SEXTA-FEIRA, 12/09/2025
Publicidade
SICRED

Segurança da 12ª Rondônia Rural Show Internacional é reforçada pelo Governo de RO

Além do patrulhamento preventivo, a PMRO estará preparada para agir de forma rápida e eficaz em caso de ocorrências, como furtos, roubos ou outras situações que possam comprometer a segurança do público.

Por Simoni Marinho |Secom|Gov-RO - 010

Publicado em 

Atualizado em 

Segurança da 12ª Rondônia Rural Show Internacional é reforçada pelo Governo de RO
Fotos: Daiane Mendonça e Arquivo Secom

A 12ª edição da maior feira de agronegócios da Região Norte, a Rondônia Rural Show Internacional, que acontecerá entre os dias 26 e 31 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, terá um esquema de segurança reforçado para garantir a tranquilidade das pessoas que estarão presente durante os dias do evento. Seguindo o modelo de sucesso dos anos anteriores, o evento contará com a presença ostensiva das forças de segurança estaduais, incluindo a Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), além do apoio estratégico do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel).

A experiência dos anos anteriores demonstra a eficácia dessa estratégia, que contribuiu significativamente para a ausência de incidentes graves durante o evento.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o reforço na segurança durante todos os dias do evento, visa o bem-estar e a tranquilidade de todos os participantes da feira. “A Polícia Militar estará presente e atuante, com um planejamento estratégico que visa garantir a ordem, a segurança patrimonial e, principalmente, a segurança de todas as pessoas que participarão da feira”, ressaltou.

EFETIVO REFORÇADO

Segurança da 12ª Rondônia Rural Show Internacional é reforçada pelo Governo de RO - News Rondônia
Patrulhamento será ostensivo a pé, em motocicletas e viaturas

A Polícia Militar de Rondônia terá um efetivo robusto durante todos os dias da Rondônia Rural Show Internacional. Policiais militares realizarão patrulhamento ostensivo a pé, em motocicletas e viaturas em toda a área do evento, incluindo estacionamentos e vias de acesso. O objetivo é coibir a criminalidade e garantir a ordem pública.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, o esquema montado é proporcional a magnitude da feira. “Montamos um esquema robusto de segurança para a Rondônia Rural Show, com atuação integrada das forças policiais, monitoramento por câmeras e patrulhamento reforçado. Nosso foco é garantir um evento seguro e tranquilo para todos, fortalecendo o compromisso do governo de Rondônia com a segurança pública e o sucesso da feira”, evidenciou.

ESTRUTURA DE SEGURANÇA 

Além do patrulhamento preventivo, a PMRO estará preparada para agir de forma rápida e eficaz em caso de ocorrências, como furtos, roubos ou outras situações que possam comprometer a segurança do público.

Segundo o Comandante do 2ºBPM de Ji-Paraná, Tenente Coronel Edvaldo de Araújo Elias, haverá policiamento ostensivo geral na área do evento, tanto no interior do parque quanto em seu entorno e vias de acesso. “O policiamento será reforçado com efetivo extra de 35 a 45 policiais militares por turno, divididos em escalas rotativas, de modo a garantir a cobertura durante todo o funcionamento da feira, inclusive em horários estendidos para eventos noturnos. O reforço será oriundo de frações destacadas do 2º BPM e, quando necessário, de unidades subordinadas ao Comando de Policiamento Regional II”, explicou.

O esquema de segurança contemplará policiamento a pé, motorizado e com base móvel, com rondas periódicas dentro do parque (estandes, pavilhões e áreas de exposição) e no lado externo (estacionamentos, acessos e vias urbanas adjacentes). A atuação será visível e estratégica para dissuadir qualquer prática delituosa. Já foi elaborada uma estratégia de segurança integrada, em articulação com a Sesdec, Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), CBMRO, Polícia Penal, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) e demais órgãos envolvidos. Foi estabelecido um Centro de Comando e Controle no local, para tomada de decisões rápidas e integradas durante o evento.

EQUIPAMENTOS ESPECIALIZADOS

Segurança da 12ª Rondônia Rural Show Internacional é reforçada pelo Governo de RO - News Rondônia
O CBMRO atuará para garantir a segurança em relação a possíveis acidentes


O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia também marcará presença na Rondônia Rural Show Internacional com equipamentos especializados, duas unidades de resgate, auto escada mecânica (AEM), auto bomba mecânica (AT/ABM) e uma viatura de pequeno porte. Os bombeiros militares estarão de prontidão para atender a qualquer emergência médica, incêndio ou outra situação de risco que possa surgir durante o evento.

A presença do CBMRO é fundamental para garantir a segurança dos participantes em relação a possíveis acidentes, além de realizar ações preventivas e de orientação sobre segurança contra incêndios e primeiros socorros.

A Divisão Operacional do 2ºBPM, destacou os seguintes pontos como esquema de segurança:

  • Pontos fixos nos principais acessos ao parque;
  • Equipes de patrulhamento tático e patrulhamento ostensivo a pé;
  • Patrulhamento específico direcionado aos estacionamentos;
  • Patrulhas em trilhas e zonas agrícolas com uso de drones;
  • Coordenação com a organização do evento para controle de credenciamento e entrada de veículos;
  • Presença ostensiva e preventiva, com policiamento visível e constante;
  • Integração interinstitucional, compartilhamento de informações em tempo real;
  • Resposta rápida a ocorrências, com protocolos operacionais definidos;
  • Orientação ao público e organizadores, promovendo segurança e resolutividade.

A coordenação entre a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e o CICC Móvel demonstra o compromisso do governo estadual e dos organizadores da Rondônia Rural Show Internacional em priorizar a segurança de todos os envolvidos no evento. Essa integração de esforços, aliada ao planejamento estratégico das ações de segurança, é essencial para que a feira continue sendo um sucesso e um ambiente seguro para a celebração do agronegócio rondoniense.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

TJ-AM marca audiência após pedido da defesa por nulidade no “caso Djidja”; alegação é de cerceamento de defesa

Defesa de mãe e irmão de Djidja Cardoso pede cumprimento da anulação do julgamento por cerceamento, e TJ-AM já marcou audiência para reavaliar a sentença.
L
Saiba como contratar um consórcio com segurança

Saiba como contratar um consórcio com segurança

Evoy Consórcios destaca pontos essenciais para garantir segurança na adesão.
L

A importância do médico veterinário na saúde humana é animal

O Dia do Médico Veterinário, celebrado em 09 de setembro, reforça a importância desse profissional para a saúde única: a integração entre saúde animal, humana e ambiental.
L

Festival Tripleween promete experiência imersiva com open bar, labirinto do terror e cinco palcos em Porto Velho

No dia 4 de outubro, a Talismã 21 recebe o maior Halloween de Rondônia, com 10 horas de festa, atrações temáticas e cinco dimensões musicais
L
STF condena Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado

STF condena Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado

A decisão do STF condena Jair Bolsonaro e outros sete ex-integrantes do governo a penas em regime fechado.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Falaê Podcast | Entrevista com o coordenador do CRAS Fernando Rocha, Luiz Carlos Andrade Costa

O Falaê Podcast recebe o coordenador do CRAS Fernando Rocha, sr. Luiz Carlos Andrade Costa, para um papo direto sobre como acessar benefícios, fortalecer vínculos familiares e acionar a rede de proteção em Porto Velho.
L
STF começa a definir penas de Bolsonaro e aliados pela trama golpista

STF começa a definir penas de Bolsonaro e aliados pela trama golpista

Após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus, o STF iniciou a dosimetria, fase que irá determinar as penas para cada um dos envolvidos na trama golpista.
L
Apesar de condenação, Bolsonaro e aliados podem recorrer e ainda não serão presos

Apesar de condenação, Bolsonaro e aliados podem recorrer e ainda não serão presos

Defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seus aliados pode recorrer da condenação, adiando a prisão. A decisão do STF foi por 4 votos a 1.
L

Agenda News | Conversa com Adilson Pepino sobre o Projeto Beija-flor

O Agenda News recebe Adilson Pepino, consultor florestal e escritor com mais de 35 anos de experiência.
L

Bolsonaro não será preso hoje: entenda a decisão do STF e o que acontece a seguir

A Primeira Turma do STF formou maioria para condenar Jair Bolsonaro e outros sete réus na Trama Golpista
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L

POLÍTICA

Alero aprova R$ 67 milhões para aquisição de prédio do futuro Hospital de Urgência e Emergência de Porto Velho

Alero aprova R$ 67 milhões para aquisição de prédio do futuro Hospital de Urgência e Emergência de Porto Velho

Projeto de Lei nº 1032/25 garante recursos para compra de imóvel estratégico que permitirá instalação do Heuro e melhorias na saúde pública de Rondônia
L
Alero aprova remanejamento de R$ 12,6 milhões para reformas e manutenção de hospitais estaduais em Rondônia

Alero aprova remanejamento de R$ 12,6 milhões para reformas e manutenção de hospitais estaduais em Rondônia

Projeto de lei do Executivo atende determinação do TCE e garante recursos para a infraestrutura da rede pública de saúde em 2025.
L
Dra. Taíssa participa da inauguração da Procuradoria Especial da Mulher na Escola do Legislativo em Porto Velho

Dra. Taíssa participa da inauguração da Procuradoria Especial da Mulher na Escola do Legislativo em Porto Velho

Parlamentar ressaltou a importância do novo espaço no combate à violência contra a mulher e destacou iniciativas em defesa das rondonienses.
L
Alero aprova remanejamento de R$ 1,4 milhão para garantir execução de despesas na Procuradoria-Geral do Estado

Alero aprova remanejamento de R$ 1,4 milhão para garantir execução de despesas na Procuradoria-Geral do Estado

Projeto de lei do Executivo realoca verba da LOA 2025 para assegurar pagamento de auxílios a servidores e membros da PGE em Rondônia.
L
Dra. Taíssa destina R$ 150 mil para sala de informática da Polícia Militar Mirim em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa destina R$ 150 mil para sala de informática da Polícia Militar Mirim em Guajará-Mirim

Emenda parlamentar garante 16 computadores e mobília completa para inclusão digital de crianças e adolescentes atendidos pelo programa social.
L
Publicidade

POLÍCIA

Vulgo “Dos pato” foge depois de atirar contra o BPTAR e deixa comparsa com drogas

Vulgo “Dos pato” foge depois de atirar contra o BPTAR e deixa comparsa com drogas

Ação policial na noite desta quinta-feira (11) resultou na detenção de suspeito com drogas e objetos.
10
Pneu de moto estoura e mulher sofre grave acidente na Mamoré

Pneu de moto estoura e mulher sofre grave acidente na Mamoré

cidente ocorreu na noite desta quinta-feira (11), quando pneu traseiro de motocicleta estourou; vítima foi socorrida pelo Samu e levada à UPA Sul.
12
BPTAR prende foragido e apreende 4kg de maconha enterrados na zona norte

BPTAR prende foragido e apreende 4kg de maconha enterrados na zona norte

A guarnição recebeu denúncias de que o suspeito estaria vendendo drogas em um beco da região.
10

Motorista de Pampa causa acidente grave com motociclista na Avenida Jatuarana em Porto Velho

Colisão na zona sul de Porto Velho deixou motociclista ferido; vítima foi socorrida pelo Samu após ser atingida por carro que invadiu a preferencial.
12
Polícia Civil de Rondônia prende homem por cárcere privado

Polícia Civil de Rondônia prende homem por cárcere privado

Suspeito foi detido em Vilhena por manter a companheira e os dois filhos presos em casa, após uma denúncia de violência doméstica, segundo a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e à Família (DEAM).
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dra. Taíssa cobra melhorias na saúde de Rondônia em sessão que convocou secretário na Alero

Dra. Taíssa cobra melhorias na saúde de Rondônia em sessão que convocou secretário na Alero

Deputada estadual destacou conquistas em Guajará-Mirim, criticou desigualdades salariais e pediu descentralização da saúde para outras regiões do Estado.
L

The New York Times destaca | STF condena Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe

The New York Times destaca que Jair Bolsonaro foi condenado pelo STF a 27 anos de prisão por tentativa de golpe, em decisão inédita na história do Brasil.
L

UNIR adia para o mês de novembro o XI Festival de Arte e Cultura Brasilidades, com foco na diversidade cultural e regional

O Festival de Arte e Cultura Brasilidades, acontecerá nos oito campi da Unir.
L
Incra e Instituto Amazônia+21 firmam acordo para desenvolvimento sustentável em assentamentos de Rondônia

Incra e Instituto Amazônia+21 firmam acordo para desenvolvimento sustentável em assentamentos de Rondônia

A cerimônia foi realizada na sede do Incra em Rondônia e contou com a presença do superintendente da instituição, Luiz Flávio Carvalho Ribeiro, e do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e do Instituto Amazônia+21, Marcelo Thomé.
L
Dr. Fernando Máximo destina R$ 5 milhões para construção do Centro do Amor em Ji-Paraná

Dr. Fernando Máximo destina R$ 5 milhões para construção do Centro do Amor em Ji-Paraná

O deputado federal Dr. Fernando Máximo explicou que a unidade pretende oferecer o tratamento mais moderno para o Transtorno do Espectro Autista, com o apoio de uma equipe multidisciplinar, para que o centro se torne referência na Amazônia.
L
Deputada Dra. Taíssa solicita melhorias de segurança na BR-425

Deputada Dra. Taíssa solicita melhorias de segurança na BR-425

Parlamentar cobra do DNIT sinalização adequada e mais agilidade na execução das obras de elevação da via
L
Prefeitura de Jaru constrói rede de drenagem na avenida Marechal Rondon, Setor 07

Prefeitura de Jaru constrói rede de drenagem na avenida Marechal Rondon, Setor 07

Obra visa evitar alagamentos e garantir o bom estado da pavimentação urbana na região
L
Trump diz estar surpreso com condenação de Bolsonaro pelo STF

Trump diz estar surpreso com condenação de Bolsonaro pelo STF

Líder norte-americano compara caso de Jair Bolsonaro a seus próprios problemas judiciais, após o Supremo Tribunal Federal (STF) condenar o ex-presidente do Brasil.
L
Governo brasileiro revisa para baixo projeção de inflação

Governo brasileiro revisa para baixo projeção de inflação

Ministério da Fazenda aponta a influência das tarifas comerciais e a política monetária restritiva como fatores para a redução da estimativa da inflação e do PIB do Brasil.
L
Justiça do Rio mantém prisão de Oruam, acusado de homicídio

Justiça do Rio mantém prisão de Oruam, acusado de homicídio

Tribunal de Justiça do Rio nega pedido de habeas corpus e mantém a prisão preventiva do rapper Oruam, acusado de homicídio qualificado de dois agentes.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.