A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou uma proposta à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para alterar o calendário dos Termos de Fomento destinados às Escolas Família Agrícola (EFAs) em Rondônia. A sugestão é que o período de vigência passe a ser de 1º de junho a 31 de maio do ano seguinte, em vez de seguir o ano civil.
A iniciativa atende uma solicitação da Associação das Escolas Família Agrícola de Rondônia (Aefaro), que apontou dificuldades recorrentes para formalizar os convênios no início do ano, como atrasos na publicação de portarias do Ministério da Educação, falta de resolução junto ao setor de estatística, incertezas orçamentárias e o recesso administrativo.
De acordo com Cláudia de Jesus, a mudança dará mais segurança e continuidade na execução dos planos de trabalho. “As EFAs cumprem um papel essencial na formação de jovens do campo e precisam de condições administrativas que assegurem continuidade e qualidade no ensino. Essa mudança é uma solução prática para um problema antigo”, destacou a deputada.
As Escolas Família Agrícola são referência na educação contextualizada para comunidades rurais, oferecendo ensino que alia prática e teoria para filhos de agricultores, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico dessas regiões.