TERÇA-FEIRA, 06/05/2025

Inscrições abertas para a Oficina de Práticas Básicas de Conservação Preventiva de Documentos em Arquivos

A ação oferece bolsas no valor de R$ 500,00 aos selecionados e será realizada em Guajará-Mirim de 19 a 21 de junho

Por Agenda Porto Velho - 44

Publicado em 

Inscrições abertas para a Oficina de Práticas Básicas de Conservação Preventiva de Documentos em Arquivos - News Rondônia

A Oficina de Práticas Básicas de Conservação Preventiva de Documentos em Arquivos -Fortalecendo Registro de Memórias, pretende valorizar a história de Guajará-Mirim, por meio dos seus registros, principalmente no que se refere ao tradicional Festival Folclórico Duelo da Fronteira, reconhecido como Patrimônio Cultural do Estado e do Município.

A ação surgiu a partir do interesse da própria comunidade, diante da necessidade de capacitar pessoas que tivessem conhecimento em manusear e armazenar, de forma adequada, os registros históricos culturais de Guajará-Mirim. O Projeto contemplado no Edital nº 10/2024/SEJUCEL-SIEC – Fomento para Produção de Artes Integradas Rondoniense, é considerado inovador, pois permite que a comunidade tenha acesso a esse conhecimento específico e pouco difundido.

Sobre a seleção para participar da oficina

A oficina tem como público-alvo os alunos do ensino médio, prioritariamente, de instituições públicas, brincantes dos bois-bumbá Malhadinho e Flor do Campo (grupos tradicionais que participam do Duelo da Fronteira) e trabalhadores da área de documentação e arquivo.

Serão oferecidas 20 vagas e caso o número de inscritos seja superior serão considerados os seguintes critérios:

1. Residir em Guajará-Mirim.

2. Ter, no mínimo, 18 anos de idade;

3. Ser integrante de um dos Bois-bumbá participantes do Festival Duelo na Fronteira
de Guajará-Mirim (enviar comprovante, fotos, vídeos, postagens, etc);

4. Atuar na área de arquivos, bibliotecas, museus, ou similares;

Sobre as bolsas

Para os participantes da oficina serão oferecidas 18 bolsas no valor de R$ 500,00
a. 04 bolsas destinadas à brincantes do Boi-bumbá Flor do Campo;
b. 04 bolsas destinadas à brincantes do Boi-bumbá Malhadinho;
c. 06 bolsas para estudantes da Rede Pública de Ensino;
d. 04 bolsas para a comunidade geral.

Para a seleção dos bolsistas contemplados serão considerados os seguintes critérios:

1. Maior tempo de atuação nos Bois-bumbá Malhadinho ou Flor do Campo, sendo necessário comprovar por fotos, declaração ou outros registros de participação (2 pontos a cada ano de participação comprovado);

2. Ser aluno da Rede Pública de Ensino (será avaliada a média do boletim escolar);

3. Em caso de empate será considerado o participante de maior idade.

4. Os itens a, b, c e d mencionados acima poderão ser remanejados conforme a demanda e necessidades.

As bolsas oferecidas serão pagas em parcela única 08 dias após a finalização do curso, via transferência bancária e/ou PIX, em conta correspondente no nome do participante.

As bolsas e os certificados de participação, serão condicionados ao cumprimento de, pelo menos, 80% da carga horária da oficina e serão entregues em formato online 08 dias após a finalização da oficina.

O formulário de inscrição online https://bit.ly/44TIe9H  ficará disponível até 15 de maio de 2025. As análises serão realizadas de 16 a 30 de maio e a divulgação dos selecionados será em 01 de junho de 2025. A oficina será realizada nos dias 19, 20 e 21 de junho de 2025.

Sobre Silvia Feliciano

Bacharel em Belas Artes, formada em Pintura e Escultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi selecionada e premiada em Salões de Arte, participando de exposições coletivas e individuais. O aspecto formal dos seus trabalhos remete a ideias de ancestralidade, e arqueologia. Os temas “Oráculos” e “Reconstrução de Árvores” são recorrentes na produção da artista.

Participou de diversos cursos extras curriculares sobre Conservação e Restauro, em museus e coleções. Cursou conservação de documentos em Lisboa e trabalhou como pesquisadora na identificação de documentação primária relacionada a construção de retábulos de igrejas centenárias de Ouro Preto (MG), bem como estudos da Imaginária Barroca em Minas Gerais.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Emdur tem reestruturação administrativa aprovada pelos vereadores da capital

Mudanças visam a melhoria dos serviços da empresa municipal
L
Prefeitura de Jaru convida moradores para discutir o Plano Plurianual e a LDO 2026

Prefeitura de Jaru convida moradores para discutir o Plano Plurianual e a LDO 2026

A participação popular é necessária para que a gestão municipal tenha um plano de governo transparente, justo, eficaz e que vá de encontro às necessidades da população.
L
Sesc Rondonópolis e Sesc Cáceres promovem Bulixo esta semana

Sesc Rondonópolis e Sesc Cáceres promovem Bulixo esta semana

Feira tradicional traz itens culturais e gastronômicos das regiões, além de muita música ao vivo
L
Receita Federal libera consulta a lote de restituição para 279,5 mil contribuintes da malha fina nesta quarta (23)

Nota Oficial – Receita Federal reforça compromisso com a legalidade e a impessoalidade administrativa

A instituição dispõe de estruturas internas voltadas à apuração de eventuais desvios de conduta funcional e à revisão de procedimentos administrativos.
L
STF autoriza 15 testemunhas de defesa para Bolsonaro em ação sobre plano golpista

STF forma maioria para tornar réus sete acusados de participação em trama golpista durante governo Bolsonaro

Grupo é acusado de propagar fake news sobre urnas eletrônicas
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News entrevista Viviane Frota sobre os mitos e benefícios da harmonização facial

Nesta terça-feira, dia 06, às 17h, o Agenda News recebe Viviane Frota, especialista em Estética Avançada, para uma conversa esclarecedora sobre harmonização facial.
L

Giro News | Entrevista Geraldo Sena, secretário da Semob

Nesta terça-feira, dia 06, às 16h, o Giro News recebe Geraldo Sena, secretário municipal de Obras.
L

Aprovado projeto da Prefeitura de Porto Velho que institui a Guarda Municipal

Guarda Municipal será uma corporação uniformizada e armada com a finalidade de preservar o patrimônio público municipal e promover a proteção da população.
L

Com a chegada de maio e a aproximação do fim do inverno amazônico, as chuvas cessam aos poucos

Na previsão da semana, Rondônia continua fora do mapa das grandes precipitações que têm o Amazonas, Pará, Roraima e Amapá com os maiores volumes.
L

Agenda News: Dia das Mães no Soluna Med SPA – presenteie com relaxamento e bem-estar

Com um menu exclusivo, massagens restauradoras e um ambiente acolhedor, o Soluna Med SPA oferece experiências memoráveis para tornar essa data ainda mais especial.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho informa que não há seleção vigente na área da saúde

Edital para seleção está em fase de elaboração
L

Divulgado resultado final do Concurso Público para servidores (as) Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

O certame ofereceu 25 vagas imediatas além da formação de cadastro reserva, contemplando oportunidades para Técnico Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior) em diversas especialidades.
L
Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Segundo os dados do Novo Caged, a maioria das vagas geradas em março foram preenchidas por mulheres (816) e por pessoas com ensino médio completo (760).
L
Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Provas serão aplicadas no próximo domingo em todas as capitais do país
L
Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Vagas irão compor quadro do Ministério da Gestão em vários estados
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus solicita obras na RO-418 para resolver problemas de drenagem em Cacoal

Parlamentar cobra providências do DER para evitar alagamentos.
L

Deputada Ieda Chaves apoia pedido por planos estaduais de enfrentamento à violência contra mulheres

Parlamentar aponta a ausência de estratégia e ações robustas para reduzir os índices de criminalidade.
L

Comissão aprova medida que assegura atendimento psicológico a vítimas infantis de abuso

Votação ocorreu durante a 27ª reunião ordinária do colegiado.
L
Vereador Jotinha presta homenagem a deputado Cassio Gois e reconhece avanços em Nova Brasilândia

Vereador Jotinha presta homenagem a deputado Cassio Gois e reconhece avanços em Nova Brasilândia

Em publicação, Jotinha destacou a importância da data e reforçou o reconhecimento pelo trabalho do parlamentar em prol do município.
L
Conselho de Ética da Câmara aprova suspensão de 3 meses para Gilvan da Federal por ofensas a Gleisi Hoffmann

Conselho de Ética da Câmara aprova suspensão de 3 meses para Gilvan da Federal por ofensas a Gleisi Hoffmann

Parlamentar deu declarações ofensivas contra deputada Gleisi Hoffmann
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Rodoviária Federal em Rondônia cumpre dois mandados de prisão no estado

Polícia Rodoviária Federal em Rondônia cumpre dois mandados de prisão no estado

Os delitos relacionados às ocorrências são lesão corporal e embriaguez ao volante
10
GREENWASHING: PF deflagra 6ª fase da operação contra grilagem de terras na Amazônia

GREENWASHING: PF deflagra 6ª fase da operação contra grilagem de terras na Amazônia

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e uma prisão preventiva
10

IDENTIFICADO: Motorista morre preso às ferragens após grave acidente entre carretas na BR-364 em Candeias do Jamari

O sinistro aconteceu na BR-364, próximo a ponte sobre o Rio Candeias
18

Homem pede socorro em comércio depois de ser esfaqueado na zona leste

O rapaz não quis revelar quem teria sido o autor nem a motivação.
12
PM recupera moto roubada após perseguição com fuga de suspeitos

PM recupera moto roubada após perseguição com fuga de suspeitos

O condutor do veículo desobedeceu a ordem de parada na Rua T-2 e fugiu em alta velocidade, levando duas passageiras sem capacete.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ipam adota reestruturação para otimizar atendimentos e reforçar valorização dos servidores

Projeto de reestruturação do Ipam corrige distorções, fortalece a assistência médica e moderniza a gestão com responsabilidade fiscal
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO-AGE: MINISTÉRIO DE JESUS CRISTO NA RESTAURAÇÃO

Rua Ilário Maia, nº 831, Bairro/Distrito Jaci Paraná – Porto Velho/RO
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – AGE – INSTITUTO CANDELÁRIA DE PORTO VELHO – RO

Av. Imigrantes, 2743, bairro São João Bosco, Porto Velho – RO.
L
Mineração responde por 77% do superávit comercial do Brasil no 1º trimestre de 2025, mesmo com queda nas exportações

Mineração responde por 77% do superávit comercial do Brasil no 1º trimestre de 2025, mesmo com queda nas exportações

Valor equivale a 77% do saldo de toda a balança comercial brasileira
L
Documentário "Batidas do Berimbau" destaca a capoeira como símbolo de cultura e resistência em Vilhena

Documentário “Batidas do Berimbau” destaca a capoeira como símbolo de cultura e resistência em Vilhena

Documentário destaca a força da capoeira em Vilhena como símbolo de resistência, identidade e tradição cultural.
L
Gasto médio com presentes do Dia das Mães em pequenos negócios deve subir 3,5% em 2025, aponta Sebrae

Gasto médio com presentes do Dia das Mães em pequenos negócios deve subir 3,5% em 2025, aponta Sebrae

Cosméticos e roupas são os itens mais citados pelos consumidores
L
O curta "Risos e Malabarismos: O Encanto do Circo" homenageia a arte circense, levando tradição para as ruas de Vilhena

O curta “Risos e Malabarismos: O Encanto do Circo” homenageia a arte circense, levando tradição para as ruas de Vilhena

Produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, o documentário foi lançado nos dias 24 e 25 de abril com exibições públicas e rodas de conversa sobre cultura.
L
Câmara instala comissão para debater isenção de IR até R$ 5 mil e nova faixa de progressividade até R$ 7 mil

Câmara instala comissão para debater isenção de IR até R$ 5 mil e nova faixa de progressividade até R$ 7 mil

Rubens Pereira Júnior é eleito presidente do colegiado
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.