Após o recesso que começou em 1° de julho, estudantes de graduação da Universidade Federal de Rondônia (Unir) voltam às aulas. O período, intitulado pela instituição como segundo semestre de 2025, começa oficialmente na próxima terça-feira (22) com o retorno de estudantes veteranos e calouros dos cursos com início no segundo semestre.
Para o estudante J. Karitiana, do curso de Letras –Espanhol, após um ano letivo intenso, o retorno às aulas é sempre prazeroso. “A Unir é um local que você aprende várias coisas, das teorias principalmente, porém o que mais contribui para o meu aprendizado é o crescimento pessoal. A Unir exige do aluno que ele seja o melhor”, reflete.
O período de matrícula para veteranos encerrou em 10 de julho. Alunos que, por algum motivo, não conseguiram cumprir o prazo oficial da instituição deverão procurar a coordenação do seu curso. Discente que tiveram disciplinas indeferidas poderão fazer outra tentativa; o prazo vai de 16 a 17/07.
O mesmo vale para os discentes que perderam o prazo de matrícula. Segundo a Unir, eles devem solicitar a matrícula via sistema nesses dias. A coordenação alerta esses alunos e pede atenção aos prazos. O redimensionamento também ocorre nesse período. Quem estuda na Unir sabe que todo o processo deve ser feito pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
Com 43 anos completados em 8 de julho deste ano, a Unir vem respondendo aos anseios da comunidade estudantil. É a única universidade federal de Rondônia que oferece 64 cursos de graduação, incluindo cinco doutorados e 22 mestrados.