar cidadania, inclusão e acesso à justiça para os moradores de regiões mais afastadas, garantindo a efetivação de direitos fundamentais.