QUARTA-FEIRA, 09/07/2025
Publicidade

CNU 2: Ministra Esther Dweck reitera diálogo com MPF sobre cotas raciais

Em meio a pedidos de suspensão do Ministério Público Federal, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, detalha os aprimoramentos nas bancas de heteroidentificação do Concurso Nacional Unificado (CNU 2), que agora serão presenciais.

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

CNU 2: Ministra Esther Dweck reitera diálogo com MPF sobre cotas raciais
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, confirmou nesta terça-feira, 8 de julho de 2025, em Brasília, que a pasta mantém um diálogo contínuo e presta os esclarecimentos necessários ao Ministério Público Federal (MPF). Isso ocorre após o MPF ter solicitado, na semana passada, a suspensão imediata da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2).

Em janeiro, o MPF já havia recomendado ao ministério e à Fundação Cesgranrio, banca organizadora do CPNU, a suspensão da divulgação dos resultados finais da primeira edição do certame. O motivo eram falhas no cumprimento das regras relativas a cotas raciais previstas na legislação brasileira. “A gente tem tido diálogo com o Ministério Público Federal desde o CPNU1. Sobre essas duas ações que eles fizeram, uma a gente foi notificada recentemente. Da segunda, a gente ainda não foi notificada, mas não é algo que impede de continuar o processo”, avaliou Esther Dweck.

Bancas de Heteroidentificação: Presencialidade e Aprimoramentos

Durante entrevista a emissoras de rádio no programa Bom Dia, Ministra, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a ministra destacou os avanços nas bancas de heteroidentificação. Após os primeiros questionamentos sobre cotas raciais, o ministério contratou especialistas para validar as autodeclarações raciais, tornando a banca de heteroidentificação presencial.

“O Brasil, felizmente, já aplica cotas há muitos anos. Nas universidades, por exemplo. Já tinha essa discussão. Inicialmente, não havia bancas de heteroidentificação. Mas tinha muitos problemas com pessoas que entravam e que, na verdade, não eram pessoas negras. Por ser puramente autodeclaração”, explicou Dweck. Ela acrescentou que o Brasil evoluiu para a aplicação de bancas de heteroidentificação, e que o ministério, em conjunto com o Ministério da Igualdade Racial, consultou especialistas para definir o formato no CPNU.

A ministra ressaltou a importância da presencialidade da banca, composta por cinco membros certificados e treinados. “É uma avaliação individual se aquela pessoa é uma pessoa sujeita à discriminação. Essa é a pergunta que é feita”, garantiu Dweck, enfatizando que não se trata de um tribunal e que a avaliação do fenótipo é feita por pessoas treinadas, sem parâmetros físicos pré-definidos.

Mudanças nas Regras de Recurso para Autodeclaração

Esther Dweck lembrou que, no CPNU 1, era necessária a validação da maioria dos cinco membros da banca de heteroidentificação (pelo menos três votos favoráveis). Em caso de não aprovação, o candidato tinha direito a recurso para uma nova banca, composta por três pessoas, que avaliava gravações e fotos da apresentação presencial. Nessa segunda instância, também era exigida a maioria (no mínimo dois votos) para que o recurso fosse aprovado.

Para o CPNU 2, uma inovação foi implementada, fruto de debates com o Congresso Nacional. “Supondo que a pessoa não teve maioria na primeira banca, por exemplo, quatro pessoas não confirmaram a autodeclaração e uma pessoa confirmou, ela pede recurso e vai de novo para uma banca. Supondo que ainda seja dois a um, ou seja, dois não confirmam e um confirma, essa pessoa irá passar”, detalhou a ministra. Essa mudança visa considerar a “dúvida plausível sobre a autodeclaração”, de forma que se pelo menos uma pessoa na banca original e uma pessoa na segunda banca confirmarem a autodeclaração, esta será validada.

Entenda o Pedido de Suspensão do MPF

O Ministério Público Federal (MPF) argumenta que o CPNU 2, lançado em 30 de junho, não corrigiu as “falhas estruturais” apontadas em uma ação civil pública ajuizada uma semana antes, nem adotou medidas que garantam o cumprimento efetivo das cotas raciais no certame. O órgão relata que, em 25 de junho, apresentou ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) a ação civil pública, apontando problemas estruturais no edital e pedindo a comprovação de correção das falhas. “A suspensão imediata do concurso pode evitar prejuízos para a efetividade da política de ações afirmativas e aos candidatos cotistas”, afirmou o MPF em nota.

Na última sexta-feira, 4 de julho, a Advocacia-Geral da União (AGU) informou à Agência Brasil que a União não havia sido intimada da decisão judicial nem instada a se manifestar no processo. O edital do CPNU 2 foi publicado em julho, dias após o MPF ajuizar a ação civil pública. Com base no texto, os procuradores entendem que as regras do certame mantêm os mesmos problemas registrados na primeira edição, que geraram questionamentos judiciais sobre os critérios de enquadramento como cotista.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Energisa realiza ação de negociação de débitos na zona leste de Porto Velho

Energisa realiza ação de negociação de débitos na zona leste de Porto Velho

Clientes podem quitar contas em atraso com condições especiais até quinta-feira, 11 de julho, no Caminhão da Eficiência Energética, estacionado no bairro Mariana
L

Detran-RO abre inscrições para cursos de qualificação de profissionais do trânsito em todo o estado

Capacitações gratuitas oferecidas pela Escola Pública de Trânsito incluem formação e atualização para condutores de emergência, escolares, aplicativos e mais.
L
FAPERON solicita apoio da bancada federal de Rondônia para aprovação do novo marco legal do licenciamento ambiental

FAPERON solicita apoio da bancada federal de Rondônia para aprovação do novo marco legal do licenciamento ambiental

A Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (FAPERON) reforça a importância do PL 2159/2021 para modernizar o licenciamento ambiental, com foco no setor agropecuário.
L
CMEC'inhas São Miguel lança primeira Cooperativa Mirim do Sicoob em associação comercial de Rondônia

CMEC’inhas São Miguel lança primeira Cooperativa Mirim do Sicoob em associação comercial de Rondônia

Projeto pioneiro valoriza o protagonismo infanto-juvenil e reforça o papel da educação cooperativista em São Miguel do Guaporé, com apoio do CMEC e FACER.
L
governo apela a slogan enganoso e ignora dever de casa

Taxação dos super-ricos: governo apela a slogan enganoso e ignora dever de casa

Narrativa sobre super-ricos esconde complexidade tributária e desvia atenção da verdadeira raiz do problema: o gasto público descontrolado.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Beramadeira é sucesso de público e Porto Velho Shopping reforça fase de expansão do empreendimento

Arraial Beramadeira celebra cultura popular em Porto Velho com dança, música, comidas típicas e reforça novo momento do shopping como espaço de experiências e convivência.
L

Chevrolet apresenta a linha Onix 2026 menos potente ao mercado nacional

Nova linha Chevrolet Onix 2026 traz design renovado, motor 1.0 turbo com injeção direta e tecnologias avançadas, reafirmando liderança no mercado brasileiro.
L
Orkut, redes sociais, retorno do Orkut, Orkut Brasil, Orkut 2025

Orkut: história, fim e o possível retorno da rede social que marcou gerações

O Orkut, rede social criada por Orkut Büyükkökten em 2004, marcou a internet no Brasil e pode voltar com nova proposta; entenda o passado, o encerramento e os rumores do retorno.
L
Câmara proíbe aproximação de agressor mesmo com consentimento da vítima

Câmara proíbe aproximação de agressor mesmo com consentimento da vítima

Projeto que altera a Lei Maria da Penha foi aprovado pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira, proibindo a aproximação do agressor mesmo com consentimento da vítima.
L
Câmara aprova projeto que cria estratégia nacional de Saúde para autonomia do Brasil

Câmara aprova projeto que cria estratégia nacional de Saúde para autonomia do Brasil

Aprovado pela Câmara dos Deputados, o PL 2583/2020 institui a Estratégia Nacional de Saúde visando fortalecer a indústria e a pesquisa para a autonomia brasileira na produção de insumos e equipamentos médicos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Presidente da Alero convida população a participar da capacitação promovida pela Escola do Legislativo em Ariquemes

A realização deste curso de libras é um passo fundamental para promover uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.
L
Projeto do Dr. Fernando Máximo já beneficiou 16 mil alunos com entrega gratuita de óculos em Rondônia

Projeto do Dr. Fernando Máximo já beneficiou 16 mil alunos com entrega gratuita de óculos em Rondônia

“Enxergando com Amor” promove saúde ocular na infância e melhora rendimento escolar nas redes pública estadual e municipal.
L
Jaime Bagattoli comemora aprovação no Senado de projeto que prorroga regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Jaime Bagattoli comemora aprovação no Senado de projeto que prorroga regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Senador Jaime Bagattoli defende segurança jurídica e articula novo projeto para unificar regras em todo o país.
L
Fim da linha! Governador exonera vice da Secretaria de Desenvolvimento e nomeia Lauro Fernandes para o cargo

Fim da linha! Governador exonera vice da Secretaria de Desenvolvimento e nomeia Lauro Fernandes para o cargo

A exoneração do vice-governador da Secretaria de Desenvolvimento marca nova fase na gestão estadual. Lauro Fernandes assume o comando da pasta.
L
Cláudia de Jesus propõe ampliar licença-paternidade para 30 dias em Rondônia

Cláudia de Jesus propõe ampliar licença-paternidade para 30 dias em Rondônia

Deputada solicita alteração na legislação estadual e inclusão de trabalhadores terceirizados contratados pelo poder público
L
Publicidade

POLÍCIA

PF incinera aproximadamente duas toneladas de drogas em Porto Velho

PF incinera aproximadamente duas toneladas de drogas em Porto Velho

A ação foi acompanhada por representantes do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, conforme determina a legislação vigente
10
Suspeito de homicídio se entrega à Polícia em Ji-Paraná e entrega arma do crime

Suspeito de homicídio se entrega à Polícia em Ji-Paraná e entrega arma do crime

Homem suspeito de matar José Carlos Avelino dos Santos, de 48 anos, em Ji-Paraná, se apresentou voluntariamente à polícia nesta terça-feira e entregou a arma usada no crime.
14
Acidente grave na Linha 94 em Ji-Paraná deixa motorista preso às ferragens

Acidente grave na Linha 94 em Ji-Paraná deixa motorista preso às ferragens

Colisão frontal entre carro e caminhão na Avenida Edson Lima do Nascimento, em Ji-Paraná, deixou motorista idoso preso às ferragens e com suspeita de pneumotórax.
12
Equipe do Sargento Machado prende homem com moto roubada em Porto Velho

Equipe do Sargento Machado prende homem com moto roubada em Porto Velho

A equipe do Sargento Machado do 02 da Polícia Militar prendeu um homem de 38 anos pilotando uma moto roubada na Avenida Imigrantes, em Porto Velho.
10
Policiais do 5º BPM prendem trio que planejava execução no Residencial Cristal da Calama

Policiais do 5º BPM prendem trio que planejava execução no Residencial Cristal da Calama

Polícia Militar do 5º Batalhão prendeu três indivíduos armados que planejavam uma execução no Residencial Cristal da Calama, zona Leste de Porto Velho, evitando um ataque entre facções.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Passeio ciclístico mobiliza Machadinho d’Oeste e motiva alunos para avaliações Saeb e Saero

Passeio ciclístico mobiliza Machadinho d’Oeste e motiva alunos para avaliações Saeb e Saero

Projeto “Pedalando Rumo à Proficiência” reúne 350 participantes em Machadinho d’Oeste, incentivando melhor desempenho nas provas Saeb e Saero.
L
Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Colisão transversal no bairro São Cristóvão, em Rolim de Moura, resultou em motociclista ferido e atendido pelo Corpo de Bombeiros.
14
Mulher fica ferida em colisão entre carro e bicicleta em Rolim de Moura

Mulher fica ferida em colisão entre carro e bicicleta em Rolim de Moura

Acidente de trânsito em Rolim de Moura deixou ciclista com suspeita de fratura na perna direita após colisão transversal entre carro e bicicleta.
12
Segundo envolvido em tiroteio em Barbearia de Vilhena é identificado e buscado pela Polícia

Segundo envolvido em tiroteio em Barbearia de Vilhena é identificado e buscado pela Polícia

A polícia de Vilhena já identificou o segundo atirador envolvido no tiroteio que feriu duas pessoas em uma barbearia, mas ele segue foragido. Um dos atiradores, de 21 anos, se entregou após invadir uma escola.
10
Homem descumpre medida protetiva e ofende ex-mulher em evento público de Vilhena

Homem descumpre medida protetiva e ofende ex-mulher em evento público de Vilhena

Em Vilhena, um homem de 22 anos foi denunciado por descumprimento de medida protetiva após agredir verbal e fisicamente sua ex-mulher de 21 anos durante a inauguração de uma farmácia, proferindo ofensas e fugindo do local.
14
Matador preso em Vilhena usava arma furtada e não conhecia a vítima

Matador preso em Vilhena usava arma furtada e não conhecia a vítima

Suspeito de tentativa de homicídio em Vilhena, um jovem de 21 anos ligado ao CV, utilizava uma arma furtada e não conhecia seu alvo, um suposto membro do PCC.
12
Homem é baleado e mulher sobrevive a ataque de dupla armada em RO

Homem é baleado e mulher sobrevive a ataque de dupla armada em RO

Uma dupla armada disparou contra um homem de 34 anos em Vilhena, mas a vítima e a dona da casa conseguiram pular muros e sobreviver ao ataque a tiros no Setor 29.
16
Polícia Militar recupera Toyota Corolla furtado de Chupinguaia em Vilhena

Polícia Militar recupera Toyota Corolla furtado de Chupinguaia em Vilhena

A Polícia Militar de Vilhena localizou e recuperou um veículo Toyota Corolla furtado em Chupinguaia, que estava com pertences do proprietário, após uma denúncia anônima.
10
"Mulheres na Pesca" busca apoio Institucional para 2ª edição em Alta Floresta D’Oeste

“Mulheres na Pesca” busca apoio Institucional para 2ª edição em Alta Floresta D’Oeste

Comissão organizadora do evento “Mulheres na Pesca”, representado por Mileni Mota, reuniu-se com o gerente de turismo de Rolim de Moura para fortalecer a segunda edição do evento, que visa promover a pesca esportiva feminina e impulsionar a economia local.
L
CAIO CÉSAR: uma década de compromisso silencioso com a juventude de Rondônia

CAIO CÉSAR: uma década de compromisso silencioso com a juventude de Rondônia

Conheça a trajetória discreta de Caio César em Porto Velho, um defensor da juventude de Rondônia que atua desde 2012 em prol do desenvolvimento e bem-estar dos jovens.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.