O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de chuvas para as próximas 24 horas nas regiões do Vale do Guaporé e Madeira, em Rondônia. Além disso, com a aproximação de agosto, há a possibilidade do impacto de mais uma onda de frio no estado, com ocorrência prevista para a segunda semana do mês.
As chuvas esperadas entre os dias 31 de julho e 1º de agosto concentram-se no trecho ao norte e no sudoeste do estado. As áreas abrangidas incluem a capital Porto Velho e os municípios de Guajará-Mirim, Costa Marques e São Francisco.
Segundo o Inmet, essas são consideradas chuvas de tempestade não severas, comuns nesta época do ano. A normalidade do clima tem sido mantida, sem interferência significativa dos eventos El Niño e La Niña nas águas do Pacífico Equatorial até o momento.
Essas precipitações também impactarão os estados do Acre e Amazonas, principalmente na área ao sul deste último. Contudo, o Inmet esclarece que as chuvas não cobrirão todo o estado de Rondônia, que em outras regiões permanecerá ensolarado e com temperaturas elevadas.
Em agosto, existe a previsão do efeito de uma massa de ar que deverá atingir as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Essa massa de ar pode chegar a estados da Região Norte, como Rondônia, Acre e o sul do Amazonas, trazendo o fenômeno da friagem.