Durante a Rondônia Rural Show Internacional, que acontece de 26 a 31 de maio em Ji-Paraná, o espaço do Sebrae Rondônia volta a se destacar como ponto central de debates relevantes para o setor produtivo — especialmente para micro e pequenos empreendedores.
Para 2025, a presença do Sebrae já está confirmada com uma série de agendas institucionais estratégicas. Entre elas, está a tradicional reunião ordinária do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), que será realizada no estande do Sebrae, reforçando a importância da participação da entidade na maior feira de agronegócio da Região Norte. A 5ª reunião do CDE está prevista para acontecer na quarta-feira, dia 28.
Ao longo dos seis dias de evento, diversas instituições se reunirão no espaço do Sebrae para discutir temas essenciais ao desenvolvimento regional. A FAPERO, a Unir e o Ifro debaterão a criação de um Centro de Tecnologia. O consórcio CISAM vai abordar o serviço de inspeção municipal, enquanto a AROM reunirá prefeitos para discutir estratégias de desenvolvimento local.
Produtores de café robusta terão um encontro voltado para tecnologia na lavoura. O FROMIMPE também terá espaço para dialogar com instituições e associações. Já as cooperativas de crédito foram convidadas a conhecer o projeto Conexão Financeira, iniciativa do Sebrae para facilitar o acesso a soluções financeiras.
Outras pautas importantes incluem uma reunião do Conselho Nacional das Mulheres Empreendedoras (CMEC), um debate sobre produção sustentável de cacau e discussões com associações comerciais sobre a reforma tributária, tema essencial para o ambiente de negócios. Também será apresentado o Sistema de Informações Socioeconômicas Empresariais de Cacoal.
A programação tem como foco principal a desburocratização, simplificação e melhoria do ambiente empreendedor. O objetivo é claro: tornar o ato de empreender menos hostil e mais produtivo, gerando emprego, renda e cidadania.