A frase emblemática: “BR-319, sem estrada não tem jogo” estava na camisa do Manaus Futebol Clube. Disputando a penúltima rodada da quarta divisão nacional, o “Gavião do Norte” disputou e derrotou, pelo placar de 2 x 1, o Humaitá no jogo que aconteceu no domingo (20), no estádio Arena da Floresta, em Rio Branco, no Acre. Com a vitória encima do Humaitá, o Manaus saltou da sexta para a segunda posição no Grupo A.
O time, comandado pelo técnico Renatinho Potiguar, entrou em campo com uma camisa que demonstra apoio à reconstrução da pista que liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM). A reconstrução recebeu, na semana passada, o aval do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Ibama, do Ministério dos Transportes e da Casa Civil da Presidência da República, que se uniram para elaborar um estudo que atestará a viabilidade da restauração.
Estudos prévios de diversos órgãos ambientais demonstram o risco do processo de desmatamento na Amazônia, já pontuado pela invasão de terras da União e abertura de vicinais, mesmo antes do anúncio.
No próximo fim de semana, o Manaus vai enfrentar o Trem-AP na rodada final. O time precisa vencer para se classificar e garantir o terceiro lugar na chave. Se o time que enfrenta o Amapá empatar, a chance de classificação continua. Neste caso, tudo dependerá de que a Águia-PA ou o Independência-AC percam a rodada. Manaus e Amapá vão se enfrentar no domingo (27) no Carlos Zamith, localizado no bairro Coroado, em Manaus.