A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Jaru (Semdes), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), publicou nesta terça-feira (22), no Diário Oficial do Município, o edital de eleição suplementar emergencial para o preenchimento de cinco vagas de conselheiros tutelares suplentes. O mandato será de 2025 a 2028.
As inscrições acontecem de 25 a 31 de julho e devem ser feitas exclusivamente por e-mail. Os interessados devem preencher o formulário de requerimento de inscrição (anexo II do edital) e enviá-lo, junto com os documentos exigidos em edital, em formato PDF, para o e-mail: [email protected].
Carga horária, remuneração e critérios
Os conselheiros eleitos cumprirão uma jornada semanal de 40 horas, com remuneração mensal de R$ 4 mil. Para se candidatar, é necessário:
- Ter mais de 21 anos;
- Residir no município de Jaru há pelo menos dois anos;
- Estar em dia com a Justiça Eleitoral;
- Comprovar experiência na promoção e proteção dos direitos da criança e do adolescente, validada por entidade registrada no CMDCA ou órgão oficial.
Outros critérios obrigatórios constam no edital completo.
Etapas do processo de seleção
O processo seletivo conta com várias fases. Após análise documental, os candidatos aprovados e habilitados passarão por:
- Prova de conhecimentos específicos;
- Eleição indireta, realizada pelo próprio CMDCA;
- Capacitação obrigatória dos eleitos.
Acesso ao edital
Os interessados podem consultar o edital e seus anexos diretamente no site da Prefeitura de Jaru: Secretaria de Desenvolvimento Social e Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jaru abrem processo para eleição suplementar do Conselho Tutelar – Prefeitura do Município de Jaru