SEGUNDA-FEIRA, 18/08/2025
Publicidade

LGBTQIA+ perseguidos na Ditadura: associações pedem reparação histórica

ANTRA e ABGLT solicitam anistia coletiva e indenizações por prisões, torturas e censura sofridas durante o regime militar.

Por Isabela Vieira - repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

LGBTQIA+ perseguidos na Ditadura: associações pedem reparação histórica
Fernando Frazão/Agência Brasil Versão em áudio

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) e a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT) protocolaram, nesta segunda-feira, 7 de julho de 2025, um pedido de anistia coletiva à Comissão de Anistia, órgão do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. O objetivo é buscar reparação pelas graves violações de direitos humanos sofridas pela população LGBTQIA+ durante a ditadura militar, que perdurou de 1964 a 1985.

As entidades buscam anistiar, em especial, as pessoas presas nas operações policiais Tarântula e Rondão, ocorridas na década de 1980 em São Paulo. O pedido também abrange artistas que tiveram suas vidas financeiras impactadas pela censura do regime, solicitando pagamento de indenizações por danos morais e materiais, entre outras ações. O foco da reparação são mulheres lésbicas, travestis e mulheres transexuais, as mais afetadas por essas perseguições.

Perseguição Política e Operações Policiais

A denúncia apresentada exige o reconhecimento oficial da perseguição política do Estado brasileiro, destacando as operações policiais Rondão, Sapatão e Tarântula, todas na década de 1980 em São Paulo. Essas ações resultaram em prisões, torturas, exílio e “profundo sofrimento” para pessoas LGBTQIA+, além de terem feito vítimas.

Bruna Benevides, presidente da ANTRA e autora da denúncia, destacou a relevância da ação: “Esta ação é pioneira em países onde houve ditadura e pode representar a quebra de um grande paradigma considerando o processo de criminalização de nossas identidades”. Ela ressaltou as perseguições policiais sofridas pelas travestis. A denúncia foi elaborada em conjunto com alunos da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), sob a orientação da professora Lívia Gimenes Dias da Fonseca.

O documento é robusto, amparado por farta documentação, análises históricas e jurídicas, além de depoimentos de sobreviventes e vítimas. Ele descreve a Operação Tarântula, em São Paulo, como uma “caça” literal. A denúncia também resgata a história do Brasil para expor as origens da marginalização e criminalização da população LGBTQIA+ em diferentes períodos históricos. Na ditadura militar, essa perseguição foi intensificada com “novos métodos, lógicas e sistemas de opressão, de forma articulada com a ideologia de sustentação política do regime”.

Reivindicações de Reparação e Censura Artística

Como forma de reparação, as entidades reivindicam 21 ações específicas. Entre elas, estão o reconhecimento das responsabilidades do Estado, um pedido de desculpas formal, anistia coletiva, a criação de um espaço memorial em homenagem às vítimas, indenizações financeiras e a revisão de legislações que fundamentaram os atos repressivos. Outro pedido notável é a renomeação da 1ª Delegacia Seccional de Polícia Centro, com a retirada do nome “Dr. José Wilson Ricchetti”, um dos policiais acusados de atos homofóbicos.

Em São Paulo, José Wilson Richetti, chefe da Seccional da Polícia da Zona Centro, implementou a política de “Limpeza” ou “Rondão”. Essa ação consistia em batidas em locais frequentados por pessoas LGBTQIA+, que eram arbitrariamente levadas para averiguação em delegacias, sob o pretexto de contravenção penal de vadiagem e prisão cautelar. O próprio Richetti declarou à imprensa que entre 300 a 500 pessoas eram levadas diariamente para as delegacias.

A censura também foi uma ferramenta de perseguição na ditadura militar, atingindo produtos culturais com temas LGBTQIA+. A denúncia cita o livro “Feliz Ano Novo”, de Rubem Fonseca, que foi proibido e apreendido por conter contos com personagens LGBTQIA+. A autora Cassandra Rios teve 36 de seus livros proibidos pelo regime. Em entrevista à Revista Lampião, citada pela ANTRA, Cassandra desabafou sobre o impacto financeiro: “Eu tinha um padrão de vida correspondente àquilo que recebia desses 36 livros. Já imaginaram o choque? Eu não senti na hora, só vim a sentir três anos depois”. Shows de travestis também eram censurados e proibidos sem autorização prévia.

Discriminação na Imprensa e Legado da Perseguição

O documento também ressalta o papel homofóbico da imprensa da época, que associava as operações policiais contra a comunidade LGBTQIA+ a uma “limpeza”, sugerindo a ligação das vítimas com práticas ilícitas e até com a Aids. “Essas matérias, ao documentarem ações repressivas e moldarem a opinião pública contra as travestis, contribuíram para um ambiente de hostilidade e violência cujos efeitos persistem até hoje”, afirmam os autores da denúncia.

As entidades avaliam que o ambiente hostil da época contribuiu para a morte do diretor de teatro Luís Antônio Martinez, irmão de Zé Celso, do Teatro Oficina. Luís Antônio foi brutalmente assassinado com 107 facadas em seu apartamento no Rio de Janeiro. A brutalidade do crime, com pés e mãos amarrados, leva o movimento a considerar o ato como homofóbico.

Para Bruna Benevides, essa ação está diretamente ligada à valorização do envelhecimento LGBTQIA+, um tema em destaque no Mês do Orgulho LGBTQIA+ e na Parada LGBT+ de São Paulo deste ano. “A anistia pode ser um instrumento de justiça para as travestis presas injustamente, e a possibilidade de reparação para elas — e para nossa comunidade, que até hoje convive com os fantasmas destes tempos sombrios e a mácula que isso deixou contra nós no imaginário social. Tem tudo a ver com memória, envelhecimento e o reconhecimento das violações e prisões arbitrárias contra pessoas trans, em especial travestis e mulheres trans”, concluiu.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

No Dia do Estagiário, Energisa celebra trajetória inspiradora do senhor Sidnei, estagiário de 64 anos

No Dia do Estagiário, Energisa celebra trajetória inspiradora do senhor Sidnei, estagiário de 64 anos

O exemplo de Sidnei reforça o compromisso da empresa com a diversidade, inclusão e valorização da experiência profissional.
L
Festival de Música Portal da Amazônia acontece neste fim de semana em Vilhena

Festival de Música Portal da Amazônia acontece neste fim de semana em Vilhena

Evento gratuito reunirá mais de dez atrações musicais no Parque Ecológico de Vilhena.
L
Mutirão do DIU em Porto Velho supera expectativa e atende mais de 300 mulheres

Mutirão do DIU em Porto Velho supera expectativa e atende mais de 300 mulheres

Ação promovida pela Prefeitura ofereceu inserção gratuita do dispositivo contraceptivo e testes rápidos de saúde.
L
STJ nega pedido de Oruam para devolução de bens apreendidos

STJ nega pedido de Oruam para devolução de bens apreendidos

Cantor, que está preso preventivamente, teve o pedido de habeas corpus negado pelo ministro Rogério Schietti Cruz, que considerou a ação jurídica inadequada para a restituição de bens.
L
O que pode mudar com votação de projeto de proteção a crianças na internet

O que pode mudar com votação de projeto de proteção a crianças na internet

Projeto de lei, que cria mecanismos para proteger crianças e adolescentes no ambiente digital, deve ser votado na Câmara dos Deputados após o vídeo viral do influenciador Felca reacender o debate.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Fim da autoescola para CNH gera debate entre especialistas

Fim da autoescola para CNH gera debate entre especialistas

A proposta do governo de acabar com a obrigatoriedade das autoescolas divide opiniões, com a intenção de baratear o processo e diminuir a informalidade, mas levantando preocupações sobre a segurança viária.
L

Projeto “Juventude em Movimento” chega a Ji-Paraná e promove integração social por meio do esporte

Fortalecendo o protagonismo juvenil, o projeto “Juventude em Movimento” leva esporte, cultura e oportunidades para jovens em Rondônia.
L
Falta de condenação para grilagem na Amazônia é preocupante

Falta de condenação para grilagem na Amazônia é preocupante

Pesquisa revela que apenas 7% das ações judiciais sobre grilagem de terras na Amazônia resultam em punição, com um terço dos casos prescrevendo por demora.
L
Julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe tem rito definido

Julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe tem rito definido

Primeira Turma do STF inicia a sessão em setembro para decidir sobre a condenação do ex-presidente e sete aliados por crimes contra o Estado Democrático de Direito.
L
Horóscopo para segunda-feira (18/08/25) com previsões para cada signo

Horóscopo para segunda-feira (18/08/25) com previsões para cada signo

Equilibre o coração e a razão — é um momento propício para escutar a voz interna, ponderar ações e avançar com tranquilidade e sabedoria.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L
Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L
Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L
Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L

POLÍTICA

Ieda Chaves confere reforma concluída de quadra esportiva em escola agrícola de Cerejeiras

Ieda Chaves confere reforma concluída de quadra esportiva em escola agrícola de Cerejeiras

Parlamentar destinou R$ 100 mil para revitalização do espaço de lazer e integração da comunidade.
L

Eyder Brasil idealiza 1º Congresso Internacional das Comissões de Segurança das Assembleias Legislativas

Evento reunirá autoridades nacionais e internacionais para debater estratégias de combate ao crime e desafios em regiões de fronteira.
L

O juiz que enfrenta Trump | Alexandre de Moraes desafia pressões e reafirma defesa da democracia

Em entrevista ao Washington Post, ministro do STF Alexandre de Moraes relata embates com Bolsonaro, Musk e agora Donald Trump, reforçando que “não há como recuar do que devemos fazer”.
L
Pedido de Sofia Andrade garante limpeza de córrego na Rua Gruta Azul em Castanheira

Pedido de Sofia Andrade garante limpeza de córrego na Rua Gruta Azul em Castanheira

Moradores da região conviviam com descarte irregular de lixo e mato alto; solicitação da vereadora foi atendida pelo Executivo.
L
Deputado Cássio Gois apoia 1º Cacoal Country Bulls e reforça tradição cultural em Rondônia

Deputado Cássio Gois apoia 1º Cacoal Country Bulls e reforça tradição cultural em Rondônia

Evento reuniu público expressivo em três noites de festa, com rodeio e shows gratuitos que movimentaram Cacoal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil de Rondônia realiza três prisões durante a campanha Agosto Lilás em Vilhena

Polícia Civil de Rondônia realiza três prisões durante a campanha Agosto Lilás em Vilhena

As ações integram a campanha nacional Agosto Lilás, que intensifica o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher em todo o país.
10
PRF em Rondônia apreende mais de 250 kg de entorpecentes

PRF em Rondônia apreende mais de 250 kg de entorpecentes

Ocorrência aconteceu na noite do último sábado, em Pimenta Bueno
12
Pais de menores recebiam 'mesada' em caso de Hytalo

Pais de menores recebiam ‘mesada’ em caso de Hytalo

Famílias aceitavam entre R$ 2 mil e R$ 3 mil para que os filhos morassem com o influenciador, mesmo sem denúncias formais ao Conselho Tutelar.
L
Ladrão com 87 passagens pela polícia é preso escondido em forro em Copacabana

Ladrão com 87 passagens pela polícia é preso escondido em forro em Copacabana

Criminoso, de 21 anos, é detido por policiais militares após ser encontrado escondido no forro de uma loja, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
14
Mansão de Hytalo: bebida à vontade, adolescente grávida e comida controlada

Mansão de Hytalo: bebida à vontade, adolescente grávida e comida controlada

Denúncias de controle rígido, festas com bebida e “reality show” com adolescentes levam à prisão de Hytalo Santos e seu marido em São Paulo.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

UNIR participa de encontro científico preparatório para a COP 30

UNIR participa de encontro científico preparatório para a COP 30

O evento reunirá pesquisadores e representantes das instituições para debater contribuições à Agenda de Ação do Mutirão Global contra a Mudança do Clima.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI): FLAVIO EDGAR DE OLIVEIRA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E INSTALAÇAO
L

Requerimento da Licença Ambiental de Operação: A.C. DOS SANTOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO
L
GWM inicia produção nacional com três modelos e centro de P&D

GWM inicia produção nacional com três modelos e centro de P&D

Montadora chinesa investe R$ 10 bilhões e planeja exportar veículos para América Latina.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): FRIBOM PIZZARIA E TEMAKERIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS)
L
Pele de pirarucu vira item de luxo, mas pescadores da Amazônia não lucram

Pele de pirarucu vira item de luxo, mas pescadores da Amazônia não lucram

Apesar do modelo de manejo sustentável ter ajudado a preservar o pirarucu, comunidades que atuam na pesca reclamam de não serem remuneradas de forma justa pela venda da pele do peixe.
L
Ambulância chega a Candeias do Jamari com recurso destinado por Cláudia de Jesus

Ambulância chega a Candeias do Jamari com recurso destinado por Cláudia de Jesus

Veículo adquirido por emenda parlamentar de R$ 400 mil vai reforçar a saúde e o transporte de pacientes no município.
L
Felca revela que experiência pessoal o motivou a expor a adultização infantil

Felca revela que experiência pessoal o motivou a expor a adultização infantil

O humorista, que viralizou com uma denúncia sobre a exploração de menores nas redes, conta que a vivência de amigos que sofreram abuso sexual na infância o impulsionou a usar seu alcance para combater a adultização infantil.
L

Bolívia vai para o segundo turno ao eleger, praticamente, uma “zebra”, o senador Rodrigo Paz de Tarija

Ele disse que só investiu Bs 200 e venceu pelas redes sociais. Andinos decidem entre um inesperado Rodrigo Paz e Tuto Quiroga. Aquele que vencer no dia 19 de outubro enfrentará um Congresso dividido, a oposição de Evo Morales e o desafio de impulsionar a economia.
L
Governo de Rondônia registra apreensão recorde de 10,5 toneladas de drogas no primeiro semestre de 2025

Governo de Rondônia registra apreensão recorde de 10,5 toneladas de drogas no primeiro semestre de 2025

Volume já supera todo o ano de 2024 e representa prejuízo estimado em mais de R$ 200 milhões ao crime organizado.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.