A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) realizou, nesta quarta-feira (09), uma homenagem solene aos 22 anos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A celebração aconteceu na sede da companhia, em Brasília (DF), e reuniu autoridades, representantes da agricultura familiar, cooperativas, movimentos sociais e parlamentares.
Instituído em 2003, o PAA é uma das principais políticas públicas voltadas à segurança alimentar e incentivo à agricultura familiar. Desde a sua criação, o programa já comprou mais de 2,3 bilhões de quilos de alimentos, beneficiando 490 mil famílias fornecedoras e atendendo cerca de 47 mil instituições em 3 mil municípios brasileiros.
Durante o evento, o presidente da Conab, Edegar Pretto, destacou os avanços conquistados. “Mais de 8 mil cooperativas e associações acessaram o PAA ao longo desses 22 anos. Foram mais de 20 mil projetos encaminhados e 800 tipos diferentes de alimentos comercializados, chegando a quem mais precisa”, afirmou.
O encontro também contou com a presença de parlamentares como as deputadas Benedita da Silva e Daiana Santos, e os deputados Airton Faleiro, Fernando Mineiro, Nilto Tatto, Padre João, João Daniel, Elton Welter e Bohn Gass. Após o momento institucional, os convidados participaram de uma reunião na presidência da Conab, onde discutiram ações orçamentárias e perspectivas futuras do programa.
Criado no contexto do programa Fome Zero, o PAA foi reinstituído em 2023, após ter sido temporariamente substituído pelo Alimenta Brasil em 2021. A nova fase reforça o papel estratégico do programa no combate à insegurança alimentar e na promoção da diversidade produtiva no campo brasileiro.