O Ministério Público de Rondônia (MPRO) marcou presença na solenidade em comemoração aos 8 anos da Patrulha Maria da Penha, realizada nesta segunda-feira (14/7), pela Coordenadoria de Atividades Sociais da Polícia Militar de Rondônia (CAS-PMRO). A cerimônia celebrou os avanços da Patrulha no combate à violência doméstica e familiar no estado.
A promotora de Justiça Flávia Barbosa Shimizu Mazzini, que representou o MPRO no evento, reforçou a importância da atuação integrada entre as instituições para garantir a proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade. Segundo ela, a Patrulha Maria da Penha representa um exemplo de compromisso e sensibilidade.
“A atuação da Polícia Militar por meio dessa Patrulha Especializada é exemplo de compromisso, sensibilidade e eficácia, valores indispensáveis à garantia de uma vida livre de violência, como assegura a Lei Maria da Penha”, afirmou.
Violência contra a mulher exige resposta integrada
A promotora também chamou atenção para os altos índices de violência contra a mulher em Rondônia e defendeu ações mais concretas e coordenadas. Ela citou casos reais acompanhados por ela, em que a atuação da Patrulha, em conjunto com o Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero (Nupevid), salvou vítimas em situações de risco iminente.
Flávia Mazzini destacou a importância de uma rede de proteção forte e eficaz, com foco na prevenção e no atendimento humanizado às vítimas. O MPRO reafirmou seu compromisso com a transformação social, por meio da colaboração com a Polícia Militar e outras instituições envolvidas na defesa dos direitos das mulheres.