TERÇA-FEIRA, 09/09/2025
Publicidade
SICRED

Decreto garante direito ao cuidado como trabalho essencial no Brasil

Documento regulamenta a Política Nacional de Cuidados, visando compartilhar responsabilidades e valorizar o trabalho de cuidado.

Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Decreto garante direito ao cuidado como trabalho essencial no Brasil
Antonio Cruz/Agência Brasil

O governo federal publicou nesta quinta-feira (24/07/2025) o Decreto Presidencial 12.562/2025, que regulamenta a lei da Política Nacional de Cuidados (PNC), sancionada em dezembro de 2024. O objetivo da nova política é assegurar o direito ao cuidado por meio de ações públicas que incentivem o compartilhamento de responsabilidades entre homens e mulheres, o Estado, o setor privado e a sociedade civil.

Em nota, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) afirmou que o decreto reconhece o cuidado como um direito a ser garantido pelo Estado e como um trabalho fundamental para o bem-estar social, a reprodução e sustentação da vida, e o funcionamento da sociedade e da economia.

Próximos passos e o Plano Nacional de Cuidados

A regulamentação permitirá o detalhamento do Plano Nacional de Cuidados para sua plena aplicação. Este plano será elaborado em portaria conjunta pelos Ministérios do Desenvolvimento Social, das Mulheres e dos Direitos Humanos e da Cidadania. O documento técnico apresentará as ações para beneficiar a população, o orçamento e as fontes de custeio, objetivos específicos, instrumentos de implementação, conceitos, período de vigência, e os órgãos e entidades responsáveis pela execução.

O ministro do MDS, Wellington Dias, expressou satisfação com o avanço: “Agora, é a responsabilidade de trabalharmos o plano. Estamos muito contentes porque esse é um passo fundamental”.

Laís Abramo, secretária Nacional de Cuidados e Família do MDS, destacou que a lei da PNC foi amplamente discutida com diversos setores públicos e teve grande participação da sociedade civil. “Fizemos rodas de escuta com comunidades periféricas, com os conselhos de defesa dos direitos da pessoa idosa, da pessoa com deficiência, juventude, igualdade racial, Fórum Feminista Antirracista, mulheres do campo e das florestas. Tentamos captar as necessidades de cuidados da população e também fizemos o diálogo com o Congresso [Nacional] e com a academia”, relatou.

A secretária avaliou como importante a aprovação da Política Nacional de Cuidados pelo Congresso Nacional em menos de 36 meses e por quase unanimidade. Ela ressaltou que a PNC institui, pela primeira vez no país, o direito ao cuidado, definindo que ele deve ser garantido pela corresponsabilização entre homens e mulheres, família, comunidade, setor privado e Estado, enfrentando as múltiplas desigualdades culturais de gênero, raça, etnia, classe, território, idade e deficiência.

O Plano será implementado de forma descentralizada, em colaboração com estados, Distrito Federal e municípios, que poderão aderir voluntariamente. O custeio da política pública virá de orçamentos públicos dos entes federados, além de doações de pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras.

Objetivos do Plano Nacional de Cuidados

De acordo com o decreto, os objetivos do plano são:

Promover o acesso a cuidados de qualidade para quem precisa e para quem cuida.

Fomentar a compatibilização entre trabalho remunerado (setores público e privado) e necessidades de cuidado para trabalhadores.

Garantir o trabalho decente para trabalhadores domésticos e do cuidado remunerado, assegurando direitos trabalhistas e combatendo o preconceito, o trabalho infantil, o trabalho análogo à escravidão e o trabalho precarizado.

Reduzir e redistribuir a carga de trabalho de cuidado não remunerado, que historicamente sobrecarrega as mulheres.

Promover uma mudança cultural que reconheça o cuidado como necessidade, trabalho e direito de todos.

Aprimorar dados e estatísticas sobre o cuidado para subsidiar a gestão do plano e mensurar o valor econômico e social do trabalho não remunerado.

Enfrentar a desigualdade de gênero nas relações de cuidado.

Dados sobre o cuidado no Brasil

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que mulheres pretas ou pardas dedicam mais tempo a tarefas domésticas e cuidados, participam menos do mercado de trabalho e são mais afetadas pela pobreza. Em 2022, mulheres dedicaram, em média, 21,3 horas semanais a afazeres domésticos e/ou cuidado de pessoas, contra 11,7 horas dos homens. Mulheres pretas ou pardas dedicaram 1,6 hora a mais por semana nessas tarefas do que as brancas.

A taxa de participação feminina no mercado de trabalho foi de 53,3%, enquanto a masculina foi de 73,2%. Entre as adolescentes que não concluíram o ensino médio, um terço parou de estudar ou nunca estudou devido à necessidade de cuidar da casa, filhos e outros parentes. Esse número é 66% maior para jovens negras em comparação com as brancas. Este também é o principal motivo pelo qual mais de 80% das mães de crianças de 0 a 3 anos estavam fora do mercado de trabalho em 2022.

A publicação do decreto foi celebrada durante a programação do 18º Festival Latinidades, realizado no Distrito Federal até 31 de julho.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

BR-364 recebe R$ 92 milhões em investimentos de melhoria

As principais frentes avançaram na correção de buracos, ondulações e falhas no pavimento. No total, foram mais de 3 mil toneladas de massa asfáltica, o equivalente a 250 caçambas de caminhão.
L

Bolívia: país repercute a estadia de líder do PCC em solo andino

Em apenas um ano, entre 2018 e 2019, a organização criminosa PCC movimentou mais de um bilhão de reais.
L
Coletiva anuncia operação de desintrusão na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau | Ação mobiliza mais de 20 órgãos em Rondônia

Desintrusão na Terra Uru-Eu-Wau-Wau | Governo anuncia ação

Coletiva confirma operação de desintrusão na Terra Uru-Eu-Wau-Wau, mobilizando mais de 20 órgãos em ação conjunta em Rondônia.
L

Morre Angela Ro Ro | Voz única da MPB se despede aos 75 anos

Angela Ro Ro, cantora marcante da música popular brasileira, faleceu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos, deixando um legado de sucessos que atravessaram gerações.
L

Empresa funerária é condenada a indenizar por preparo inadequado de corpo

A Justiça determinou que uma empresa de serviços funerários pague indenização por danos morais a uma mulher de Igarapé (MG)
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Jovem News | Entrevista com Francicleldo Moreira da Silva Filho

O Jovem News desta segunda recebe Francicleldo Moreira da Silva Filho, presidente do time de vôlei DGP – Deus Grande e Poderoso.
L

Ponto & Contraponto | Entrevista com Jorge Mateus Barreto Crispim

O Ponto & Contraponto desta segunda recebe Jorge Mateus Barreto Crispim, profissional com formações diversas que vão de Informática e Telecomunicações até Educação Física e Nutrição, além de especializações em redes de dados, fisiculturismo e nutrição esportiva.
L

INMET lança alerta para a possibilidade de chuvas isoladas

Pancadas devem atingir Porto Velho e Ponta do Abunã nesta segunda-feira (8), com temperaturas variando entre 22ºC e 35ºC.
L

Giro News | Entrevista com Coronel Chrisóstomo

O Giro News desta segunda recebe o Deputado Federal Coronel Chrisóstomo para uma entrevista exclusiva. Entre os temas, ele vai comentar sobre o ato histórico em Porto Velho em defesa da justiça e da liberdade, reforçando a importância da luta diária contra a censura e o totalitarismo.
L

Canetas da magreza | Skinny pen

Do tratamento do diabetes à promessa de emagrecimento, as “canetas mágicas” como Ozempic, Mounjaro e Wegovy mudaram o cenário da obesidade no Brasil. | From diabetes treatment to a weight loss promise, “magic pens” like Ozempic, Mounjaro, and Wegovy have changed the landscape of obesity care in Brazil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L
ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L
Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Ao todo, 1.316 candidatos serão nomeados para cargos de auditores-fiscais do trabalho e analistas em tecnologia e infraestrutura.
L
CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L

POLÍTICA

Projeto de Sofia Andrade vira lei e incentiva prática dos esportes eletrônicos em Porto Velho

Projeto de Sofia Andrade vira lei e incentiva prática dos esportes eletrônicos em Porto Velho

Nova legislação reconhece os eSports como atividade esportiva contemporânea e estabelece diretrizes de inclusão, educação e empreendedorismo
L
Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda na 3ª Linha do Ribeirão em Nova Mamoré

Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda na 3ª Linha do Ribeirão em Nova Mamoré

Parlamentar se reúne com associação local e garante R$ 375 mil em emenda para aquisição de maquinário agrícola
L
Deputada Dra. Taíssa propõe criação de Plataforma Virtual de Apoio ao Jovem Empreendedor em Rondônia

Deputada Dra. Taíssa propõe criação de Plataforma Virtual de Apoio ao Jovem Empreendedor em Rondônia

Proposta apresentada na Assembleia Legislativa busca oferecer capacitação, acesso a crédito e oportunidades para fortalecer a juventude empreendedora
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia Semana da Pátria em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa prestigia Semana da Pátria em Guajará-Mirim

Parlamentar participou dos desfiles cívicos no distrito do Iata e na sede do município, reforçando compromisso com a cultura e o civismo
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia desfile cívico da Semana da Pátria em Nova Dimensão

Deputada Dra. Taíssa prestigia desfile cívico da Semana da Pátria em Nova Dimensão

Parlamentar foi homenageada pela comunidade de Nova Mamoré pelo apoio ao agronegócio e à valorização da cultura local
L
Publicidade

POLÍCIA

Idoso é atacado a facão ao defender sobrinha do marido embriagado em Porto Velho

Idoso é atacado a facão ao defender sobrinha do marido embriagado em Porto Velho

Homem de 65 anos sofre corte profundo na testa após intervir em discussão causada por embriaguez.
14
Foragido vulgo Guigui é preso em operação no Residencial Tropical

Foragido vulgo Guigui é preso em operação no Residencial Tropical

Homem de 24 anos rompeu tornozeleira eletrônica e responde por dois roubos
10
Mulher é presa com três armas em residencial na zona sul

Mulher é presa com três armas antes de vender pistola na zona sul de Porto Velho

Suspeita foi flagrada pelo BPTAR no bairro Eletronorte; no apartamento dela foram encontradas outras duas armas de fabricação caseira
10

Acusado de tráfico é condenado a 11 anos de prisão em Minas Gerais

Um homem preso por tráfico de drogas e posse de arma em Raul Soares (MG) foi condenado a 11 anos e oito meses de prisão em regime fechado, apenas dois meses após sua prisão
14

Justiça bloqueia R$ 3 mil em contas de acusado de golpe do “falso advogado” em Jaru

A Justiça de Jaru determinou o bloqueio de mais de R$ 3 mil das contas de um homem acusado de aplicar um golpe do “falso advogado” contra uma moradora do município
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de falecimento: Celin Justiniano Riojas

Nota de falecimento: Celin Justiniano Riojas

O velório será realizado no dia 08/09/2025, na Funerária Dom Bosco.
L
Governo do Brasil autoriza nomeação de 460 novos servidores e servidoras para o Ibama

Governo do Brasil autoriza nomeação de 460 novos servidores e servidoras para o Ibama

Reforço contempla 130 analistas administrativos e 330 analistas ambientais, fortalecendo a capacidade institucional do órgão.
L
Yadea apresenta scooter no Festival Moto Brasil e recebe aprovação do público

Yadea apresenta scooter no Festival Moto Brasil e recebe aprovação do público

Scooter elétrica GFX6 tem preço inicial de R$ 13.800 e foi testada em pista simulada no Riocentro.
L

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas

Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulgou o edital do Processo Seletivo (PS UNIR 2026) com 2.935 vagas gratuitas em 66 cursos
L
Toyota apresenta Highlander 2026 com nova estrutura de versões

Toyota apresenta Highlander 2026 com nova estrutura de versões

SUV médio chega com tração integral de série e versões híbridas otimizadas nos Estados Unidos
L

Prefeitura de Jaru lança Refis com descontos de até 95% para débitos

A Prefeitura de Jaru lançou o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), que permite a negociação de dívidas vencidas até 2024
L
Conab moderniza sistema de preços diários das Ceasas com novo Painel de Informações

Conab realiza leilões de apoio a produtores de feijão na região Sul

A Conab vai leiloar 32,4 mil toneladas de feijão preto, por meio das modalidades PEP e Pepro, para produtores do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina
L

Prefeitura de Jaru conclui patrolamento da Linha 617 e avança na Linha 615

A Prefeitura de Jaru, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seminsp), finalizou o serviço de patrolamento da Linha 617 com recursos próprios
L
A necessidade da qualificação da rastreabilidade do rebanho brasileiro

A necessidade da qualificação da rastreabilidade do rebanho brasileiro

A rastreabilidade é sinônimo de prevenção.
L

Volkswagen apresenta ID. CROSS Concept no IAA MOBILITY

SUV elétrico compacto antecipa nova fase da Volkswagen na Europa e estreia mundial está prevista para 2026.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.