Centenas de fãs e admiradores se reuniram na manhã desta sexta-feira (25) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro para o velório da cantora Preta Gil. Antes mesmo do horário previsto para o início da cerimônia, às 9h, uma longa fila se formava em frente ao teatro, demonstrando o carinho e o impacto da artista.
A comerciante Isabela Prudente, uma das primeiras a chegar, expressou sua tristeza e a representatividade da cantora. “A Preta me representa: a mulher gorda, Preta, lgbt… ela representa a alegria do carnaval, a mulher que resiste, a mulher forte… Da mesma forma que eu acordava cedo pra ir pro bloco dela, pra comemorar a vida dela, hoje eu venho aqui pra prestar a minha última homenagem”, disse Isabela. Em um gesto de carinho, ela e outros fãs cantaram a música “Sinais de Fogo”, um dos grandes sucessos da artista.
A empregada doméstica Tereza Marques dos Santos, de 80 anos, também madrugou para garantir sua despedida, chegando às 6h15. Ela relembrou a alegria que Preta e seu pai, Gilberto Gil, sempre trouxeram ao Brasil através da música. “Eu peço a Deus que dê força para a família dela, para os pais, para o filho dela, para anetinha dela e que ela siga o caminho dela em paz e descanse”.
O velório público no Theatro Municipal está previsto para durar até as 13h. Após esse período, o corpo da cantora seguirá em cortejo em um carro do Corpo de Bombeiros. O percurso incluirá as ruas do recém-criado Circuito de Carnaval de Rua Preta Gil, no Centro do Rio, e terminará no Crematório da Penitência, no Caju.
Preta Gil faleceu no domingo (25), aos 50 anos, em decorrência de complicações de um câncer de intestino.