O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta sexta-feira (18), a injeção de R$ 1,4 bilhão em novos recursos para as obras da Ferrovia Transnordestina. A declaração foi feita durante uma visita a um trecho finalizado do projeto em Missão Velha, no Ceará. Lula garantiu que a obra não enfrentará mais falta de recursos.
Importância Estratégica para o Nordeste
Lula enfatizou a relevância da ferrovia para as cadeias produtivas da região e expressou seu desejo de ver o Nordeste prosperar. “O Nordeste precisa dessa obra. O Nordeste não quer ser mais tratado como se fosse a parte pobre do Brasil. O Nordeste precisa ser respeitado”, afirmou o presidente.
Desafios e Compromisso Presidencial
O presidente relembrou as dificuldades enfrentadas pelo projeto desde seu lançamento em 2006, durante seu segundo mandato. Ele expressou o desejo de inaugurar a Transnordestina antes do fim de seu atual mandato, em 2026. “Todo dia tinha um problema. Era um problema na Justiça, era um problema no meio ambiente, era um problema de dinheiro. Essa estrada foi, foi, foi, e eu imaginava que ela fosse acabar em 2012. Eu saí em 2010, voltei à Presidência 15 anos depois, e essa ferrovia tinha andado muito pouco. Aliás, já não havia mais interesse de fazer essa ferrovia. Eu assumi a responsabilidade de que nós vamos concluir essa ferrovia, custe o que custar”, disse Lula.
Detalhes do Novo Investimento
Dos novos aportes, R$ 600 milhões serão liberados pelo Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) nos próximos meses. Os R$ 816 milhões restantes virão do leilão de desinvestimento e liquidação do Fundo de Investimento do Nordeste (Finor).
O orçamento total da Transnordestina alcança R$ 15 bilhões, com R$ 8,2 bilhões já investidos entre recursos públicos e privados. O governo estima um retorno anual da ferrovia de até R$ 7 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) do Semiárido.
Avanço das Obras e Previsão de Operação
Atualmente, 280 quilômetros de infraestrutura estão em execução, gerando mais de 4 mil empregos diretos e movimentando mais de R$ 4 bilhões em contratos. A ferrovia terá uma extensão total de 1.209 quilômetros, atravessando 53 municípios, conectando Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE), com um ramal para Salgueiro (PE).
A previsão é que a Transnordestina comece a operar em fase de comissionamento no final deste ano. Os primeiros transportes de cargas sairão do Terminal Intermodal de Cargas do Piauí em direção à região centro-sul do Ceará e a partes de Pernambuco. Produtos como soja, farelo de soja, milho e calcário serão os principais itens transportados.