Embora julho costume manter o clima seco típico do inverno amazônico, registros do Instituto de Meteorologia do Sul (MetSul) apontam que há possibilidade de chuva nos próximos dez dias em Rondônia. As precipitações podem ocorrer entre os dias 23 de julho e 2 de agosto, trazendo um leve alívio à seca que marca esse período do ano na região.
Segundo o MetSul, a previsão também abrange os estados do Acre, Amazonas e Pará, com destaque para áreas mais próximas da linha do Equador, onde o volume de chuva deve ser maior. No caso de Rondônia, as chuvas serão leves, com acumulado estimado entre 15 e 20 milímetros em algumas regiões. Ainda assim, todo o estado poderá ser atingido, ainda que de forma branda, pelas precipitações.
O relatório considera o atual cenário de seca severa, que atinge a Amazônia nos meses de junho, julho e agosto. Nesse período, os níveis de água nos rios recuam, a vegetação seca e aumenta o risco de incêndios florestais e danos ambientais.
Apesar da previsão de chuva, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta para a baixa umidade relativa do ar em Rondônia, que pode variar entre 20% e 30%. Essa condição afeta diretamente a saúde da população, podendo causar ressecamento nasal, irritações nos olhos, garganta seca e agravamento de doenças respiratórias.
As autoridades orientam a população a evitar atividades ao ar livre nos horários mais secos do dia, ingerir bastante água, umidificar ambientes internos e, principalmente, não realizar queimadas, que agravam a situação ambiental e representam risco à saúde coletiva.
Deixe seu comentário