Uma semana que promete ser quente, com céu azul e pouca probabilidade de precipitação. O cenário desta segunda-feira (14) deverá persistir, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), durante toda a semana. Hoje, a temperatura na capital deverá atingir cerca de 34°C, com umidade próxima de 33%. A combinação de temperatura e umidade implica um estado de atenção; a Organização Mundial da Saúde (OMS) desaconselha a prática de exercícios físicos ao ar livre nos horários mais quentes. É fundamental a hidratação adequada. Beba bastante água ao longo do dia.
Imagens registradas pelo satélite GOES-19 mostram uma cena peculiar desta época: metade do país sem nuvens de chuva. O interessante desta semana é que a mesma situação ocorre em Rondônia; as nuvens também desapareceram. Isso demonstra a presença do inverno, que nesta parte do país é marcado pelo fim das chuvas, porém com fortes temperaturas. É justamente nesta época do ano que são presenciadas as conhecidas queimadas proibidas.
Na Região Norte, os órgãos de meteorologia avaliam a situação das chuvas. A presença delas ocorre apenas na parte norte do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá. As instabilidades são registradas apenas nesses estados, principalmente aqueles localizados próximos à linha do equador. Nas demais áreas, como a previsão a redação do News Rondônia já resumiu, estão sob a influência da temporada de seca.
Massa de ar frio
Nesta semana, o Brasil estará sob o efeito de uma massa de ar frio que avança pelos estados do Sul. Diferentemente das demais registradas no final de junho e começo de julho, esta, em especial, não será intensa. Ainda assim, poderá causar temperaturas amenas em estados localizados no Centro-Oeste. Quanto a Rondônia, o pouco efeito que provocará nas demais regiões indica que essa incursão polar não terá força para chegar até aqui.