QUINTA-FEIRA, 08/05/2025

Professores da Unir publicam livro sobre fake news e covid-19

Obra analisa as estratégias de combate das agências de checagem de fatos durante a infodemia

Por Grupo MíDI - 35

Publicado em 

Professor da UNIR lança livro sobre desinformação e covid-19

A pandemia do novo coronavírus não trouxe apenas desafios sanitários e econômicos para o mundo, mas desencadeou uma infodemia acompanhada de um processo estruturado de desinformação. É neste cenário turbulento que os doutores Allysson Martins e Juliana Teixeira mergulham para apresentar o livro “Não era só uma gripezinha, mas desinformação“, uma análise contundente sobre como a desordem informacional impactou a sociedade e evidenciou o trabalho das agências digitais de checagem de fatos durante a pandemia da covid-19.

Baixe o livro: https://insular.com.br/produto/nao-era-so-uma-gripezinha-mas-desinformacao/

A publicação possui financiamento da FAPERO – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Rondônia e pode ser acessada gratuitamente no site da editora Insular. O desenvolvimento da pesquisa contou ainda com recursos do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e é um reflexo do seu próprio período, quando as relações virtuais, de amizade e trabalho, foram potencializadas e até oficializadas. Essa realidade permitiu que os autores desenvolvessem o livro mesmo com mais de 3 mil quilômetros de distância, entre Porto Velho e Teresina.

Resultado de uma pesquisa iniciada ainda em 2020, quando o isolamento social impôs novos modos de sociabilidade e aprofundou o papel das tecnologias digitais na vida cotidiana, a obra traz uma reflexão densa sobre a perda de credibilidade do jornalismo e o fortalecimento das agências checadoras de (des)informação em meio à crise da covid-19. Dividido em cinco capítulos, o livro traça o panorama da desinformação e das principais estratégias de combate contra a enxurrada de conteúdos falsos sobre a pandemia a partir de duas das mais relevantes iniciativas brasileiras, a Fato ou Fake, do G1, e a agência Lupa.

Professores da Unir publicam livro sobre fake news e covid-19 - News Rondônia
Foto: Capa do Livro


“Com instituições como o jornalismo, a ciência e o Estado questionados, as redes sociais se transformaram em um terreno fértil para a circulação de informações falsas, muitas delas com potencial de afetar diretamente a saúde pública e as decisões individuais até mesmo diante de uma crise sanitária mundial”, contextualiza Allysson Martins, professor do mestrado em Comunicação e coordenador do MíDI – Laboratório de Mídias Digitais e Internet na Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Esse descrédito é evidenciado até em relatórios internacionais, como o Digital News Report, que mostram que apenas 43% dos brasileiros confiam nas notícias. “Os produtores e propagadores de fake news, de modo quase paradoxal, se apropriam dos elementos da estética jornalística para conferir legitimidade a conteúdos falsos, ao mesmo tempo em que atacam a credibilidade da imprensa”, afirma Juliana Teixeira, professora das universidades federais do Piauí (UFPI) e do Ceará (UFC) e coordenadora do JOII – Grupo de Pesquisa em Jornalismo, Inovação e Igualdade.

O processo de desinformação durante a pandemia da covid-19 é trabalhado no livro como algo mais abrangente que apenas as famosas fake news. Segundo os pesquisadores, a desordem informacional se refere não somente às mentiras, mas ainda às informações publicadas com erros involuntários e aos enviesamentos propositais.

“A desinformação é um complexo movimento que nos confunde e nos engana de pelo menos três formas. A primeira trata das fake news em si, que são aquelas informações falsas. O segundo aspecto são os erros e enganos, que acometem até veículos jornalísticos, que precisam depois se retificar. Por fim, temos as descontextualizações, que são informações verdadeiras, mas enviesadas e recortadas, nos levando a conclusões erradas”, afirma Martins.

O livro detalha o surgimento e desenvolvimento não apenas da desinformação, mas também de uma das suas principais formas de combate: as agências de checagens de fato no Brasil e no mundo. Essas iniciativas se tornaram um dos principais antídotos contra o avanço da desordem informacional, aliadas às legislações vigentes, às empresas de tecnologia e à alfabetização midiática, além da própria publicação de conteúdos verdadeiros, como os jornalísticos.

Mais do que um panorama das fake news na pandemia, a obra se apresenta como uma reflexão crítica sobre o jornalismo contemporâneo e sua capacidade de se reinventar em um ambiente digital hostil, onde a verdade é frequentemente substituída por narrativas que alimentam crenças e ideologias. As agências de checagem de fatos podem ser vistas como uma reação do próprio campo jornalístico diante da urgência de preservar sua função social.

O livro recebe o prefácio da doutora Ana Regina Rêgo, professora do PPGCOM/UFPI e fundadora da RNCD – Rede Nacional de Combate à Desinformação, da qual os autores fazem parte. “O livro se coloca como um texto importante, não somente por procurar revelar práticas de um mercado desinformativo e as estratégias de fact-checking em seu enfrentamento, mas por proporcionar ao leitor uma visão crítica sobre o campo jornalístico e suas práticas atuais que procuram se agregar aos negócios e à identidade do campo”, escreve Rêgo.

Fruto de uma parceria acadêmica entre Allysson Martins e Juliana Teixeira, “Não era só uma gripezinha, mas desinformação” é leitura obrigatória para jornalistas, pesquisadores, estudantes e todos que buscam entender os bastidores da luta contra a desinformação e os desafios do jornalismo em um mundo cada vez mais polarizado e conectado, sobretudo durante uma crise sanitária mundial, como a pandemia da covid-19.

SOBRE OS AUTORES

Allysson Viana Martins é coordenador do MíDI – Laboratório de Mídias Digitais e Internet e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pós-Doutor em Comunicação pela UFC e Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, com estágio doutoral no Laboratoire Communication et Politique du Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS). É autor dos livros “Jornalismo e guerras de memórias nos 50 anos do golpe de 1964” e “Jornalismo digital entre redes de memórias na efeméride do 11/9” e do e-books “Crossmídia e transmídia no jornalismo” e “Afrodite no ciberespaço”, este uma coorganização. E-mail: allyssonviana@unir.br.

Juliana Fernandes Teixeira é professora do Departamento de Comunicação Social na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) na Universidade Federal do Ceará (UFC). É líder do grupo de pesquisa Jornalismo, Inovação e Igualdade (JOII), Pós-Doutora em Comunicação pela UFPI e Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA e em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. É autora dos livros “Webjornalismo audiovisual universitário no Brasil” e “Jornalismo audiovisual com e para dispositivos móveis”, além de organizadora de quase uma dezena de livros. E-mail: teixeira.juliana.rj@gmail.com.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Zona Sul/Conceição: moradores alertam a Semtran e pedem lombada na Rua Rio Grande do Sul em Porto Velho

“Veículos e bicicletas motorizadas passam pelo trecho em alta velocidade com risco de matar alguém.”
L
Rondônia e outros estados participam do 1º Congresso Conseplan, com foco na modernização do planejamento público

Rondônia e outros estados participam do 1º Congresso Conseplan, com foco na modernização do planejamento público

O conhecimento compartilhado durante o Congresso subsidiará a formulação de ações voltadas à melhoria da eficiência do gasto público e elevação da qualidade das entregas governamentais à sociedade.
L

Névoa no mês de maio é comum e está associada à passagem de massa de ar frio polar em choque com a alta pressão atmosférica

Fenômeno flagrado pelas câmeras do News Rondônia também pode ocorrer no estado em decorrência do clima tropical e das altas temperaturas.
L
Em defesa da Justiça do Trabalho: Mobilização Nacional reúne participantes em frente a sede do TRT-14 em Porto Velho(RO) e Rio Branco(AC)

Ato em defesa da Justiça do Trabalho reúne participantes em Porto Velho e Rio Branco

Ato reuniu magistrados(as), procuradores(as), advogados(as) e servidores(as) em defesa do papel da Justiça do Trabalho na garantia de direitos constitucionais.
L
Correição acompanha de perto o trabalho de magistrados e servidores em Porto Velho e Ji-Paraná

Correição acompanha de perto o trabalho de magistrados e servidores em Porto Velho e Ji-Paraná

Inspeção conduzida pela Corregedoria do TRT-14 avaliou fluxos de trabalho e promoveu diálogo com servidores(as) e magistrados(as)
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ram relança a 1500 Express e amplia opções na linha de picapes

Modelo é reposicionado e ganha novas configurações, mantendo foco em custo-benefício
L

Só um deputado de Rondônia apoia aumento de vagas na Câmara em Brasília

Os demais integrantes da bancada rondoniense se posicionaram contra o aumento.
L

Agenda News | Entrevista Alexandre Rotuno – Músico, publicitário e Produtor Cultural e Musical

Mais do que entretenimento, a Toca é um reduto da cena underground, que valoriza a diversidade, promove encontros e transforma experiências em expressão artística.
L

Agenda News: Diversão, boa música e gastronomia – final de semana especial do Grego Original Pub

Com shows ao vivo, promoções especiais e um almoço exclusivo para o Dia das Mães, o pub promete ser o destino certo para curtir o final de semana ao lado de amigos e família.
L

Resultados da Operação Fio Desencapado destacam avanços no combate ao comércio ilegal de fiação elétrica em Porto Velho

Materiais da Emdur foram apreendidos durante a ação em ferros velhos
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L

Prefeitura de Porto Velho informa que não há seleção vigente na área da saúde

Edital para seleção está em fase de elaboração
L

Divulgado resultado final do Concurso Público para servidores (as) Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

O certame ofereceu 25 vagas imediatas além da formação de cadastro reserva, contemplando oportunidades para Técnico Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior) em diversas especialidades.
L
Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Segundo os dados do Novo Caged, a maioria das vagas geradas em março foram preenchidas por mulheres (816) e por pessoas com ensino médio completo (760).
L
Publicidade

POLÍTICA

Câmara tenta suspender processo de golpe de Estado com base em imunidade de Ramagem

Câmara tenta suspender processo de golpe de Estado com base em imunidade de Ramagem

Juristas avaliam que suspensão de ação penal é inconstitucional
L

Deputada Cristiane Lopes participa de homenagem ao Duelo na Fronteira e reforça apoio à cultura e ao desenvolvimento de Guajará-Mirim

Cristiane ressaltou que o reconhecimento às agremiações é mais do que merecido, por tudo o que representam para a cultura rondoniense.
L
Deputado Cássio Gois fortalece liderança com atuação destacada na região cafeeira de Rondônia, revela pesquisa

Deputado Cássio Gois fortalece liderança com atuação destacada na região cafeeira de Rondônia, revela pesquisa

Nesta quarta-feira (7), uma pesquisa do Instituto Continental na Região cafeeira de Rondônia confirmou o forte apoio ao deputado estadual Cássio Gois (PSD).
L

JAIME BAGATTOLI: Após pedidos do senador ao DNIT, obras de reforma do porto do Cai N’Água são iniciadas

Os recursos para a obra são do próprio Dnit. Já os serviços são executados pela empresa vencedora da licitação.
L

Deputada Cláudia de Jesus defende mais diálogo e políticas públicas voltadas à pesca artesanal

Quatro indicações ao MP e ao Governo foram apresentadas para fortalecer a pesca artesanal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ação conjunta da PF, PM/RO e Exército Brasileiro prende casal com grande volume de drogas em Rondônia

Informações de inteligência levaram à interceptação de veículo com casal que transportava maconha e pasta base; ocorrência foi registrada em Nova Brasilândia D’Oeste/RO.
10

Polícia Militar de Rondônia inicia nova fase da Operação Fio Desencapado em Porto Velho para combater furto de metais e tráfico de drogas

A ofensiva contou com o cumprimento de 31 mandados judiciais em diversos pontos da capital.
10

Idoso passa mal e morre em calçada em frente a escola em Porto Velho

Uma equipe do Samu chegou rapidamente ao local, mas a vítima não resistiu.
18
ASSISTA: Criminosos furtam moto Bros em frente de residência na zona leste

ASSISTA: Criminosos furtam moto Bros em frente de residência na zona leste

O crime aconteceu na Rua Carmem Costa, bairro Tancredo Neves, zona leste de Porto Velho.
12
VÍDEO: Palio capota em acidente com Mobi na Jaci-Paraná e deixa três feridos

VÍDEO: Palio capota em acidente com Mobi na Jaci-Paraná e deixa três feridos

Segundo a PM, os dois motoristas e o passageiro do carro de aplicativo tiveram escoriações leves.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (LO): FUNERÁRIA SÃO CRISTÓVÃO LTDA

Licença de Operação Nº 113 – SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental (LP-LI): PAULO HENRIQUE GONÇALVES DE ARAUJO

Licença Prévia Nº 02 – SOL/DLA e a Licença de Instalação Nº 13 – SOL/DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): BANZEIRO FG LTDA- ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA  (LAS )
L
Jaru abre Jogos Escolares Municipais na próxima terça, dia 13

Jaru abre Jogos Escolares Municipais na próxima terça, dia 13

O JEM’s 2025 será realizado entre os dias 13 e 17 de maio.
L
ASCOM UNIR

Obra sobre histórias e culturas de Rondônia na Amazônia é lançada

O evento  acontece no Auditório da Unir-Centro, em Porto Velho, e está programado para iniciar às 14h e encerrar às 18h.
L

Aquisições de kits de higiene bucal pelos municípios de Rondônia são alvo de notificações do MPC

Porto Velho, por exemplo, formalizou procedimento em que o kit é cotado a R$ 7,35. Já Alta Floresta do Oeste alcançou, em sua licitação, o valor de R$ 7,38.
L

Distrito de Calama é contemplado com atendimentos da 9ª etapa do MP Itinerante

As atividades continuarão até sexta-feira (9/5), no mesmo local, das 8h às 17h. Com o MP Itinerante, o Ministério Público de Rondônia reafirma, mais uma vez, o compromisso de garantir os direitos dos cidadãos de forma eficiente e acessível.
L

Secretaria de Desenvolvimento Social de Jaru promove jantar em homenagem ao Dia das Mães com apresentações e sorteios

O evento foi realizado nas dependências do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e reuniu aproximadamente 200 mães, acompanhadas de seus filhos.
L
Lula e Modi discutem cúpula do Brics e fortalecimento da agenda multilateral

Lula e Modi discutem cúpula do Brics e fortalecimento da agenda multilateral

Em telefonema, presidente manifesta pesar por atentado na Caxemira
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.