O governo de Rondônia, por meio da Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados do Estado de Rondônia (Agero), vem intensificando a fiscalização do transporte intermunicipal de passageiros em Porto Velho. As inspeções ocorrem diariamente no novo terminal rodoviário da capital, de segunda a sexta-feira, e contam com operações externas quinzenais para garantir a qualidade e a segurança dos serviços prestados.
Segundo a diretora-presidente da Agero, Silvia Lucas da Silva Dias, o trabalho reforça o cumprimento das normas, a regularidade da documentação dos veículos e as isenções tarifárias previstas em lei. “Temos um servidor alocado no terminal rodoviário, além de equipes de apoio da sede e de outros municípios. Também realizamos campanhas educativas, em parceria com a Ouvidoria, orientando passageiros e empresas sobre seus direitos e responsabilidades”, explicou Silvia.
As irregularidades mais comuns identificadas envolvem descumprimento de direitos dos usuários, falta de documentação obrigatória e falhas em equipamentos de segurança. “As providências incluem desde advertências até a remoção ou substituição de veículos, sempre que necessário”, destacou a diretora.
A atuação conjunta entre as equipes da Agero na capital, profissionais de outros municípios e o suporte da Ouvidoria fortalece a fiscalização e assegura mais segurança aos usuários. Para contribuir com o trabalho de regulação, os passageiros podem denunciar irregularidades pelos canais oficiais: WhatsApp (69) 98455-6845, e-mail [email protected], Fala.BR ou pelas redes sociais.