As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) serão encerradas nesta quarta-feira, 30 de julho de 2025. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo Sistema PND. A prorrogação do prazo foi anunciada na última sexta-feira, 25 de julho, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame.
Quem Pode Participar da PND
O prazo de 30 de julho também é o limite para pedidos de atendimento especializado (incluindo pessoas com deficiência, idosos, gestantes e lactantes) e para a solicitação de tratamento pelo nome social por pessoas trans.
A PND, embora não seja um concurso público, é uma oportunidade para quem deseja ingressar no magistério público. Estados e municípios podem utilizar a nota do candidato como parte do processo seletivo de professores em suas redes de ensino, o que levou o exame a ser apelidado de “CNU dos Professores”, em alusão ao Concurso Nacional Público Unificado.
Podem se inscrever na PND os estudantes que se formam em cursos de Licenciatura em 2025 e que estão inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas. Esses alunos têm direito à isenção automática do pagamento da taxa de inscrição. Além deles, todos os professores com formação em cursos de licenciatura que desejam participar de concursos ou processos seletivos que adotem o resultado da avaliação como etapa de admissão em 2026 também podem se inscrever.
Pagamento e Estrutura da Prova
Os participantes que não são isentos ou que tiveram o pedido de isenção reprovado têm até esta sexta-feira, 1º de agosto, para pagar a taxa de inscrição de R$ 85. A Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) é gerada no momento da inscrição e pode ser paga em qualquer agência bancária, casa lotérica ou aplicativos de bancos.
A PND foi criada neste ano com o objetivo de melhorar a qualidade da formação e estimular a realização de concursos públicos pelas redes de ensino estaduais, do Distrito Federal e dos municípios, incentivando o ingresso de profissionais qualificados no magistério público. O exame faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, lançado em 2024 para fortalecer a formação docente e valorizar os profissionais do magistério, com a meta de atender 2,3 milhões de docentes em todo o país.
Para a edição de 2025, 22 estados e 1.508 municípios (incluindo 18 capitais) já fizeram a pré-adesão. A PND não substitui o processo seletivo das redes de educação, que podem optar por usar a nota como etapa única ou avaliação complementar, podendo ainda estabelecer provas práticas e avaliação de títulos.
A prova será aplicada em 26 de outubro e terá como base a avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas. O exame será aplicado a cursos de licenciaturas de 17 áreas do conhecimento: artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês, português, português e espanhol, português e inglês), matemática, música, pedagogia e química.