QUARTA-FEIRA, 30/07/2025

Especialista alerta que ameaças internas à Amazônia superam externas e exigem ação integrada

Mariana Plum destaca ameaças internas do narcotráfico

Por Rafael Cardoso* – Enviado Especial - 20

Publicado em 

Especialista alerta que ameaças internas à Amazônia superam externas e exigem ação integrada
Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Amazônia é, historicamente, alvo de cobiça e interesse de estrangeiros. Europeus invadiram a região durante os séculos de colonização. Autoridades dos Estados Unidos cogitaram o mesmo em meados do século 19. No fim dos anos 1990, empresas japonesas chegaram a registrar patente do cupuaçu, fruto típico amazônico. Um caso de biopirataria.

Especialista em defesa e segurança nacional, Mariana Plum não nega esse histórico de ameaças externas. Mas entende que o foco quase exclusivo do Estado nelas ofuscou as crescentes ameaças internas à biodiversidade, aos povos e aos conhecimentos da região.

“Há inseguranças na Amazônia que afetam profundamente a nossa soberania e a de quem vive nela. Narcotráfico, tráfico ilegal, desmatamento, pesca ilegal e crime organizado transnacional. Esses são apenas alguns exemplos”, analisa a especialista.

“Facções criminosas vêm se alastrando de maneira assustadora. Crimes contra a floresta e infrações ambientais cresceram mais de 50% no último ano. A devastação da Amazônia está andando de mãos dadas com a criminalidade. Crimes que não geram nenhuma riqueza, não trazem desenvolvimento e não geram emprego”, complementa.

Mariana conversou com a reportagem da Agência Brasil no Theatro da Paz, em Belém, onde se apresentou no TEDxAmazônia 2025. As falas acima fizeram parte da palestra. O evento reuniu lideranças indígenas, pesquisadores, ativistas ambientais e artistas, que apresentaram reflexões sobre emergência climática e defesa da floresta.

Ela é diretora-executiva do Centro de Soberania e Clima, uma instituição de pesquisa que defende a Amazônia como tema central da política de segurança nacional. Tem no currículo trabalhos no Ministério da Defesa, no exército e na Escola Superior de Guerra.

Na entrevista, ela reforçou a necessidade de atuação integrada entre governos, instituições militares e sociedade civil na Amazônia. O argumento central é de que a floresta deve ser tratada como uma infraestrutura essencial à segurança nacional, que presta serviços indispensáveis à vida, como regulação climática, segurança hídrica, produção de alimentos e equilíbrio ecossistêmico.

“O que está em risco não é somente a floresta, é a capacidade do Estado de repetir os fundamentos constitucionais mais básicos de cidadania e dignidade humana. Todos esses dependentes do primeiro fundamento constitucional: a soberania. Onde o Estado não chega, o crime ocupa. E onde o crime se instala, a floresta, as pessoas e o futuro ficam sob ameaça”, disse Mariana.

Agência Brasil: Durante a palestra, você citou que um dos problemas na preservação e defesa da Amazônia é a atuação fragmentada de órgãos e profissionais responsáveis. O que seria exatamente essa fragmentação?

Mariana Plum: Usei o termo no sentido de que a gente precisa colocar todas as organizações que têm um papel na região para trabalhar de maneira conjunta. E isso significa estabelecer um plano nacional para a Amazônia, para que todos consigam estar na mesma página e trabalhar em prol dos mesmos objetivos. Quando a gente não tem um plano nacional para a região, acaba que cada ator vai fazendo aquilo que considera mais importante. Nesse processo de falta de escuta e de conversa, em vez de você caminhar para o mesmo objetivo, os caminhos seguem separados e essa não é a opção mais eficiente para resolver as questões na região.

Agência Brasil: E quem são esses atores principais na Amazônia?

Mariana Plum: A gente tem que falar primeiro do governo federal, dos diferentes governos estaduais e municipais que precisam estar todos articulados. Mas também da sociedade civil, porque ela é muito importante, porque ela também é capaz de ver e propor soluções que os tomadores de decisão muitas vezes não conseguem. Falamos também da academia, das universidades, que fazem pesquisas profundas embasadas em ciência, em metodologias que podem contribuir para formulação de políticas públicas. E a gente precisa dos indivíduos, de quem está na floresta, porque são eles que sentem e vivem diretamente o que acontece ali.

Então, não é possível a gente fazer uma política sem incluir as vozes locais, entender diferenças e complexidades da região pelos olhos deles. Só assim para implementar políticas públicas que façam sentido, não sejam desconectadas da realidade, não sejam perda de vida, de dinheiro e de tempo.

Agência Brasil: Você também citou as Forças Armadas como protagonistas importantes nesse processo, principalmente em questões de defesa do território.

Mariana Plum: A gente normalmente não olha para as Forças Armadas como tendo um papel na preservação e proteção ambiental. Claro, o papel principal delas é proteger o nosso território, proteger de ameaças externas. Mas elas estão na Amazônia há tanto tempo, há tantos anos que essa parte de preservação ambiental já faz parte do dia a dia das Forças Armadas. Então, isso é uma coisa que a gente, quando criou o Centro de Soberania Climática, pensou: como é que a gente pode resolver os problemas da Amazônia sem incluir as Forças Armadas nessa tarefa? Infelizmente, o que a gente vê no Brasil hoje são divergências, polarizações. Temos que resgatar o que a gente sempre teve, que é a capacidade de dialogar criticamente mesmo com as divergências, porque a gente só cresce a partir dessas divergências.

A partir dessas diferentes percepções, construir convergências que façam a gente avançar no nosso propósito mais importante, que é preservar a Amazônia, garantir que as populações que vivem ali sejam respeitadas, tenham direitos humanos, cidadania, oportunidades e consigam crescer e acompanhar o desenvolvimento sustentável.

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e os chefes de missões diplomáticas à Amazônia Oriental, fazem sobrevoo sobre a Floresta Nacional de Carajás e visita à mineradora Vale.

Agência Brasil: E como integrar e reforçar essa atuação das Forças Armadas na Amazônia em um momento tão crítico para a instituição? Há uma crise de imagem e de confiança depois da tentativa recente de golpe de Estado, que teve participação de lideranças militares da ativa e da reserva.

Mariana Plum: Essa questão está relacionada com o próprio tema do TEDxAmazônia 2025, que fala sobre resgate. É tentar resgatar mesmo as boas ações que são feitas com diferentes atores, o que inclui as Forças Armadas. Tentar focar no que é positivo.

Sem esquecer as coisas ruins, porque a gente aprende a partir do que é ruim, mas também focar naquilo que é positivo. Podemos crescer a partir das boas ações que já existem ali lideradas pelos militares. Mas para isso, a gente precisa voltar a conversar, a ter diálogo.

Agência Brasil: A COP 30 pode ajudar a ampliar essa percepção de que é preciso ter mais investimentos na Amazônia nesse setor de defesa?

Mariana Plum: Sem dúvida. Ano passado, a gente teve exemplos muito contundentes de como não se pode prescindir da participação das Forças Armadas em relação aos efeitos que a mudança do clima traz para o nosso país.

Vimos o que aconteceu no Rio Grande do Sul, as queimadas no Pantanal, a seca na Amazônia. Em todos esses exemplos, as Forças Armadas foram uma presença essencial, porque elas têm meios, porque elas têm capilaridade, porque elas têm um número grande de pessoas. A missão principal das Forças Armadas é proteger o país contra ameaças externas. Mas elas também têm um papel secundário, que tem se mostrado cada vez mais relevante de atuar nas questões climáticas e ambientais.

Então, precisamos incluí-las na conversa, até para que consigam se organizar melhor em conjunto com os outros atores, em conjunto com a defesa civil, que, no caso de desastres, é quem tem a liderança no processo.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Tarifaço dos EUA não deve afetar investimentos diretos no Brasil, diz Tesouro Nacional

Tarifaço dos EUA não deve afetar investimentos diretos no Brasil, diz Tesouro Nacional

Secretário Rogério Ceron afirma que empresas americanas focam no longo prazo, e plano de contingência para setores afetados já está pronto.
L
Semana da Execução Trabalhista 2025 será realizada de 15 a 19 de setembro

Semana da Execução Trabalhista 2025 será realizada de 15 a 19 de setembro

A 15ª Semana Nacional da Execução Trabalhista terá como tema 15 Anos de Transformação: a Justiça que faz Acontecer.
L
Uma palestra, um propósito: TCE-RO vive dia histórico de inspiração e engajamento coletivo

Uma palestra, um propósito: TCE-RO vive dia histórico de inspiração e engajamento coletivo

A atividade integra o Programa Sinergia e foi pensada como um marco institucional: provocar reflexões profundas sobre o papel de cada servidor na construção de uma gestão pública mais efetiva, ética e orientada ao cidadão.
L
A APRON destaca exportação de gado vivo e novas estratégias de mercado para a pecuária rondoniense

A APRON destaca exportação de gado vivo e novas estratégias de mercado para a pecuária rondoniense

Entidade reúne produtores e especialistas para discutir alternativas de mercado, ferramentas de preço e novos canais de comercialização da pecuária de corte em Rondônia.
L
Corregedoria do TRT-14 destaca atuação do Cejusc de 1º Grau durante correição

Corregedoria do TRT-14 destaca atuação do Cejusc de 1º Grau durante correição

Unidade registra mais de R$ 39 milhões em acordos durante o período correicional, e reforça o papel da mediação na pacificação de conflitos trabalhistas.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Trump assina tarifa de 50% e considera Brasil ameaça aos EUA

Trump assina tarifa de 50% e considera Brasil ameaça aos EUA

Presidente americano emite Ordem Executiva que classifica o Brasil como ameaça “incomum e extraordinária” à segurança nacional.
L

In Foco Podcast | Entrevista Jorge Lins

Nesta quarta-feira (30), às 15h, o In Foco Podcast recebe Jorge Lins, 68 anos, advogado formado pela UFS e com 50 anos dedicados ao teatro.
L

Momento Empresarial | Jailson Matias – Fisioterapeuta

Nesta quarta-feira (30), às 9h, o programa Momento Empresarial recebe o fisioterapeuta Jailson Matias para uma conversa sobre cuidados com a saúde.
L
Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (30/7) para seu signo

Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (30/7) para seu signo

Veja o que os astros reservam para o seu signo nesta quarta-feira. Amor, trabalho, saúde e finanças ganham destaque nas previsões astrológicas de hoje.
L

Talks Administração 2025 reúne profissionais e estudantes em Porto Velho

Evento especial celebra os 60 anos do Sistema CFA/CRAs com palestras, painéis e networking
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

Presidente Raduan Miguel Filho assina edital para preenchimento de cargo de desembargadora, priorizando juízas de 3ª entrância para vaga decorrente da aposentadoria de Sansão Saldanha.
L
Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Saiba como doadores de sangue, mesários e hipossuficientes podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do VII Concurso de Cartórios de Rondônia.
L
CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

Mulheres representam 60% dos candidatos no Concurso Público Nacional Unificado.
L
Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) terá amostra reponderada, refletindo o perfil populacional mais recente do país.
L

Feirão do Emprego da Prefeitura de Porto Velho oferece mais de mil vagas com entrevista imediata

Primeiro Feirão do Emprego de Porto Velho reúne mais de 150 empresas e orienta interessados sobre documentação e requisitos para participar.
L

POLÍTICA

A serviço da população, Márcio Pacele articula entregas importantes para Vista Alegre

A serviço da população, Márcio Pacele articula entregas importantes para Vista Alegre

O vereador Márcio Pacele busca agilidade na inauguração da praça e no avanço do prédio da administração distrital em Vista Alegre do Abunã, Porto Velho, em parceria com o futuro administrador Deivid Becker.
L
Cristiane Lopes Garante R$ 2,4 Milhões Adicionais para Saúde de Rondônia, Superando R$ 45 Milhões em Investimentos

Cristiane Lopes Garante R$ 2,4 Milhões Adicionais para Saúde de Rondônia, Superando R$ 45 Milhões em Investimentos

A deputada federal Cristiane Lopes destina novos recursos para custeio e infraestrutura em dez municípios rondonienses, reforçando seu compromisso com a saúde pública do estado.
L
Dra. Taíssa apresenta PL 662/24 para garantir contatos de unidades de saúde no site oficial da Sesau

Dra. Taíssa apresenta PL 662/24 para garantir contatos de unidades de saúde no site oficial da Sesau

Projeto de Lei de Dra. Taíssa centraliza telefones, e-mails e endereços de hospitais e postos no portal da Sesau para facilitar atendimento à população.
L
Dra. Taíssa percorre linhas de Nova Dimensão e reafirma compromisso com população rural de Nova Mamoré

Dra. Taíssa percorre linhas de Nova Dimensão e reafirma compromisso com população rural de Nova Mamoré

Deputada Dra. Taíssa visita propriedades em Nova Dimensão, escuta demandas e discute soluções para saúde, estradas e agricultura familiar.
L

Carla Zambelli é presa na Itália após condenação no Brasil

Deputada brasileira foi detida em Roma após alerta internacional; extradição dependerá de decisão do governo italiano
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia apreende 64 kg de maconha na capital

PRF em Rondônia apreende 64 kg de maconha na capital

Entorpecentes foram encontrados com casal que viajava com destino a Amazonas
10
Governo de RO fortalece segurança com Polícia Militar no Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

Governo de RO fortalece segurança com Polícia Militar no Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

Presença da Polícia Militar garante policiamento ostensivo e reforça tranquilidade no Arraial Flor do Maracujá, evento cultural em Porto Velho.
L
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por roubo majorado em Porto Velho

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por roubo majorado em Porto Velho

A operação integra os esforços da instituição no enfrentamento à criminalidade organizada e na repressão a delitos patrimoniais violentos, reforçando o compromisso com a segurança da sociedade rondoniense.
14
Polícia Civil cumpre medidas cautelares em investigação de perseguição contra adolescente em Ariquemes

Polícia Civil cumpre medidas cautelares em investigação de perseguição contra adolescente em Ariquemes

O investigado, de 46 anos, é acusado de perseguir reiteradamente uma adolescente de 13 anos, oferecendo caronas e abordagens com insinuações sugestivas, além de permanecer frequentemente nas imediações da residência da vítima.
12
Homem aproveita acidente para furtar ferramentas de oficina na zona leste

Homem aproveita acidente para furtar ferramentas de oficina na zona leste

Um vizinho viu a ação e alertou o dono, que verificou o furto pelas câmeras de segurança.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Jaru realiza últimos ajustes para o início do 2º semestre letivo na rede municipal de ensino

Prefeitura de Jaru realiza últimos ajustes para o início do 2º semestre letivo na rede municipal de ensino

Mais de 5 mil alunos voltam às aulas a partir desta quinta-feira, 31
L
Conab realizará pregão para contratação de transporte de milho em grãos

ONU/UNOPS seleciona empresa para iniciar obras da unidade armazenadora da Conab em Ponta Grossa

Edital de licitação fica aberto até o dia 25 de agosto e contempla impermeabilização e pintura dos armazéns graneleiros da unidade
L
TCU e Observatório Social do Brasil abrem cadastro para força-tarefa voluntária em obras de escolas

TCU e Observatório Social do Brasil abrem cadastro para força-tarefa voluntária em obras de escolas

Iniciativa busca cidadãos para fiscalizar a retomada de obras de escolas e creches em todo o país, oferecendo capacitação e certificados.
L
MPRO recebe Nota Técnica para fiscalizar exercício profissional em Rondônia

MPRO recebe Nota Técnica para fiscalizar exercício profissional em Rondônia

Documento conjunto do Cremero e CRO vai auxiliar o Ministério Público de Rondônia a combater procedimentos estéticos e cirúrgicos irregulares no estado.
L

Edital de Convocação – AGE: SINTELPES/RO

Rua Nicarágua nº 2004; sala 01, bairro: Nova Porto Velho em Porto Velho
L
Ações humanitárias evitam separação familiar de 1.200 crianças e adolescentes no Brasil

Ações humanitárias evitam separação familiar de 1.200 crianças e adolescentes no Brasil

Estudo da organização Aldeias Infantis SOS revela sucesso na prevenção do acolhimento institucional por meio do fortalecimento de vínculos familiares.
L
Professores de Rondônia levam experiências em formação continuada para a Expoeduc 2025

Professores de Rondônia levam experiências em formação continuada para a Expoeduc 2025

Com apoio da Seduc, educadores da rede estadual representaram Rondônia na Expoeduc 2025, destacando avanços nos índices educacionais por meio de formação continuada.
L
AGU considera sanções dos EUA contra Moraes "arbitrárias e injustificáveis"

AGU considera sanções dos EUA contra Moraes “arbitrárias e injustificáveis”

O advogado-geral da União, Jorge Messias, repudiou a medida americana, classificando-a como um grave ataque à soberania brasileira.
L
Boi-Bumbá Estrela de Fogo leva tema Caboclo da Amazônia ao Arraial Flor do Maracujá 2025

Boi-Bumbá Estrela de Fogo leva tema Caboclo da Amazônia ao Arraial Flor do Maracujá 2025

Com apresentação no dia 6 de agosto, Boi-Bumbá Estrela de Fogo celebra a vida ribeirinha e as lendas amazônicas no maior festival folclórico de Rondônia.
L
Lula lamenta morte de servidores do IBGE em combate a incêndio no DF

Lula lamenta morte de servidores do IBGE em combate a incêndio no DF

Valmir de Souza e Silva e Manoel José de Souza Neto faleceram ao tentar proteger a Reserva Ecológica do IBGE de um incêndio.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.