Na próxima segunda-feira (28), a Prefeitura de Porto Velho realiza o “Café Ancestral com as Trancistas: Tecendo Caminhos”, um encontro que celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, datas marcadas no 25 de julho. A ação é organizada pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM).
O evento acontecerá no auditório do Prédio do Relógio, sede da Prefeitura, a partir das 8h, reunindo mulheres empreendedoras do trancismo para fortalecer vínculos, promover conhecimento e valorizar a cultura afro-brasileira.
Segundo a coordenadora da CPPM, Cleyanne Alves, o ato de trançar cabelos afro vai muito além de estética. “O ato de trançar, passado de geração em geração, carrega séculos de história, cultura e luta por reconhecimento. Esse é um evento que marca um novo capítulo para Porto Velho e é uma grande oportunidade para a valorização da cultura afro-brasileira”, destacou.
Programação inclui palestra, integração e sorteios
A programação do Café Ancestral com as Trancistas inclui acolhimento com apresentação cultural, palestra da empreendedora cultural Isabela Morgado sobre “Marca e Herança: como empreender com identidade e raiz”, além de atividades de integração, sorteio de brindes, coffee break e networking.
Além de fortalecer a cultura e o empreendedorismo afro-brasileiro, o encontro também fará o chamamento para cadastro das trancistas no banco de dados da CPPM, fortalecendo políticas públicas voltadas ao segmento.
Em 2023, a profissão de trancista foi oficialmente reconhecida no Brasil, passando a integrar a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) com o código 5161-65, conquista histórica para a inclusão produtiva de milhares de mulheres negras.
Programação completa
-
8h – Acolhimento e Apresentação Cultural
-
9h – Palestra com Isabela Morgado “Marca e Herança: como empreender com identidade e raiz”
-
10h – Atividade de Integração e Sorteio de Brindes
-
11h – Coffee Break e Networking
-
12h – Encerramento
Deixe seu comentário