A história do casal de agricultores Silvani Alves Ferreira, 52 anos, e Maurício Gomes da Conceição, 51 anos, no município de Alta Floresta d’Oeste, representa a transformação da cafeicultura em Rondônia. A antiga carretinha usada para levar sacas de café à feira ainda está guardada como símbolo das dificuldades enfrentadas. Hoje, com o apoio do Governo de Rondônia, eles vivem uma realidade bem diferente.
Com a assistência da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e os programas da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), o casal ampliou sua produção e melhorou sua renda. “Tudo foi pago com o café”, afirma Silvani, orgulhosa ao contar que compraram uma nova propriedade, dois veículos, construíram a casa dos sonhos e garantem o curso de medicina da filha.
A mudança veio com políticas públicas como o Programa Plante Mais, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e assistência técnica contínua da Emater. “A Emater nunca deixou a gente só”, relata Silvani. Hoje, cultivam 3,5 mil pés de café de mudas clonais. Maurício reforça: “Eles sempre incentivaram e orientaram nossa produção.”
Segundo o governador Marcos Rocha, a cafeicultura rondoniense vive um de seus melhores momentos. “Rondônia é o 5º maior produtor de café do Brasil e 2º em produção de robusta. O café robusta amazônico foi reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado pela Lei nº 5.722 e estamos ampliando as exportações, que saltaram de US$ 66,8 mil em 2019 para US$ 130,9 milhões em 2024”, destacou.
Nova estrutura da Emater beneficia produtores
O casal e outros agricultores de Alta Floresta d’Oeste foram beneficiados com a inauguração do novo escritório da Emater, no dia 10 de julho, localizado na Avenida São Paulo, nº 4.106, Bairro Santa Felicidade. A estrutura moderna fortalece o atendimento técnico e a assistência aos produtores locais.
Destaques das ações de apoio à cafeicultura:
- Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café (Concafé);
- Projeto Degusta Café Robustas Amazônicos 80+;
- Entrega de maquinários e implementos agrícolas;
- Programa Plante Mais, com distribuição de mudas clonais;
- Feira Robustas Amazônicos, promovendo negócios e turismo rural;
- Proampe Agro e Pró-Café, com linhas de crédito e incentivos fiscais;
- Projeto Rede Estadual de Avaliação de Clones de Café, em parceria com a Embrapa;
- Missões internacionais e participação em feiras como o Taste and Feel Rondônia Coffee Fest, em Londres.
Com sabores que remetem a chocolate, caramelo e notas florais, os robustas amazônicos de Rondônia conquistam consumidores no Brasil e no mundo, impulsionando a agricultura familiar e o desenvolvimento regional.