TERÇA-FEIRA, 22/07/2025

Professores da Unir publicam livro sobre fake news e covid-19

Obra analisa as estratégias de combate das agências de checagem de fatos durante a infodemia

Por Grupo MíDI - 35

Publicado em 

Professor da UNIR lança livro sobre desinformação e covid-19

A pandemia do novo coronavírus não trouxe apenas desafios sanitários e econômicos para o mundo, mas desencadeou uma infodemia acompanhada de um processo estruturado de desinformação. É neste cenário turbulento que os doutores Allysson Martins e Juliana Teixeira mergulham para apresentar o livro “Não era só uma gripezinha, mas desinformação“, uma análise contundente sobre como a desordem informacional impactou a sociedade e evidenciou o trabalho das agências digitais de checagem de fatos durante a pandemia da covid-19.

Baixe o livro: https://insular.com.br/produto/nao-era-so-uma-gripezinha-mas-desinformacao/

A publicação possui financiamento da FAPERO – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Rondônia e pode ser acessada gratuitamente no site da editora Insular. O desenvolvimento da pesquisa contou ainda com recursos do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e é um reflexo do seu próprio período, quando as relações virtuais, de amizade e trabalho, foram potencializadas e até oficializadas. Essa realidade permitiu que os autores desenvolvessem o livro mesmo com mais de 3 mil quilômetros de distância, entre Porto Velho e Teresina.

Resultado de uma pesquisa iniciada ainda em 2020, quando o isolamento social impôs novos modos de sociabilidade e aprofundou o papel das tecnologias digitais na vida cotidiana, a obra traz uma reflexão densa sobre a perda de credibilidade do jornalismo e o fortalecimento das agências checadoras de (des)informação em meio à crise da covid-19. Dividido em cinco capítulos, o livro traça o panorama da desinformação e das principais estratégias de combate contra a enxurrada de conteúdos falsos sobre a pandemia a partir de duas das mais relevantes iniciativas brasileiras, a Fato ou Fake, do G1, e a agência Lupa.

Professores da Unir publicam livro sobre fake news e covid-19 - News Rondônia
Foto: Capa do Livro


“Com instituições como o jornalismo, a ciência e o Estado questionados, as redes sociais se transformaram em um terreno fértil para a circulação de informações falsas, muitas delas com potencial de afetar diretamente a saúde pública e as decisões individuais até mesmo diante de uma crise sanitária mundial”, contextualiza Allysson Martins, professor do mestrado em Comunicação e coordenador do MíDI – Laboratório de Mídias Digitais e Internet na Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Esse descrédito é evidenciado até em relatórios internacionais, como o Digital News Report, que mostram que apenas 43% dos brasileiros confiam nas notícias. “Os produtores e propagadores de fake news, de modo quase paradoxal, se apropriam dos elementos da estética jornalística para conferir legitimidade a conteúdos falsos, ao mesmo tempo em que atacam a credibilidade da imprensa”, afirma Juliana Teixeira, professora das universidades federais do Piauí (UFPI) e do Ceará (UFC) e coordenadora do JOII – Grupo de Pesquisa em Jornalismo, Inovação e Igualdade.

O processo de desinformação durante a pandemia da covid-19 é trabalhado no livro como algo mais abrangente que apenas as famosas fake news. Segundo os pesquisadores, a desordem informacional se refere não somente às mentiras, mas ainda às informações publicadas com erros involuntários e aos enviesamentos propositais.

“A desinformação é um complexo movimento que nos confunde e nos engana de pelo menos três formas. A primeira trata das fake news em si, que são aquelas informações falsas. O segundo aspecto são os erros e enganos, que acometem até veículos jornalísticos, que precisam depois se retificar. Por fim, temos as descontextualizações, que são informações verdadeiras, mas enviesadas e recortadas, nos levando a conclusões erradas”, afirma Martins.

O livro detalha o surgimento e desenvolvimento não apenas da desinformação, mas também de uma das suas principais formas de combate: as agências de checagens de fato no Brasil e no mundo. Essas iniciativas se tornaram um dos principais antídotos contra o avanço da desordem informacional, aliadas às legislações vigentes, às empresas de tecnologia e à alfabetização midiática, além da própria publicação de conteúdos verdadeiros, como os jornalísticos.

Mais do que um panorama das fake news na pandemia, a obra se apresenta como uma reflexão crítica sobre o jornalismo contemporâneo e sua capacidade de se reinventar em um ambiente digital hostil, onde a verdade é frequentemente substituída por narrativas que alimentam crenças e ideologias. As agências de checagem de fatos podem ser vistas como uma reação do próprio campo jornalístico diante da urgência de preservar sua função social.

O livro recebe o prefácio da doutora Ana Regina Rêgo, professora do PPGCOM/UFPI e fundadora da RNCD – Rede Nacional de Combate à Desinformação, da qual os autores fazem parte. “O livro se coloca como um texto importante, não somente por procurar revelar práticas de um mercado desinformativo e as estratégias de fact-checking em seu enfrentamento, mas por proporcionar ao leitor uma visão crítica sobre o campo jornalístico e suas práticas atuais que procuram se agregar aos negócios e à identidade do campo”, escreve Rêgo.

Fruto de uma parceria acadêmica entre Allysson Martins e Juliana Teixeira, “Não era só uma gripezinha, mas desinformação” é leitura obrigatória para jornalistas, pesquisadores, estudantes e todos que buscam entender os bastidores da luta contra a desinformação e os desafios do jornalismo em um mundo cada vez mais polarizado e conectado, sobretudo durante uma crise sanitária mundial, como a pandemia da covid-19.

SOBRE OS AUTORES

Allysson Viana Martins é coordenador do MíDI – Laboratório de Mídias Digitais e Internet e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pós-Doutor em Comunicação pela UFC e Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, com estágio doutoral no Laboratoire Communication et Politique du Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS). É autor dos livros “Jornalismo e guerras de memórias nos 50 anos do golpe de 1964” e “Jornalismo digital entre redes de memórias na efeméride do 11/9” e do e-books “Crossmídia e transmídia no jornalismo” e “Afrodite no ciberespaço”, este uma coorganização. E-mail: [email protected].

Juliana Fernandes Teixeira é professora do Departamento de Comunicação Social na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) na Universidade Federal do Ceará (UFC). É líder do grupo de pesquisa Jornalismo, Inovação e Igualdade (JOII), Pós-Doutora em Comunicação pela UFPI e Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA e em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. É autora dos livros “Webjornalismo audiovisual universitário no Brasil” e “Jornalismo audiovisual com e para dispositivos móveis”, além de organizadora de quase uma dezena de livros. E-mail: [email protected].

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
META 21
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Jaru abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar

Prefeitura de Jaru abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar

Produtos serão destinados à merenda escolar da rede municipal de ensino, conforme Edital 002/2025 publicado no Diário Oficial.
L
Prefeitura de Jaru conclui asfaltamento da rua Hermano Santos com apoio do deputado Dr. Luís do Hospital

Prefeitura de Jaru conclui asfaltamento da rua Hermano Santos com apoio do deputado Dr. Luís do Hospital

Parceria entre Prefeitura de Jaru e deputado estadual viabiliza nova pavimentação no Setor 07, com recursos de emenda e mão de obra municipal.
L
Jaru abre processo para eleição suplementar do Conselho Tutelar com cinco vagas de suplentes

Jaru abre processo para eleição suplementar do Conselho Tutelar com cinco vagas de suplentes

Secretaria de Desenvolvimento Social e CMDCA de Jaru lançam edital com inscrições de 23 a 29 de julho e salário de R$ 4 mil para suplentes do Conselho Tutelar.
L
FACER reforça debate sobre o Refaz em reunião na Fecomércio, participa da 92ª reunião do CONDER e prestigia evento na CDL

FACER reforça debate sobre o Refaz em reunião na Fecomércio, participa da 92ª reunião do CONDER e prestigia evento na CDL

Presidente Kelly Naahmara destaca participação ativa da FACER em temas estratégicos para o setor empresarial, como o Refaz e o desenvolvimento econômico de Rondônia.
L

Projeto-piloto da Bacia do Rio Palmeiras visa desburocratizar e fortalecer setor produtivo em Espigão do Oeste

Governo de Rondônia e órgãos parceiros lançam projeto-piloto para desenvolvimento sustentável e apoio a 355 produtores rurais da Bacia do Rio Palmeiras
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Governo de RO divulga lista de classificados para programa habitacional Meu Sonho, com subsídio para cinco mil famílias

Programa Meu Sonho, do governo de Rondônia, oferece subsídio de até R$ 30 mil para famílias financiarem imóveis em 52 municípios; mais de 100 mil classificados avançam
L

Agenda News | Entrevista Dra. Amanda Assis

Nesta terça-feira, 22 de julho, o Agenda News recebe a Dra. Amanda Assis, médica e pós-graduada em Dermatologia, para uma conversa reveladora sobre um dos tratamentos mais procurados da atualidade: o bioestimulador de colágeno.
L
Rondônia: ausência de precipitações e baixa umidade favorecem o tempo quente nos próximos dez dias

Rondônia: Ausência de precipitações e baixa umidade favorecem o tempo quente nos próximos dez dias

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para baixa umidade no Sul do estado. De acordo com o órgão, nesses locais a umidade varia entre 20% e 30%.
L

Giro News | Entrevista Wagner Martins – NOVA364

Nesta terça-feira, dia 22, às 16h, o programa Giro News recebe Wagner Martins, CEO da NOVA364, para uma entrevista exclusiva com o jornalista André Henrico.
L

Comunidade News | Entrevista Marcuce Miranda

O Comunidade News desta terça-feira, 22 de julho, às 15h, recebe o enfermeiro Marcuce Antônio Miranda dos Santos, doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UNIR e apoiador estratégico do Ministério da Saúde para a saúde da população negra em Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de mil vagas de emprego são ofertadas pela plataforma Geração Emprego em Rondônia

Ferramenta digital gratuita conecta empresas e trabalhadores, fortalece a economia e gera oportunidades em todas as regiões do estado
L

Prefeitura planeja maior concurso público da história de Porto Velho com salários de até R$ 22 mil, diz Léo Moraes

A expectativa é que o primeiro edital seja lançado ainda em 2025
L

Feirão do Emprego em Porto Velho vai conectar jovens ao mercado de trabalho, diz Paulo Moraes

Feirão do Emprego em Porto Velho, no dia 11 de agosto, oferece vagas, palestras e serviços gratuitos para facilitar o acesso de novos candidatos ao mercado.
L
CNU dos Professores: Inscrições abertas até sexta-feira

CNU dos Professores: Inscrições abertas até sexta-feira

Prazo para a Prova Nacional Docente se encerra em 25 de julho; taxa de R$ 85 deve ser paga até dia 31.
L
CNU 2025: Último dia para pagar a taxa de Inscrição

CNU 2025: Último dia para pagar a taxa de Inscrição

Candidatos não isentos devem quitar o valor de R$ 70 até esta segunda-feira, 21 de julho, para garantir a participação.
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa prestigia fanfarra em Nova Mamoré a convite do prefeito Marcélio Brasileiro

Dra. Taíssa reforça compromisso com a cultura, juventude e educação durante evento de bandas marciais em Nova Mamoré
L
Bolsonaro nega descumprimento de restrição de Redes Sociais ao STF

Bolsonaro nega descumprimento de restrição de Redes Sociais ao STF

A defesa do ex-presidente afirma que ele não controla postagens de terceiros e pede esclarecimento sobre a proibição de entrevistas.
L
Vereador Pedro Geovar repudia denúncia de abuso contra adolescente com TEA em escola de Porto Velho

Vereador Pedro Geovar repudia denúncia de abuso contra adolescente com TEA em escola de Porto Velho

Parlamentar manifesta solidariedade à vítima, cobra apuração rigorosa e destaca projetos de lei voltados à proteção infantojuvenil e inclusão de pessoas com autismo
L
Defesa de Bolsonaro tem até as 21h13 para enviar explicações a Moraes

Defesa de Bolsonaro tem até as 21h13 para enviar explicações a Moraes

Advogados precisam esclarecer o descumprimento de medidas sobre redes sociais até 21h13 desta terça-feira.
L
oficina-do-dream-da-amazonia-entrega-orteses-com-apoio-da-deputada-silvia-cristina

Oficina do Dream da Amazônia entrega órteses com apoio da deputada Sílvia Cristina

Em parceria com a fundação Pio XII, ação deve beneficiar 120 pacientes com órteses produzidas em Porto Velho, agilizando o atendimento
L
Publicidade

POLÍCIA

Ciclista passa mal e morre na Estrada dos Periquitos

Ciclista passa mal e morre na Estrada dos Periquitos

O Corpo de Bombeiros foi acionado e tentou reanimar a vítima.
18
Operação policial em Cerejeiras prende quatro e apreende drogas e arma

Operação policial em Cerejeiras prende quatro e apreende drogas e arma

Ação conjunta da Polícia Civil e Militar de Rondônia cumpre mandados de busca e apreensão relacionados a homicídio em Cerejeiras.
10
Homem é esfaqueado ao negar cerveja para criminoso na zona leste

Homem é esfaqueado ao negar cerveja para criminoso na zona leste

A vítima teria dito que não pagava bebida para “vagabundos”, momento que foi atacado com um golpe de faca nas costas, depois o suspeito fugiu.
16
Polícia Civil de Rondônia prende condenado por roubo na zona leste de Porto Velho

Polícia Civil de Rondônia prende condenado por roubo na zona leste de Porto Velho

Indivíduo com pena de 11 anos e 8 meses por roubo majorado é capturado após trabalho de inteligência do Grupo de Combate às Facções.
12
Indígena é encontrado morto em prédio da Funai em Porto Velho

Indígena é encontrado morto em prédio da Funai em Porto Velho

A vítima estaria passando por problemas de saúde devido o uso de bebidas alcoólicas e estava bastante debilitado.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo Federal libera R$ 20,6 bilhões do orçamento de 2025

Governo Federal libera R$ 20,6 bilhões do orçamento de 2025

Manutenção parcial do decreto do IOF e aumento de receitas permitem descontingenciamento de verbas; detalhes por órgãos saem dia 30.
L

Campanha educativa “Calma, vai de boa” alcança mais de 3 mil pessoas em feiras agropecuárias de Rondônia

Campanha do Detran-RO promove jogos e atividades lúdicas sobre educação no trânsito em feiras agropecuárias, atingindo mais de 3.200 pessoas no estado
L
Brasil avalia viabilidade de criar seu próprio sistema de GPS

Brasil avalia viabilidade de criar seu próprio sistema de GPS

Grupo de especialistas estuda se o país deve desenvolver um sistema de geolocalização por satélite, dada a complexidade e o alto custo do empreendimento.
L

Boi Mirim Estrelinha celebra 40 anos no Flor do Maracujá 2025 com tema “Viva o Folclore”

Com o tema “Viva o Folclore”, Boi Mirim Estrelinha reafirma tradição e fortalece a cultura popular de Porto Velho no Flor do Maracujá 2025.
L
Governador assina lei institui programa para elevar qualidade da educação em Rondônia

Governador assina lei institui programa para elevar qualidade da educação em Rondônia

Programa Avança Rondônia prevê reforço escolar, formação de professores, uso de dados e premiações por desempenho educacional.
L

Projeto Sentinela é apresentado em reunião integrada para reforçar combate a incêndios florestais em Rondônia

Ferramenta usa tecnologia de satélite e chatbot para alertar Corpo de Bombeiros em tempo real
L
Faturamento da Indústria de materiais de construção cresce em junho

Faturamento da Indústria de materiais de construção cresce em junho

O setor registra alta de 0,5% em comparação com maio e espera crescimento de 2,8% para 2025.
L
FIERO abre chamamento público para leilão de bens móveis inservíveis em Rondônia

FIERO abre chamamento público para leilão de bens móveis inservíveis em Rondônia

Disputa será realizada em agosto com itens do SESI, SENAI, IEL e da própria FIERO; interessados devem se cadastrar no portal Portela Leilões.
L
Prêmio Jovem Cientista abre inscrições focadas em mudanças climáticas

Prêmio Jovem Cientista abre inscrições focadas em mudanças climáticas

A 31ª edição do prêmio, com o tema “Resposta às Mudanças Climáticas”, recebe projetos de estudantes e pesquisadores até 31 de julho.
L
Bolsa Família: quase 1 milhão de famílias superam a pobreza e deixam o programa

Bolsa Família: quase 1 milhão de famílias superam a pobreza e deixam o programa

O aumento da renda do trabalho permitiu que 958 mil famílias, totalizando 3,5 milhões de pessoas, não precisassem mais do benefício em julho, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.