A produtora de cinema e diretora de festivais Zita Carvalhosa faleceu nesta terça-feira (22), aos 65 anos, vítima de câncer. A notícia gerou uma onda de homenagens nas redes sociais, com personalidades do audiovisual lamentando a perda de uma figura que foi pioneira e incansável na promoção do cinema independente brasileiro, especialmente os curtas-metragens.
Legado no Cinema Brasileiro
Amir Labaki, diretor do festival É Tudo Verdade, descreveu Zita Carvalhosa como alguém que “portava sempre algo de primaveril, para a vida dos próximos e para o cinema brasileiro. Catalisar jovens talentos foi seu maior e raro dom.” O Ministério da Cultura também expressou pesar, reconhecendo Zita como “uma das mais importantes vozes na valorização de curtas-metragens no Brasil”. A Spcine, empresa paulista de cinema, destacou Zita como “inspiração para quem acredita no poder transformador do cinema”, mencionando sua contribuição para a criação da Spcine e sua atuação no comitê consultivo.
Carvalhosa foi a idealizadora e fundadora da Kinoforum em 1990, que se tornou a principal vitrine para o cinema de curta-metragem no Brasil. Segundo o cineasta Francisco César Filho, amigo da produtora, ela celebrava ainda em julho a marca de mais de três mil títulos inscritos para a 36ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – Kinoforum, previsto para agosto.
Outros Projetos e Reconhecimento
Além de seu trabalho no cinema, Zita Carvalhosa atuou por sete anos como curadora do Museu da Imagem e do Som (MIS) em São Paulo, onde imprimiu seu olhar atento ao audiovisual.
Nascida em São Paulo em 1961, Zita formou-se em cinema pela Universidade Paris III, na França. Em 1983, fundou a produtora Superfilmes, dedicada a projetos independentes e com foco em produções dirigidas por mulheres e novos talentos, como o premiado filme Carvão, de Carolina Markowicz. A diretora Carolina Markowicz também prestou uma homenagem emocionada, agradecendo Zita por ter produzido seu primeiro longa e por seus ensinamentos.
O velório de Zita Carvalhosa será aberto ao público nesta quarta-feira (23), das 10h às 16h, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.