Numa imagem de satélite GOES-19, a massa de ar polar já começa a influenciar o clima do Brasil, especialmente nos estados do Sudeste e Centro-Oeste. Como anunciado pela redação do News Rondônia, o frio polar também chegará a essa região, derrubando as temperaturas em Rondônia, Acre e sul do Amazonas já na noite desta segunda-feira (30).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um comunicado alertando para a queda de temperatura nas próximas horas, confirmando o que foi anunciado no sábado: a chegada do frio a partir de hoje.
Em Rondônia, os termômetros devem registrar até 12°C, principalmente nas áreas onde a massa de ar polar atuará com mais intensidade, como os municípios do sul e sudoeste do estado. Nesta segunda, Vilhena já sentirá forte declínio da temperatura, com maior intensidade na terça, quando tudo indica que o município registrará 11°C.
Esse frio de origem polar vem se estabelecendo praticamente na região metropolitana de Buenos Aires, Argentina – que hoje registou uma das tardes mais frias dos últimos cem anos. Ele provocará um ar gelado que levará muitos porto-velhenses a procurar as roupas de lã no armário.
As temperaturas devem ficar perto dos 20°C. O frio persistirá durante toda a semana, incluindo sequencias de noites geladas. Em Porto Velho, as temperaturas não irão baixar com tanta intensidade. Segundo o Inmet, a friagem, mais ou menos intensa, atingirá as regiões localizadas no Leste Rondoniense e na região do Madeira-Guaporé.