O Festival de Cinema de Rondônia – CINE RO chega à sua 3ª edição neste mês de agosto, reunindo 46 produções em sua Mostra Competitiva e outras obras nas mostras paralelas. A iniciativa busca valorizar o cinema independente e dar visibilidade a filmes que abordam temas diversos, com linguagens inovadoras e provocativas.
O evento acontecerá em formato híbrido, com exibições presenciais e online, promovendo acesso democrático à cultura e permitindo ao público de diferentes lugares vivenciar o cinema de forma inclusiva.
A Mostra Competitiva reúne longas, curtas e clipes musicais que concorrem ao Troféu Boto Dourado e premiação em dinheiro. Os filmes foram escolhidos por uma curadoria que priorizou a diversidade de olhares e narrativas que dialogam com diferentes realidades sociais e estéticas.
Entre os destaques estão produções de Rondônia, como Resistência, de Juraci Júnior, e E Assim Aprendi a Voar, de Antonio Fargoni, além de obras de estados como Amazonas, Bahia, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, e até uma produção internacional da China.
A lista completa das obras selecionadas pode ser conferida no site oficial do festival:
🔗 festcinero.com
📲 Instagram: @festcinero
Incentivo à cultura e produção independente
O CINE RO 2025 foi contemplado pelo Edital 06 – Fomento para formação, difusão e apoio às salas de cinema, com recursos da Lei Paulo Gustavo. A realização é da Zenital Produções, com co-produção da Funcer, e apoio da Fedec, Sejucel, Governo do Estado de Rondônia, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Com essa edição, o festival se consolida como um dos principais eventos de fomento ao audiovisual na região Norte, incentivando novos talentos e proporcionando um espaço de visibilidade para produções que muitas vezes ficam fora do circuito comercial.