SEXTA-FEIRA, 13/02/2026

Em destaque

IFRO apresenta mais de 20 projetos na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

As ações estão distribuídas em formato de banners e exposições de produtos na Vitrine Tecnológica.

Por ASCOM IFRO - 30

Publicado em 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participa da 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, a ser realizada entre os dias 26 e 31 de maio de 2025, em Ji-Paraná (RO). Serão levados mais de 20 projetos de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação. As ações estão distribuídas em formato de banners e exposições de produtos na Vitrine Tecnológica, além de visitas técnicas organizadas por campi da instituição.

IFRO apresenta mais de 20 projetos na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Ao todo, nove unidades do IFRO integram o evento. Os Campi Cacoal, Porto Velho Calama, Ji-Paraná, Jaru, Porto Velho Zona Norte e Colorado do Oeste apresentam projetos, enquanto os Campi Vilhena, Ariquemes e São Miguel do Guaporé realizam visitas técnicas. A organização geral das ações no evento é feita pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex/IFRO), com apoio do Campus Ji-Paraná, que está no município que sedia a feira.

Entre os projetos apresentados estão iniciativas como o “Games e Café“, do Campus Cacoal, que desenvolve jogos eletrônicos com a ferramenta GameMaker; o Planetário do Campus Calama, voltado à popularização da astronomia; e projetos interdisciplinares do Campus Ji-Paraná, envolvendo robótica, análise de solos, glossário de solo, produção de manteigas vegetais e uso de armadilhas para captura de insetos florestais.

A unidade de Ji-Paraná terá o maior número de exposições, com projetos desenvolvidos a partir de editais institucionais, como o Edital de Extensão nº 23/2024/PROEX/IFRO e o Edital nº 11/2025/JIPA-CGAB/IFRO, contemplando temas como bioeconomia, tingimento vegetal e comunicação indígena, entre outros.

Entre os macroprojetos institucionais em destaque está a Escola do Chocolate, conduzida pelos Campi Jaru e Ji-Paraná. O projeto acompanha a cadeia produtiva do cacau, desde o cultivo até a produção de chocolate artesanal. O Cidadania Plena, voltado à promoção de direitos civis e inclusão social. E o Proinfe, iniciativa que trabalha com a informatização de escolas municipais e a formação continuada de professores.

As apresentações ocorrem conforme escala pelos campi e de acordo com a programação da Feira. A presença do IFRO também inclui a integração à programação oficial do evento, com apresentações de projetos dos Campi Jaru, Porto Velho Calama e Zona Norte. Segundo a organização, “os projetos visam fortalecer os arranjos produtivos locais e ampliar o suporte técnico oferecido às comunidades em Rondônia”.

Projetos e produtos inovadores

Na programação, entre os dias 26 e 31 de maio, o IFRO terá participação em ciência, tecnologia, inovação, educação e inclusão dentro da Rondônia Rural Show Internacional, já consolidada como um dos maiores eventos do agronegócio da região Norte. Com a presença de seus campi, o IFRO leva ao público uma amostra significativa do que vem sendo desenvolvido no âmbito da pesquisa aplicada, da extensão tecnológica e da formação profissional, promovendo a integração entre conhecimento científico e as demandas da sociedade.

Durante toda a semana, visitantes poderão conhecer de perto uma série de projetos científicos, produtos tecnológicos e protótipos desenvolvidos por estudantes e servidores. Dentre os destaques, estão:

  • Aplicativos inclusivos voltados à comunicação em Libras, como o “SignWriter Fácil” e um glossário específico para a área de Ciências Humanas;
  • Traduções acessíveis, como o projeto “Códigos Silenciosos”, que adapta obras literárias para a Língua Brasileira de Sinais (Libras);
  • Tabela periódica 3D e interativa, facilitando o ensino da química de maneira lúdica;
  • Produtos e estudos com plantas bioativas, contribuindo para o uso sustentável da biodiversidade amazônica;
  • Biodigestores anaeróbios, como solução sustentável para o tratamento de resíduos orgânicos;
  • Armadilhas passivas e ativas para controle de pragas agrícolas, voltadas ao pequeno produtor rural;
  • Jogos digitais educativos e iniciativas como o projeto “Games e Café’, que unem tecnologia e cultura.

Dentre as participações, no dia 29 de maio, o Centro de Inovação Tecnológica (CIT) do Campus Porto Velho Zona Norte do IFRO levará para a Rondônia Rural Show 2025 três projetos voltados à inclusão, educação e desenvolvimento sustentável. O primeiro deles é o LeDuc, aplicativo educacional idealizado por estudantes do ensino médio integrado que utiliza gamificação e uma interface acessível para auxiliar na formação de jovens e adultos. O projeto, em desenvolvimento desde 2024, será apresentado nos estandes do IFRO e da Sedec (Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Rondônia).

Levará também o MapEdu+, uma plataforma em formato de aplicativo e site que mapeia escolas com suporte para alunos com altas habilidades, necessidades específicas ou neurodivergência. A iniciativa é conduzida por estudantes em parceria com a Escola Barão de Solimões. E o projeto “RibeirIFRO” foca nas comunidades ribeirinhas do Baixo e Médio Madeira, promovendo capacitações técnicas em boas práticas na manipulação e beneficiamento do pescado, aliadas ao uso de ciência de dados e mapeamento participativo para subsidiar políticas públicas mais justas. Todos os projetos têm coordenação do Professor Ranieri Braga dos Santos, que também fará apresentações específicas no estande da Sedec e no palco de piscicultura da Seagri (Secretaria de Estado de Agricultura), abordando o uso de ciência de dados na cadeia produtiva do pescado, em parceria com o Professor Raniere Garcez, da UNIR (Universidade Federal de Rondônia).

O compromisso com a inclusão social e educacional será um dos pontos fortes da participação de todos do IFRO no evento. Projetos voltados à acessibilidade, como os aplicativos e materiais didáticos em Libras, mostram a importância de tornar o conhecimento acessível à comunidade. Além disso, estudantes e servidores dos Campi Ji-Paraná, Cacoal, Jaru, Porto Velho Calama e Porto Velho Zona Norte apresentarão banners científicos com temas que vão desde capacitações em saúde até tecnologias aplicadas ao campo, mostrando a diversidade das ações desenvolvidas pela instituição.

De acordo com os coordenadores das ações, a presença do IFRO na Rondônia Rural Show 2025 reforça seu papel como instituição pública comprometida com o desenvolvimento sustentável da Amazônia. A Feira é uma oportunidade para o público conhecer os impactos da ciência e da educação técnica na vida das pessoas, principalmente nas áreas rural e produtiva.

A programação ocorre diariamente, com apresentações e exposições a partir das 8 horas e contará com a participação de alunos, professores e pesquisadores que estarão no local para dialogar com a comunidade e apresentar os resultados de suas iniciativas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nova 364 e PRF conscientizam motorista na saída do feriado de carnaval

Nova 364 e PRF conscientizam motorista na saída do feriado de carnaval

Ação foi realizada nesta quinta e sexta-feira, 12 e 13, na BR-364.
L
Prefeitura de Jaru realiza demolição de casas às margens do Rio Jaru

Prefeitura de Jaru realiza demolição de casas às margens do Rio Jaru

Famílias foram indenizadas e local passará por processo de arborização e revitalização.
L
Cine Araújo promove sessão gratuita de "Tainá e os Guardiões da Amazônia" no Porto Velho Shopping

Cine Araújo promove sessão gratuita de “Tainá e os Guardiões da Amazônia” no Porto Velho Shopping

A ação amplia o acesso da população a produções nacionais e oferece uma opção de lazer durante o fim de semana. A exibição faz parte de uma agenda de iniciativas voltadas à valorização do cinema brasileiro.
L
Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Etapa estadual premia educadores que se destacaram com uma educação inovadora e mais inclusiva no estado de Rondônia.
L
De bloco em bloco: Tecnologia auxilia a mobilidade urbana em Porto Velho durante o "Béra Folia"

De bloco em bloco: Tecnologia auxilia a mobilidade urbana em Porto Velho durante o “Béra Folia”

Com interdições em vias principais e mudanças no fluxo do transporte coletivo, aplicativo Cittamobi torna-se aliado essencial para foliões que buscam agilidade e segurança nos trajetos de ônibus.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Bora Ali: Camila Schiavinato Canova e os caminhos do turismo em Rondônia

Bora Ali: Camila Schiavinato Canova e os caminhos do turismo em Rondônia

Programa Bora Ali entrevista Camila Schiavinato Canova sobre políticas públicas, Expo Turismo e inclusão por meio do Turismo Social no estado.
L
Moraes vota pela manutenção de condenação da cúpula da PMDF

Moraes vota pela manutenção de condenação da cúpula da PMDF

Relator do caso no STF rejeitou recursos de ex-comandantes por omissão no 8 de janeiro; ministros têm até o dia 24 de fevereiro para concluir o julgamento virtual.
L
Maioridade penal aos 14 anos? Brasil deveria seguir o modelo da Argentina?

Maioridade penal aos 14 anos? Brasil deveria seguir o modelo da Argentina?

Câmara argentina aprova novo Código Penal Juvenil e baixa responsabilidade penal para 14 anos; tema volta ao centro do debate sobre segurança pública no Brasil.
L

Nota de pesar: Zélia Melo de Oliveira dos Santos

Nascida em Manicoré e radicada em Porto Velho, Zélia Melo de Oliveira dos Santos deixa um legado de fé, amor à família e acolhimento que seguirá vivo na memória de todos.
L
Prazo para comprovar informações do Prouni 2026 termina hoje

Prazo para comprovar informações do Prouni 2026 termina hoje

Estudantes pré-selecionados na primeira chamada devem apresentar documentos de renda e escolaridade nas faculdades para garantir bolsas de estudo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Flávio Dino vota por afastar Lei da Anistia em crimes permanentes

Flávio Dino vota por afastar Lei da Anistia em crimes permanentes

Ministro defende que perdão legal não alcança delitos como ocultação de cadáver e sequestro que se estenderam além de 1979; julgamento foi suspenso por pedido de vista.
L
André Mendonça assume relatoria do caso Master e se reúne com a PF

André Mendonça assume relatoria do caso Master e se reúne com a PF

Ministro do STF lidera inquérito sobre fraudes bancárias após saída de Dias Toffoli; magistrado busca atualização sobre dados colhidos em aparelhos apreendidos.
L
Chrisóstomo relata projeto que protege equipamentos da mineração

Chrisóstomo relata projeto que protege equipamentos da mineração

Proposta aprovada em comissão da Câmara dos Deputados do Brasil cria regras para destinação de máquinas apreendidas e busca segurança jurídica a trabalhadores do setor.
L
Cláudia de Jesus garante R$ 581 mil para centro esportivo

Cláudia de Jesus garante R$ 581 mil para centro esportivo

Emenda parlamentar assegura recursos para construção de quadra no Centro Educativo Dom Bosco, em Ji-Paraná.
L
Pedro Fernandes amplia cirurgias e reduz fila do SUS

Pedro Fernandes amplia cirurgias e reduz fila do SUS

Deputado estadual destaca estruturação do Centro Cirúrgico de Cujubim e destinação de recursos para cirurgias eletivas em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Casal é preso pela PM após furto em residência na zona sul de Porto Velho

Casal é preso pela PM após furto em residência na zona sul de Porto Velho

Homem e mulher foram detidos no bairro Castanheiras após cerco policial; militares precisaram usar spray de pimenta para conter populares que tentaram intervir na ação.
14
Em publicação, secretário revela motivo de atirar em filhos e se matar, em GO

Em publicação, secretário revela motivo de atirar em filhos e se matar, em GO

Thales publicou mensagem em rede social citando crise conjugal antes de atirar contra os filhos e cometer suicídio; documento foi apagado logo depois.
18
Secretário mata filho e comete suicídio em Itumbiara

Secretário mata filho e comete suicídio em Itumbiara

Secretário Thales atirou contra os próprios filhos antes de tirar a vida; criança de 8 anos segue internada em estado gravíssimo em Goiás.
18
Policia Civil recupera carro levado por ex-dono em Porto Velho

Policia Civil recupera carro levado por ex-dono em Porto Velho

Automóvel havia sido subtraído na região central; investigação aponta que antigo proprietário cometeu o ato devido a uma suposta dívida com a atual dona.
10
Polícia Federal prende investigado por abuso infantil em Porto Velho

Polícia Federal prende investigado por abuso infantil em Porto Velho

Ação realizada no âmbito da Operação Octagonum cumpriu mandado de prisão preventiva contra homem suspeito de produzir e compartilhar material ilícito na rede.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga: NUCLEO DE MEDICINA INTEGRATIVA DRA FERNANDA NATHALIA LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEO.
L
Manutenção preventiva dos pneus reduz riscos nas estradas no Carnaval

Manutenção preventiva dos pneus reduz riscos nas estradas no Carnaval

Feriado prolongado exige revisão completa antes de enfrentar rodovias movimentadas
L

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental – WITT TRADING LTDA

RENOVAÇÃO DE LICENÇA AMBIENTAL SUL 229.
L
Aeroportos da Infraero devem receber 120 mil passageiros no carnaval

Aeroportos da Infraero devem receber 120 mil passageiros no carnaval

Santos Dumont lidera o fluxo com expectativa de 110 mil viajantes; empresa programa mais de mil voos e recomenda antecedência de 90 minutos para o embarque.
L
Carnaval terá calor intenso e pancadas de chuva em capitais brasileiras

Carnaval terá calor intenso e pancadas de chuva em capitais brasileiras

Meteorologista do Inmet prevê temperaturas de até 36°C no Rio de Janeiro e alerta para riscos de tempestades no Sul e em áreas da Região Norte.
L
Número de ambulantes formalizados como MEI cresce 45% em dois anos

Número de ambulantes formalizados como MEI cresce 45% em dois anos

Dados do Sebrae mostram que mais de 56 mil trabalhadores de rua se registraram em 2025; estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia lideram o movimento.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.