TERÇA-FEIRA, 20/01/2026

Em destaque

Governo reúne setor produtivo para avaliar impacto e buscar soluções frente a tarifas dos EUA

Comitê interministerial coordenado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin ouviu setores estratégicos para a economia brasileira e reforçou aposta em negociação

Por Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Publicado em 

Foto: Cadu Gomes/VPR
Foto: Cadu Gomes/VPR

O Governo Federal realizou, nesta terça-feira, 15 de julho, a primeira reunião do Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais. O encontro reuniu representantes da indústria nacional e autoridades do governo para discutir os impactos da decisão unilateral dos Estados Unidos de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, a partir de 1º de agosto, e construir soluções conjuntas.

Coordenado pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, o comitê tem como missão inicial ouvir os setores mais afetados pela medida, avaliar impactos econômicos e deliberar sobre contramedidas provisórias, além de acompanhar as tratativas diplomáticas em curso.

“A reunião foi muito proveitosa. Ouvimos todos os setores com maior fluxo de comércio com os Estados Unidos — desde aviação, aço, alumínio, máquinas, têxteis, calçados, papel e celulose. O que vimos foi um alinhamento em torno da negociação. Eu trouxe a mensagem do presidente Lula de empenho para rever esta situação”, afirmou Alckmin.

Em um momento de recorde de fluxo comercial entre os dois países, Alckmin frisou que a decisão do presidente Donald Trump é incompreensível. “De janeiro a junho deste ano, as exportações do Brasil para os Estados Unidos aumentaram 4,37% e dos Estados Unidos para o Brasil aumentaram 11,48%. Momento em que é recorde a exportação dos Estados Unidos para o Brasil, quase três vezes mais do que a nossa exportação, estaremos unidos para reverter essa decisão”, explicou.

Segundo o vice-presidente, o setor produtivo se comprometeu a dialogar com seus parceiros nos Estados Unidos — compradores, fornecedores e empresas congêneres — para negociar o prejuízo bilateral causado pelas tarifas. “É uma relação importante que repercute também nos Estados Unidos, podendo encarecer produtos e encarecer a economia americana. É uma oportunidade, inclusive, para abrirmos espaço para novos acordos comerciais”, argumentou.

UNIÃO — Após a reunião, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, afirmou que o setor está unido na busca por uma solução negociada. “O que temos aqui é um verdadeiro perde-perde. Não faz sentido econômico, social ou geopolítico. Estamos convergentes com o governo e confiantes de que é possível contornar essa situação”, disse.

Alban também reforçou que o Brasil não pretende reagir de forma precipitada ou hostil. “O Brasil não pretende ser reativo intempestivamente. O que nós entendemos dessa reunião é que o Brasil não se precipitará de forma nenhuma em medidas de retaliações para que elas não sejam interpretadas como simplesmente uma disputa. O que nós queremos é um entendimento”, resumiu.

Link: Link

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Josué Gomes da Silva, manifestou otimismo quanto à retomada do diálogo com os Estados Unidos. “Nós temos absoluta confiança que os mais de 200 anos de boas relações diplomáticas e comerciais com os Estados Unidos, que são os maiores investidores diretos estrangeiros no Brasil, não vão se romper dessa maneira. Pelo contrário, vamos chegar a um entendimento“, disse.

Josué também reafirmou o engajamento da indústria brasileira no esforço conjunto por soluções que beneficiem os dois lados. “Vamos dar todo o suporte, todo o apoio para que o Brasil chegue a um entendimento em benefício das populações e empresas brasileiras e americanas”, concluiu.

Participaram do encontro representantes de empresas e entidades de setores estratégicos da economia nacional, como Embraer, Weg, Tupy, Instituto Aço Brasil, Fiesp, Abimaq, Abicalçados, ABAL, ABIT, IBÁ, ABIMCI, Sindipeças, Sindifer, Centrorochas, Abrafe e RIMA.

Álbum de Fotos: Link

COMITÊ — A regulamentação do Comitê foi assinada nesta terça-feira, 15 de julho, no mesmo decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Econômica. O texto estabelece critérios para suspensão de concessões comerciais, de investimentos e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual, em resposta a medidas unilaterais adotadas por países ou blocos econômicos que impactem negativamente a competitividade internacional brasileira.

Integram o Comitê os ministros do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que o presidirá, da Casa Civil da Presidência, da Fazenda e das Relações Exteriores. A Secretaria-Executiva do Comitê será exercida pela Secretaria-Executiva do MDIC. Outros ministros podem participar das reuniões de acordo com os temas tratados.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Venda do TikTok para a Oracle deve ser finalizada nesta quinta

Venda do TikTok para a Oracle deve ser finalizada nesta quinta

A operação de 14 bilhões de dólares transfere o controle de dados da rede social para um consórcio liderado pela Oracle e pelo fundo MGX, encerrando anos de pressão do governo americano.
L
Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028

Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028

A rede de telefonia pública que já contou com 1,5 milhão de terminais será desativada gradualmente após o fim das concessões e o avanço da tecnologia móvel.
L
Após atuação do MPRO, aumenta a fiscalização contra condução irregular de ciclomotores em Vilhena

Após atuação do MPRO, aumenta a fiscalização contra condução irregular de ciclomotores em Vilhena

Ação conjunta com órgãos de trânsito intensificou apreensões e busca reduzir riscos no trânsito da cidade.
L
Prefeitura integra secretarias para qualificar dados do Índice de Progresso Social em Porto Velho

Prefeitura integra secretarias para qualificar dados do Índice de Progresso Social em Porto Velho

Grupo liderado pela ARDPV define governança de informações e agenda visitas técnicas
L
Acordo entre Mercosul e União Europeia deve impulsionar agricultura familiar

Acordo entre Mercosul e União Europeia deve impulsionar agricultura familiar

O ministro Paulo Teixeira afirmou que a isenção de taxas para produtos processados, como café e frutas, abrirá um mercado consumidor rico e exigente para os pequenos produtores brasileiros.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inscrições para o ProUni começam na próxima segunda-feira

Inscrições para o ProUni começam na próxima segunda-feira

O Ministério da Educação oferece 594 mil bolsas de estudo na maior edição da história do programa, com oportunidades distribuídas entre mensalidades integrais e parciais.
L
Moraes autoriza redução de pena do coronel Marcelo Câmara

Moraes autoriza redução de pena do coronel Marcelo Câmara

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, permitiu que o militar condenado por envolvimento em trama golpista utilize a leitura e o estudo para diminuir seu tempo de permanência na prisão.
L
Medicina da UNIR alcança nota 4 no Enamed e se consolida como o melhor curso de Rondônia

Medicina da UNIR alcança nota 4 no Enamed e se consolida como o melhor curso de Rondônia

Resultado divulgado pelo MEC coloca a instituição entre as mais bem avaliadas da Região Norte; desempenho reflete investimentos em infraestrutura e qualificação docente.
L
Rondônia lidera apoio a negócios inovadores, tem 2ª menor taxa de desemprego e 3ª melhor projeção do PIB

Rondônia lidera apoio a negócios inovadores, tem 2ª menor taxa de desemprego e 3ª melhor projeção do PIB

O crescimento econômico também ocorre de forma regionalizada.
L
TSE propõe regras para eleições de 2026 e abre consulta pública

TSE propõe regras para eleições de 2026 e abre consulta pública

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou as minutas das resoluções que vão reger o pleito de 2026, com foco em inteligência artificial e responsabilidade de redes sociais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes autoriza Tarcísio a visitar Bolsonaro na prisão

Moraes autoriza Tarcísio a visitar Bolsonaro na prisão

O ministro do Supremo Tribunal Federal concedeu autorização para que o governador de São Paulo se encontre com o ex-presidente na ala militar do Complexo da Papuda nesta quinta-feira.
L
Justiça da Itália adia extradição de Carla Zambelli

Justiça da Itália adia extradição de Carla Zambelli

A Corte de Apelação de Roma adiou o julgamento da extradição de Carla Zambelli para fevereiro, alegando necessidade de analisar as condições da Penitenciária Feminina do Distrito Federal.
L
Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 100 mil para instrumentos musicais e material esportivo em Rolim de Moura

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 100 mil para instrumentos musicais e material esportivo em Rolim de Moura

Recurso foi empenhado por emenda parlamentar a pedido do vereador Professor Edilson, fortalecendo atividades culturais e esportivas na Associação Águas Claras.
L
Cláudia de Jesus pede inclusão de cuidadores e psicopedagogos em concursos da Seduc

Cláudia de Jesus pede inclusão de cuidadores e psicopedagogos em concursos da Seduc

De acordo com a parlamentar, a ausência desses cargos compromete o atendimento adequado a estudantes com deficiência e com dificuldades de aprendizagem na rede pública estadual de ensino.
L
RESENHA POLÍTICA – Bastidores da política em Rondônia: Entre negociações partidárias, fake news e pré-candidaturas ao Governo

RESENHA POLÍTICA – Bastidores da política em Rondônia: Entre negociações partidárias, fake news e pré-candidaturas ao Governo

Coluna analisa as tratativas de Marcos Rocha com o PSD, a saída do Coronel Braguin do comando da PM e a defesa da deputada Sílvia Cristina contra ataques pessoais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Criança de três anos é baleada no rosto em Rondônia

Criança de três anos é baleada no rosto em Rondônia

Uma menina foi atingida durante troca de tiros entre criminosos na noite de domingo, quando passava de carro com a mãe em uma rua próxima a uma garagem de veículos.
16
Morte em presídio de Vilhena foi homicídio, diz polícia

Capotamento na RO-010 deixa vítima presa às ferragens em Rolim de Moura

Um grave acidente de trânsito mobilizou equipes de resgate do Corpo de Bombeiros na manhã desta segunda-feira, entre as linhas 180 e 176, após veículo capotar na rodovia.
14
Homicídio de jovem em Vilhena pode ter relação com facção

Homicídio de jovem em Vilhena pode ter relação com facção

O corpo de Anthony Lucas Alves Silva, de 29 anos, foi encontrado com diversas perfurações de pistola em uma residência no bairro Alto Alegre, na manhã desta segunda-feira.
16
Ataque de pit bull mobiliza Polícia Militar em avenida de Vilhena

Ataque de pit bull mobiliza Polícia Militar em avenida de Vilhena

Animal que estava solto na via matou outro cachorro de pequeno porte; donos do cão haviam sido presos e o animal estava sem vigilância.
10
Polícia Militar prende homem com fiação furtada em setor de Vilhena

Polícia Militar prende homem com fiação furtada em setor de Vilhena

Suspeito reincidente foi abordado ao sair de local frequentado por usuários de drogas transportando cabos industriais de alta tensão sem procedência.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: FISIO & CO – LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS, Nº 016.00306.002/2024-SUL
L
Bike Tour abre programação do Dia da Instalação de Porto Velho com percurso histórico

Bike Tour abre programação do Dia da Instalação de Porto Velho com percurso histórico

Atividade esportiva e cultural percorre o Centro Histórico e dá início às celebrações dos 111 anos da instalação do município
L
Netflix melhora oferta pela Warner Bros. Discovery com proposta integral em dinheiro

Netflix melhora oferta pela Warner Bros. Discovery com proposta integral em dinheiro

Valor total de US$ 82,7 bilhões permanece o mesmo, mas mudança visa acelerar aprovação e dar segurança aos acionistas contra oscilações de mercado.
L

Requerimento da Licença Ambiental: AMANDA SOUZA DE ARAUJO

PEDIDO DE LICENÇA PRÉVIA (LP) – PEDIDO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO (LI) – PEDIDO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO (LO)
L
Anistia Internacional alerta para impactos da gestão de Trump

Anistia Internacional alerta para impactos da gestão de Trump

O relatório documental aponta a deterioração do Estado de Direito e a escalada de práticas autoritárias em doze áreas fundamentais nos Estados Unidos durante o último ano.
L
Sebrae em Rondônia conquista 2º lugar nacional em satisfação dos clientes

Sebrae em Rondônia conquista 2º lugar nacional em satisfação dos clientes

Com nota 93,5 no NPS 2025, estado se destaca pela excelência no atendimento aos empreendedores, ficando atrás apenas de Alagoas.
L
Vernissage: Exposição celebra ancestralidade afro-brasileira e dos povos originários em Porto Velho

Vernissage: Exposição celebra ancestralidade afro-brasileira e dos povos originários em Porto Velho

Mostra “Brasil, Memórias de Guiné e de Urucum”, da artista Margot Paiva, acontece no Sesc Centro Cultural Gladstone com participação especial do músico Bira Lourenço.
L
Governo de RO divulga escolas da rede estadual que ofertam Educação de Jovens e Adultos

Governo de RO divulga escolas da rede estadual que ofertam Educação de Jovens e Adultos

Os interessados em se matricular em uma unidade da Rede Estadual podem realizar o procedimento entre os dias 19 e 23 de janeiro.
L

Edital de Convocação AGO: ASSOCIAÇÃO UNIÃO DOS PESCADORES PROFISSIONAIS, ARTESANAIS E AQUICULTORES DO ALTO E BAIXO MADEIRA-ASUPABAM

As 14,00 hs – dia 20/02/2026 – local: Avenida Carlos Gomes nº 1819-São Cristovão-Porto Velho/RO
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.