SEGUNDA-FEIRA, 22/09/2025

“A Melhor Mãe do Mundo”: filme de Anna Muylaert aborda violência e resistência

Nova obra estrelada por Shirley Cruz e Seu Jorge será exibida no Festival de Bonito, retratando a jornada de uma mulher preta em fuga de um relacionamento abusivo.

Por Elaine Patrícia Cruz - Repórter da Agência Brasil* - 20

Publicado em 

"A Melhor Mãe do Mundo": filme de Anna Muylaert aborda violência e resistência
Universo Produção/Divulgação

O novo filme da renomada diretora Anna Muylaert, “A Melhor Mãe do Mundo”, será exibido no Festival de Cinema Sul Americano de Bonito (Cinesur) neste mês de julho. A obra conta a história de Gal, uma mulher preta, catadora de recicláveis, que foge de um relacionamento abusivo em São Paulo, levando consigo seus filhos. O filme fez sua estreia mundial no Festival de Berlim, emocionando plateias e conquistando prêmios de roteiro, filme, fotografia, edição e atuação.

A atriz Shirley Cruz, que interpreta Gal, descreve a personagem como “a mãe genuinamente brasileira, a leoa, a onça, a que carrega os filhos e o mundo nas costas. A que ama incondicionalmente”. Em meio à falta de moradia, Gal transforma a fuga em uma aventura para proteger seus filhos da dura realidade, abordando a violência doméstica e se convertendo em uma jornada de coragem e resistência.

Maternidade, desigualdade e solidariedade

Anna Muylaert, conhecida por “Que Horas Ela Volta”, explora novamente temas como maternidade e desigualdade social. A diretora explicou à Agência Brasil que o filme é sobre a violência doméstica, a vergonha e o sofrimento de uma mulher que ama, mas não pode permanecer devido à violência do parceiro. “É também sobre maternidade e sobre o lixo, que é o avesso do capitalismo”, disse Muylaert, que vê a mãe como uma “personagem política porque ela está completamente abandonada”.

No filme, Gal encontra uma rede de solidariedade, como a Ocupação 9 de Julho, um símbolo de moradia em São Paulo, que a ajuda a enfrentar as dificuldades. A diretora defende que, na vida real, a institucionalização de comunidades de apoio seria fundamental para mães e crianças.

Reconhecimento e impacto social

Shirley Cruz, premiada por sua atuação em festivais de Guadalajara e Recife, afirma que este é um papel que sempre sonhou. “É tudo o que eu sonhei e trabalhei muito para concretizar”, disse a atriz, ressaltando a força da perspectiva pessoal como mulher, mulher preta e mãe. Ela, que começou em “Cidade de Deus” e acumula 25 anos de carreira, recebe os prêmios com alegria, considerando-os colheita de um trabalho intenso.

A atriz enfatiza que representar Gal é falar sobre as inúmeras violências que as mulheres sofrem, muitas delas normalizadas na sociedade. “Elas resultam em milhares de abusos, humilhações e mortes todos os dias, no mundo inteiro. Aliás, o Brasil faz feio nesse ranking”. Para ela, a mudança na vida de Gal e de outras mães virá com “respeito, afeto e empatia da sociedade, além de políticas públicas para mulheres, mães e crianças”.

Uma aventura de sobrevivência e reflexão

A diretora Anna Muylaert destaca que a personagem busca, sobretudo, manter-se viva e, nesse processo, descobre-se como mãe e mulher. “Eu acho que a grande decisão da personagem – e por isso o filme se chama ‘A Melhor Mãe do Mundo’ – é proteger a prole”, disse Muylaert. Gal, para poupar os filhos da violência e quebrar o ciclo, finge que dormir nas ruas de São Paulo é uma brincadeira de acampar, uma “grande aventura”.

Assim como um road movie que promove a transformação dos personagens, “A Melhor Mãe do Mundo” é uma metáfora do fazer cinematográfico. Muylaert espera que o filme, após passar por diversos festivais, continue emocionando e gerando reflexões no Brasil. “Minha expectativa é de que o filme seja visto, seja discutido, emocione as pessoas e que gere compaixão por tudo o que a Gal representa: a catadora, a mulher solteira, a mulher que sofre violência e a mulher preta”, afirmou a diretora.

A atriz Shirley Cruz compartilha a expectativa: “Espero ver os cinemas lotados porque a magia só acontece quando as pessoas estão sentadas de frente para a tela — e, a partir daí, vem a transformação social”.

“A Melhor Mãe do Mundo” será exibido em 31 de julho, no Centro de Convenções de Bonito, como parte da programação do Cinesur, que começa nesta sexta-feira (25) com o filme paraguaio “As Herdeiras”. A edição deste ano do festival reúne 63 filmes de nove países da América do Sul, promovendo o encontro de culturas e linguagens do continente. Todas as atividades são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas no site do evento.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Leitura Finalizada: O céu vai ter que esperar!

Resenha de uma história sobre amor, morte e tudo o que vem depois.
L

Dois padrões climáticos distintos trarão chuvas para Rondônia já nas próximas 24 horas

De acordo com a MetSul Meteorologia, essa intensificação é resultado da aproximação de uma frente fria.
L
Prefeitura de Porto Velho entrega seis novas voadeiras para comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Prefeitura de Porto Velho entrega seis novas voadeiras para comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Investimento de R$ 825 mil, via emenda da deputada Cristiane Lopes, reforça atendimentos de saúde, vacinação e urgência em regiões isoladas.
L
José Vidal Hilgert

Em memória de José Vidal Hilgert

Vidal foi a mente brilhante que criou o FEFA Fundo de Erradicação da Febre Aftosa.
L
CPMI ouvirá "Careca do INSS" em depoimento na próxima quinta

CPMI ouvirá “Careca do INSS” em depoimento na próxima quinta

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga fraudes no INSS confirmou a presença de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, para depor na quinta-feira, 25 de setembro.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Jovem News: Entrevista com Evangelista Kleivin

Prepare-se para um bate-papo que vai além das palavras e mostra como a fé pode se transformar em ação concreta nas ruas da cidade.
L
MEC define regras para vagas remanescentes do Fies

MEC define regras para vagas remanescentes do Fies

O Ministério da Educação publicou um edital para regulamentar a oferta de vagas não preenchidas no Fies por faculdades particulares.
L
Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Primavera chega com calor e pouca umidade em grande parte do país

Primavera chega com calor e pouca umidade em grande parte do país

A nova estação começa nesta segunda-feira com previsão de ondas de calor e poucas chuvas no Norte e Nordeste, além da possibilidade de formação do fenômeno La Niña.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa participa da entrega de certificados da Escola do Legislativo em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa participa da entrega de certificados da Escola do Legislativo em Guajará-Mirim

Cursos em Preparação para o Mercado de Trabalho, Orientação Vocacional e Inteligência Financeira formaram 49 alunos, promovendo qualificação profissional e educação financeira.
L
Obras da nova garagem do 6º BPM em Guajará-Mirim são acompanhadas pela deputada Dra. Taíssa

Obras da nova garagem do 6º BPM em Guajará-Mirim são acompanhadas pela deputada Dra. Taíssa

Estrutura, viabilizada por emenda e Indicação nº 8183/24, garantirá melhores condições de trabalho para a Polícia Militar e mais segurança à população.
L
Cláudia de Jesus cobra atendimento humanizado a pacientes do interior em Porto Velho

Cláudia de Jesus cobra atendimento humanizado a pacientes do interior em Porto Velho

Deputada solicitou à Sesau oferta de refeições, espaços de descanso e acolhimento para moradores do interior que buscam tratamento médico na capital.
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia Duelo de Laço em Vila da Penha e destaca a força do agro em Rondônia

Deputada Dra. Taíssa prestigia Duelo de Laço em Vila da Penha e destaca a força do agro em Rondônia

Evento tradicional reuniu cavaleiros, famílias e comunidade no distrito de Porto Velho; deputada ressaltou importância do agro para a cultura e economia do estado.
L
Deputada Dra. Taíssa celebra pavimentação histórica da RO-420 em Jacinópolis

Deputada Dra. Taíssa celebra pavimentação histórica da RO-420 em Jacinópolis

Obra aguardada há décadas contou com R$ 2 milhões de emenda da deputada Dra. Taíssa e R$ 5 milhões do Governo de Rondônia, transformando a vida da comunidade.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR prende foragido vendendo drogas em frente de distribuidora

BPTAR prende foragido vendendo drogas em frente de distribuidora

Durante a revista pessoal, os policiais encontraram 18 porções de cocaína.
10
Homem é atacado a tiros por criminosos em carro na zona sul

Homem é atacado a tiros por criminosos em carro na zona sul

O crime aconteceu na Rua Melquias Nabuco, bairro Cidade Nova.
12
Trabalhador é atacado a tiros por criminosos encapuzados em chácara atrás de presídio

Trabalhador é atacado a tiros por criminosos encapuzados em chácara atrás de presídio

O homem baleado foi socorrido em uma caminhonete particular e levado ao Hospital João Paulo II.
14
Equipe do sargento Machado prende traficante com drogas e simulacros na zona Leste

Equipe do sargento Machado prende traficante com drogas e simulacros na zona Leste

O flagrante ocorreu na Rua Caetano Donizete, bairro Aponiã.
12
Igreja católica no bairro Areia Branca é invadida e furtada

Igreja católica no bairro Areia Branca é invadida e furtada

Suspeito acaba agredido por moradores
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo do Brasil cria linha de crédito para liquidar dívidas de produtores rurais prejudicados por eventos adversos

Resolução que oficializa a medida foi publicada nesta segunda-feira (22/9) no Diário Oficial da União
L
Governo de Rondônia assume liderança no combate ao desmatamento da Amazônia Legal

Governo de Rondônia assume liderança no combate ao desmatamento da Amazônia Legal

Sedam, por meio do secretário Marco Antonio Lagos, passa a coordenar estratégias regionais de enfrentamento ao desmatamento no GCF Brasil.
L

Fies: publicado edital para oferta de vagas remanescentes

Mantenedoras de instituições privadas de ensino superior têm de 1º a 8 de outubro para preencher as informações necessárias à participação
L

EUA sancionam família de Alexandre de Moraes e acusam ministro de “censura opressiva”

Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, anunciou novas sanções sob a Lei Magnitsky contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do STF, e a empresa Lex, acusando Alexandre de Moraes de liderar uma campanha de censura no Brasil.
L

Nota de Pesar: Poliana Oliveira Aguiar

A cerimônia será realizada na Capela Três Marias da Funerária São Cristóvão, Av. Gov. Jorge Teixeira, 2633 – Liberdade.
L
por-que-o-governo-trump-quer-ligar-o-uso-de-tylenol-ao-autismo-em-criancas-e-por-que-especialistas-contestam

Por que o governo Trump quer ligar o uso de Tylenol ao autismo em crianças, e por que especialistas contestam

Comunicado da Casa Branca reacende debate científico sobre a segurança do paracetamol na gravidez, enquanto especialistas e entidades médicas reforçam que não há provas de que o medicamento cause autismo.
L
Quais fatores são decisivos para a lucratividade na pecuária de corte?

Quais fatores são decisivos para a lucratividade na pecuária de corte?

Lucratividade é diretamente proporcional à capacidade que o produtor tem em transformar o bovino de corte em retorno financeiro. 
L
Dembélé vence a Bola de Ouro 2025; Raphinha fica em quinto

Dembélé vence a Bola de Ouro 2025; Raphinha fica em quinto

O atacante do PSG, Ousmane Dembélé, foi coroado como o melhor jogador da temporada 24/25, enquanto a espanhola Aitana Bonmatí levou o prêmio feminino pelo terceiro ano consecutivo.
L
Prêmio FIERO-SENAI-SEBRAE de Inovação Industrial tem desafios lançados por Jirau Energia

Prêmio FIERO-SENAI-SEBRAE de Inovação Industrial tem desafios lançados por Jirau Energia

Concorrentes deverão propor soluções inovadoras em eixos operacional, engenharia e ambiental; inscrições seguem até 31 de outubro.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.