O novo filme da renomada diretora Anna Muylaert, “A Melhor Mãe do Mundo”, será exibido no Festival de Cinema Sul Americano de Bonito (Cinesur) neste mês de julho. A obra conta a história de Gal, uma mulher preta, catadora de recicláveis, que foge de um relacionamento abusivo em São Paulo, levando consigo seus filhos. O filme fez sua estreia mundial no Festival de Berlim, emocionando plateias e conquistando prêmios de roteiro, filme, fotografia, edição e atuação.
A atriz Shirley Cruz, que interpreta Gal, descreve a personagem como “a mãe genuinamente brasileira, a leoa, a onça, a que carrega os filhos e o mundo nas costas. A que ama incondicionalmente”. Em meio à falta de moradia, Gal transforma a fuga em uma aventura para proteger seus filhos da dura realidade, abordando a violência doméstica e se convertendo em uma jornada de coragem e resistência.
Maternidade, desigualdade e solidariedade
Anna Muylaert, conhecida por “Que Horas Ela Volta”, explora novamente temas como maternidade e desigualdade social. A diretora explicou à Agência Brasil que o filme é sobre a violência doméstica, a vergonha e o sofrimento de uma mulher que ama, mas não pode permanecer devido à violência do parceiro. “É também sobre maternidade e sobre o lixo, que é o avesso do capitalismo”, disse Muylaert, que vê a mãe como uma “personagem política porque ela está completamente abandonada”.
No filme, Gal encontra uma rede de solidariedade, como a Ocupação 9 de Julho, um símbolo de moradia em São Paulo, que a ajuda a enfrentar as dificuldades. A diretora defende que, na vida real, a institucionalização de comunidades de apoio seria fundamental para mães e crianças.
Reconhecimento e impacto social
Shirley Cruz, premiada por sua atuação em festivais de Guadalajara e Recife, afirma que este é um papel que sempre sonhou. “É tudo o que eu sonhei e trabalhei muito para concretizar”, disse a atriz, ressaltando a força da perspectiva pessoal como mulher, mulher preta e mãe. Ela, que começou em “Cidade de Deus” e acumula 25 anos de carreira, recebe os prêmios com alegria, considerando-os colheita de um trabalho intenso.
A atriz enfatiza que representar Gal é falar sobre as inúmeras violências que as mulheres sofrem, muitas delas normalizadas na sociedade. “Elas resultam em milhares de abusos, humilhações e mortes todos os dias, no mundo inteiro. Aliás, o Brasil faz feio nesse ranking”. Para ela, a mudança na vida de Gal e de outras mães virá com “respeito, afeto e empatia da sociedade, além de políticas públicas para mulheres, mães e crianças”.
Uma aventura de sobrevivência e reflexão
A diretora Anna Muylaert destaca que a personagem busca, sobretudo, manter-se viva e, nesse processo, descobre-se como mãe e mulher. “Eu acho que a grande decisão da personagem – e por isso o filme se chama ‘A Melhor Mãe do Mundo’ – é proteger a prole”, disse Muylaert. Gal, para poupar os filhos da violência e quebrar o ciclo, finge que dormir nas ruas de São Paulo é uma brincadeira de acampar, uma “grande aventura”.
Assim como um road movie que promove a transformação dos personagens, “A Melhor Mãe do Mundo” é uma metáfora do fazer cinematográfico. Muylaert espera que o filme, após passar por diversos festivais, continue emocionando e gerando reflexões no Brasil. “Minha expectativa é de que o filme seja visto, seja discutido, emocione as pessoas e que gere compaixão por tudo o que a Gal representa: a catadora, a mulher solteira, a mulher que sofre violência e a mulher preta”, afirmou a diretora.
A atriz Shirley Cruz compartilha a expectativa: “Espero ver os cinemas lotados porque a magia só acontece quando as pessoas estão sentadas de frente para a tela — e, a partir daí, vem a transformação social”.
“A Melhor Mãe do Mundo” será exibido em 31 de julho, no Centro de Convenções de Bonito, como parte da programação do Cinesur, que começa nesta sexta-feira (25) com o filme paraguaio “As Herdeiras”. A edição deste ano do festival reúne 63 filmes de nove países da América do Sul, promovendo o encontro de culturas e linguagens do continente. Todas as atividades são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas no site do evento.