As estações meteorológicas indicam uma descida acentuada das temperaturas nos municípios do Sul e Oeste já a partir do dia 30. Em Porto Velho, as temperaturas também irão baixar, sob a influência de um sistema de baixa pressão menos intenso. Ainda assim, na quarta-feira (2), o Inmet prevê temperaturas mínimas de até 15 °C no município.
Uma massa de ar polar que se forma no norte da Argentina vai atingir o Brasil no fim de semana e início da próxima semana. Essa onda de frio, vinda do país vizinho, vai baixar a temperatura nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e também em Rondônia, no sul e sudoeste do Amazonas e no Acre.
Estudos realizados pelo Instituto MetSul indicam que o epicentro do frio está numa alta pressão de quase 1040 hPa, o que indica condições de tempo adversas. Segundo o órgão climático, essa pressão resultará no prolongamento do frio até o início de julho; a atuação dessa segunda massa de ar polar ocorrerá entre os dias 29 e 30.
Na região Norte, a incursão polar reduzirá as temperaturas em municípios de Rondônia, especialmente os localizados ao sul e oeste. A capital, Porto Velho, por estar em região de relevo mais baixo, sentirá o frio, embora com menor intensidade.
O frio, neste sistema de friagem, chegará acompanhado de chuvas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que as temperaturas em Vilhena despencarão a partir do dia 29. Para o dia 1º de julho, o município poderá registrar até 12 °C. Em Porto Velho, caso o estudo se confirme, a mínima poderá atingir 15 °C na quarta-feira (2). O Inmet alerta para o declínio de temperatura numa faixa que abrange o Sudeste do país, Rondônia, Acre e o sul e sudoeste do Amazonas.