Mais de 600 cães e gatos foram vacinados em sete distritos de Porto Velho entre os dias 8 e 15 de julho. A ação da Prefeitura, por meio da Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), teve como foco a prevenção de doenças como a raiva, que pode ser transmitida aos seres humanos.
Durante uma semana, as equipes da DCZADS percorreram comunidades distantes da área urbana, oferecendo vacinação gratuita para tutores de animais em Calama, São Carlos, Nazaré, Demarcação, Santa Catarina, Cavalcante e Maici.
Confira o total de animais imunizados em cada localidade:
-
Calama: 234
-
São Carlos: 126
-
Nazaré: 109
-
Demarcação: 67
-
Cavalcante: 38
-
Santa Catarina: 30
-
Maici: 21
Para Lincoln Pereira, gerente do DCZADS, essas ações são essenciais para controlar zoonoses e garantir saúde pública de qualidade também para comunidades mais isoladas. “Além de proteger os animais, estamos cuidando da saúde das pessoas. A vacinação é uma importante medida de prevenção”, afirmou.
Pontos fixos de vacinação na zona urbana
Quem mora na área urbana de Porto Velho conta com dois pontos fixos para vacinação antirrábica:
-
Unidade de Zoonoses (Posto Permanente): avenida Mamoré, 1120, bairro Cascalheira. Atendimento das 8h às 17h.
-
Trailer de Vacinação: Parque Circuito – entrada pelo bairro Nacional, avenida Lauro Sodré, 2983. Atendimento das 8h às 13h.
Atendimento domiciliar para casos específicos
Outra novidade da Prefeitura é o atendimento domiciliar para grupos com dificuldade de deslocamento, como:
-
Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA);
-
Idosos com animais de grande porte;
-
Tutores com 10 ou mais animais;
-
Entidades filantrópicas, ONGs, associações, instituições, sindicatos e órgãos públicos.
O agendamento é feito por mensagem de WhatsApp pelo número (69) 98473-6712. Já casos de suspeita de raiva em animais devem ser comunicados por ligação telefônica no mesmo número. Órgãos públicos e entidades devem encaminhar ofício diretamente ao gabinete da Semusa.
A Prefeitura reforça seu compromisso com a saúde pública e já planeja novas campanhas de vacinação para os próximos meses. Para mais informações sobre vacinação e ações de controle de zoonoses.