SEGUNDA-FEIRA, 16/03/2026

Em destaque

IFRO apresenta mais de 20 projetos na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

As ações estão distribuídas em formato de banners e exposições de produtos na Vitrine Tecnológica.

Por ASCOM IFRO - 30

Publicado em 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participa da 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, a ser realizada entre os dias 26 e 31 de maio de 2025, em Ji-Paraná (RO). Serão levados mais de 20 projetos de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação. As ações estão distribuídas em formato de banners e exposições de produtos na Vitrine Tecnológica, além de visitas técnicas organizadas por campi da instituição.

IFRO apresenta mais de 20 projetos na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Ao todo, nove unidades do IFRO integram o evento. Os Campi Cacoal, Porto Velho Calama, Ji-Paraná, Jaru, Porto Velho Zona Norte e Colorado do Oeste apresentam projetos, enquanto os Campi Vilhena, Ariquemes e São Miguel do Guaporé realizam visitas técnicas. A organização geral das ações no evento é feita pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex/IFRO), com apoio do Campus Ji-Paraná, que está no município que sedia a feira.

Entre os projetos apresentados estão iniciativas como o “Games e Café“, do Campus Cacoal, que desenvolve jogos eletrônicos com a ferramenta GameMaker; o Planetário do Campus Calama, voltado à popularização da astronomia; e projetos interdisciplinares do Campus Ji-Paraná, envolvendo robótica, análise de solos, glossário de solo, produção de manteigas vegetais e uso de armadilhas para captura de insetos florestais.

A unidade de Ji-Paraná terá o maior número de exposições, com projetos desenvolvidos a partir de editais institucionais, como o Edital de Extensão nº 23/2024/PROEX/IFRO e o Edital nº 11/2025/JIPA-CGAB/IFRO, contemplando temas como bioeconomia, tingimento vegetal e comunicação indígena, entre outros.

Entre os macroprojetos institucionais em destaque está a Escola do Chocolate, conduzida pelos Campi Jaru e Ji-Paraná. O projeto acompanha a cadeia produtiva do cacau, desde o cultivo até a produção de chocolate artesanal. O Cidadania Plena, voltado à promoção de direitos civis e inclusão social. E o Proinfe, iniciativa que trabalha com a informatização de escolas municipais e a formação continuada de professores.

As apresentações ocorrem conforme escala pelos campi e de acordo com a programação da Feira. A presença do IFRO também inclui a integração à programação oficial do evento, com apresentações de projetos dos Campi Jaru, Porto Velho Calama e Zona Norte. Segundo a organização, “os projetos visam fortalecer os arranjos produtivos locais e ampliar o suporte técnico oferecido às comunidades em Rondônia”.

Projetos e produtos inovadores

Na programação, entre os dias 26 e 31 de maio, o IFRO terá participação em ciência, tecnologia, inovação, educação e inclusão dentro da Rondônia Rural Show Internacional, já consolidada como um dos maiores eventos do agronegócio da região Norte. Com a presença de seus campi, o IFRO leva ao público uma amostra significativa do que vem sendo desenvolvido no âmbito da pesquisa aplicada, da extensão tecnológica e da formação profissional, promovendo a integração entre conhecimento científico e as demandas da sociedade.

Durante toda a semana, visitantes poderão conhecer de perto uma série de projetos científicos, produtos tecnológicos e protótipos desenvolvidos por estudantes e servidores. Dentre os destaques, estão:

  • Aplicativos inclusivos voltados à comunicação em Libras, como o “SignWriter Fácil” e um glossário específico para a área de Ciências Humanas;
  • Traduções acessíveis, como o projeto “Códigos Silenciosos”, que adapta obras literárias para a Língua Brasileira de Sinais (Libras);
  • Tabela periódica 3D e interativa, facilitando o ensino da química de maneira lúdica;
  • Produtos e estudos com plantas bioativas, contribuindo para o uso sustentável da biodiversidade amazônica;
  • Biodigestores anaeróbios, como solução sustentável para o tratamento de resíduos orgânicos;
  • Armadilhas passivas e ativas para controle de pragas agrícolas, voltadas ao pequeno produtor rural;
  • Jogos digitais educativos e iniciativas como o projeto “Games e Café’, que unem tecnologia e cultura.

Dentre as participações, no dia 29 de maio, o Centro de Inovação Tecnológica (CIT) do Campus Porto Velho Zona Norte do IFRO levará para a Rondônia Rural Show 2025 três projetos voltados à inclusão, educação e desenvolvimento sustentável. O primeiro deles é o LeDuc, aplicativo educacional idealizado por estudantes do ensino médio integrado que utiliza gamificação e uma interface acessível para auxiliar na formação de jovens e adultos. O projeto, em desenvolvimento desde 2024, será apresentado nos estandes do IFRO e da Sedec (Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Rondônia).

Levará também o MapEdu+, uma plataforma em formato de aplicativo e site que mapeia escolas com suporte para alunos com altas habilidades, necessidades específicas ou neurodivergência. A iniciativa é conduzida por estudantes em parceria com a Escola Barão de Solimões. E o projeto “RibeirIFRO” foca nas comunidades ribeirinhas do Baixo e Médio Madeira, promovendo capacitações técnicas em boas práticas na manipulação e beneficiamento do pescado, aliadas ao uso de ciência de dados e mapeamento participativo para subsidiar políticas públicas mais justas. Todos os projetos têm coordenação do Professor Ranieri Braga dos Santos, que também fará apresentações específicas no estande da Sedec e no palco de piscicultura da Seagri (Secretaria de Estado de Agricultura), abordando o uso de ciência de dados na cadeia produtiva do pescado, em parceria com o Professor Raniere Garcez, da UNIR (Universidade Federal de Rondônia).

O compromisso com a inclusão social e educacional será um dos pontos fortes da participação de todos do IFRO no evento. Projetos voltados à acessibilidade, como os aplicativos e materiais didáticos em Libras, mostram a importância de tornar o conhecimento acessível à comunidade. Além disso, estudantes e servidores dos Campi Ji-Paraná, Cacoal, Jaru, Porto Velho Calama e Porto Velho Zona Norte apresentarão banners científicos com temas que vão desde capacitações em saúde até tecnologias aplicadas ao campo, mostrando a diversidade das ações desenvolvidas pela instituição.

De acordo com os coordenadores das ações, a presença do IFRO na Rondônia Rural Show 2025 reforça seu papel como instituição pública comprometida com o desenvolvimento sustentável da Amazônia. A Feira é uma oportunidade para o público conhecer os impactos da ciência e da educação técnica na vida das pessoas, principalmente nas áreas rural e produtiva.

A programação ocorre diariamente, com apresentações e exposições a partir das 8 horas e contará com a participação de alunos, professores e pesquisadores que estarão no local para dialogar com a comunidade e apresentar os resultados de suas iniciativas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 105 milhões

Concurso 2.984 da Mega-Sena não teve ganhador na faixa principal e prêmio principal acumula para o próximo sorteio, marcado para terça-feira
L

Saúde de Bolsonaro: relatório aponta piora rápida antes da internação

Documentos da equipe médica que acompanhava o ex-presidente registram evolução acelerada do quadro clínico, com queda na saturação de oxigênio e febre antes da transferência para hospital
L

Dr. Marcelo Almeida explica abdominoplastia com cicatriz reduzida

O cirurgião plástico Dr. Marcelo Almeida detalha como planejamento individualizado e tecnologias modernas permitem reduzir a cicatriz da abdominoplastia em casos selecionados.
L

Justiça do Trabalho anula registro sindical em disputa entre entidades de Rondônia

A Justiça do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) declarou a nulidade do registro sindical do SINDLIMPRO, sindicato que atua no setor de limpeza urbana e serviços de asseio e conservação em Rondônia. 
L

Alerta de temporais: Rondônia pode enfrentar chuvas intensas neste fim de semana

Previsão indica que domingo (15) pode registrar chuvas ainda mais intensas em Porto Velho, com risco de tempestades, raios e grande volume de água em curto período.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sofia Andrade participa de grande encontro do PL e fortalece caminho para pré-candidatura à Câmara Federal

Sofia Andrade participa de grande encontro do PL e fortalece caminho para pré-candidatura à Câmara Federal

O evento, contou contou com a presença do senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato à Presidência da República e o senador Marcos Rogério, pré-candidato ao governo de Rondônia. O evento marcou um momento de articulação política e fortalecimento do grupo conservador no estado.
L
Nota de Pesar: Rozilda Pereira dos Reis Santos

Nota de Pesar: Rozilda Pereira dos Reis Santos

Rozilda era uma profissional dedicada, atuando como cabeleireira, uma carreira que amava e na qual se destacava. Seu talento para cortar cabelos encantou muitos, e sua presença será eternamente lembrada por todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.
L
Presença de Flávio Bolsonaro marca encontro político do PL em Ji-Paraná que reuniu lideranças de Rondônia

Presença de Flávio Bolsonaro marca encontro político do PL em Ji-Paraná que reuniu lideranças de Rondônia

O evento também contou com a participação do deputado federal Fernando Máximo, da vereadora de Porto Velho Sofia Andrade, do vereador da capital Pedro Geovar e do empresário Bruno Scheid, que acompanha as articulações políticas com vistas às eleições de 2026.
L
Bolsonaro apresenta piora na função renal e aumento de inflamação em Brasília

Bolsonaro apresenta piora na função renal e aumento de inflamação em Brasília

Ex-presidente segue internado na UTI com broncopneumonia bilateral; boletim médico indica estabilidade clínica apesar do agravamento renal.
L
Saúde aumenta em 15% repasses para hemodiálise no SUS

Saúde aumenta em 15% repasses para hemodiálise no SUS

Medida integra programa Agora Tem Especialistas e busca reduzir tempo de espera por tratamento renal.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Fernando Máximo fala em “festa da democracia” durante encontro político em Ji-Paraná e aposta em novas lideranças para mudar o Brasil

Durante evento que reuniu lideranças políticas e famílias de várias regiões de Rondônia, o deputado destacou mobilização popular e afirmou que o país pode mudar com escolhas nas próximas eleições.
L
Governo federal mobiliza R$ 179 bilhões para transição ecológica desde 2023

Governo federal mobiliza R$ 179 bilhões para transição ecológica desde 2023

Recursos provenientes do Fundo Clima e do programa Eco Invest Brasil somam investimentos recordes em sustentabilidade e recuperação ambiental.
L
Vereadores aprovam reajuste do piso dos professores em Itapuã do Oeste

Vereadores aprovam reajuste do piso dos professores em Itapuã do Oeste

Atualização salarial segue piso nacional do magistério autorizado pelo governo federal.
L
MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas contra Erika Hilton

MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas contra Erika Hilton

Ação pede R$ 10 milhões em danos morais coletivos após declarações consideradas transfóbicas feitas durante programa de TV.
L
Dra. Taíssa celebra Dia das Mulheres com idosas de Guajará-Mirim em momento de valorização

Dra. Taíssa celebra Dia das Mulheres com idosas de Guajará-Mirim em momento de valorização

Deputada destaca sabedoria e trajetórias de vida durante homenagem na Associação dos Idosos do município
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista fica ferida após carro avançar preferencial em Porto Velho

Acidente entre um Gol e uma motocicleta Biz deixou uma mulher ferida no cruzamento da Rua da Beira com a Avenida Guaporé, no bairro Três Marias, na manhã deste domingo (15).
14

Casal e comparsa são presos por tráfico em bar no Caladinho

Equipe do sgt Machado prende três suspeitos com maconha e cocaína em bar usado como ponto de venda de drogas na zona sul de Porto Velho, na madrugada deste domingo (15).
14
BPTAR prende suspeito de 21 anos por tráfico de drogas no Residencial Orgulho do Madeira

BPTAR prende suspeito de 21 anos por tráfico de drogas no Residencial Orgulho do Madeira

Ação coordenada pelas operações Máximus e OPEDS resultou na apreensão de mais de 1 kg de maconha, cocaína e um simulacro de pistola.
10
Apenado monitorado é preso com poste furtado após denúncia de violência doméstica

Apenado monitorado é preso com poste furtado após denúncia de violência doméstica

Suspeito, que já responde por tráfico, foi localizado após briga de casal e alegou ter comprado o material de iluminação por valor muito abaixo do mercado.
14
"Kanon do CV", foragido da Operação Audácia, é preso em ação da PM na zona leste

“Kanon do CV”, foragido da Operação Audácia, é preso em ação da PM na zona leste

Criminoso de alta periculosidade era alvo de investigação do Ministério Público contra ataques a prédios públicos em Rondônia.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de convocação: (AGO) ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS NOVA ESPERANÇA-ASPRONE

A realizar-se no dia 24 de março de 2026, no barracão do secador de café associação, situada na Linha 55 B, Gleba Quarta Cachoeira, PF Alto Madeira, Lote n. 01/75, Candeias do Jamari/RO.
L
O Agente Secreto: vitória histórica no Spirit Awards

A gente e o Agente por Moisés Selva Santiago

Confira o artigo sobre o filme AGENTE SECRETO, candidato ao Oscar. Grato.
L
Circo de Tradição Familiar se torna Patrimônio Cultural do Brasil

Circo de Tradição Familiar se torna Patrimônio Cultural do Brasil

Reconhecimento do Iphan celebra a história da família Zanchettini e a resistência da arte circense itinerante e familiar.
L
Embaixada dos EUA no Iraque é atingida por míssil em escalada de tensões

Embaixada dos EUA no Iraque é atingida por míssil em escalada de tensões

Ataque em Bagdá ocorre após bombardeio norte-americano a alvos militares na Ilha Kharg, principal terminal petrolífero do Irã.
L
Presidente interina da Venezuela pede fim das sanções em reunião com a Colômbia

Presidente interina da Venezuela pede fim das sanções em reunião com a Colômbia

Delcy Rodríguez classificou encontro como produtivo e enviou mensagem direta a Donald Trump para suspensão de medidas coercitivas.
L
Pós-NRF reúne empresários para debater tendências do varejo em Porto Velho

Pós-NRF reúne empresários para debater tendências do varejo em Porto Velho

Evento realizado no shopping da capital de Rondônia apresentou insights globais sobre inovação, inteligência artificial e experiência do consumidor no setor varejista.
L
Cinema brasileiro vive momento de prestígio internacional

Cinema brasileiro vive momento de prestígio internacional

Apesar do reconhecimento em festivais e premiações, especialistas apontam desafio para ampliar público nas salas.
L
Privatização da BR Distribuidora pode prejudicar consumidor em momentos de crise

Privatização da BR Distribuidora pode prejudicar consumidor em momentos de crise

Especialistas apontam que venda da empresa reduziu capacidade de intervenção do Estado no mercado de combustíveis.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 75 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 75 milhões neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 20h em lotéricas ou pela internet.
L