Cerca de 800 estudantes do Ensino Fundamental de escolas de Porto Velho participaram, na quarta-feira (9), da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia, organizada pelo Governo de Rondônia, contou com a presença de familiares, professores, autoridades e instrutores da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO). O evento foi realizado em uma instituição religiosa da capital.
O Proerd orienta crianças e adolescentes a fazerem escolhas seguras, resistirem às drogas e valorizarem a cidadania. No primeiro semestre de 2025, estudantes do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, Escola Estadual Casa de David, Colégio Santa Marcelina e Escola Estadual Branca de Neve participaram de aulas dinâmicas sobre autoestima, convivência e respeito às leis. As atividades foram conduzidas pelos sargentos instrutores da PM, Sandro Lessa e Cleiton Gomes, fortalecendo a integração entre escola, comunidade e segurança pública.
Para o governador Marcos Rocha, expandir o Proerd é investir na proteção da infância e juventude. “Já são mais de 300 mil alunos formados pelo programa. Hoje celebramos cerca de 800 novos formandos, em uma iniciativa que se estende da capital aos municípios. É um trabalho que reforça nossa gestão, que vai além da segurança ostensiva e prioriza a prevenção e educação”, destacou.
Segurança cidadã
O comandante-geral da PMRO, coronel PM Régis Braguin, enfatizou o papel do Proerd na prevenção. “Esse programa é um pilar essencial do trabalho da Polícia Militar. Não queremos apenas combater o crime, mas evitar que nossos jovens se aproximem dele. Formar cidadãos conscientes é o maior legado”, afirmou.
Entre os formandos, a estudante do 5º ano do Colégio Santa Marcelina, Sophia Hadassa, de 11 anos, compartilhou o que aprendeu. “O Proerd ensinou que podemos dizer não às drogas e que toda escolha tem uma consequência. Temos que ter coragem de fazer o que é certo”, disse.
A secretária de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, participou da formatura e ressaltou a integração de políticas voltadas à proteção da infância. “Por meio do programa Criança Protegida, fortalecemos a rede de apoio às crianças e adolescentes, junto com o Proerd e o Policial Mirim. Assim, garantimos um futuro mais seguro para nossas famílias”, afirmou.
Ao final da solenidade, os alunos receberam certificados de participação e dois deles foram premiados com bicicletas em um sorteio especial, marcando o encerramento de mais uma etapa do Proerd em Rondônia.