A Oficina de Práticas Básicas de Conservação Preventiva de Documentos em Arquivos -Fortalecendo Registro de Memórias, pretende valorizar a história de Guajará-Mirim, por meio dos seus registros, principalmente no que se refere ao tradicional Festival Folclórico Duelo da Fronteira, reconhecido como Patrimônio Cultural do Estado e do Município.
A ação surgiu a partir do interesse da própria comunidade, diante da necessidade de capacitar pessoas que tivessem conhecimento em manusear e armazenar, de forma adequada, os registros históricos culturais de Guajará-Mirim. O Projeto contemplado no Edital nº 10/2024/SEJUCEL-SIEC – Fomento para Produção de Artes Integradas Rondoniense, é considerado inovador, pois permite que a comunidade tenha acesso a esse conhecimento específico e pouco difundido.
Sobre a seleção para participar da oficina
A oficina tem como público-alvo os alunos do ensino médio, prioritariamente, de instituições públicas, brincantes dos bois-bumbá Malhadinho e Flor do Campo (grupos tradicionais que participam do Duelo da Fronteira) e trabalhadores da área de documentação e arquivo.
Serão oferecidas 20 vagas e caso o número de inscritos seja superior serão considerados os seguintes critérios:
1. Residir em Guajará-Mirim.
2. Ter, no mínimo, 18 anos de idade;
3. Ser integrante de um dos Bois-bumbá participantes do Festival Duelo na Fronteira
de Guajará-Mirim (enviar comprovante, fotos, vídeos, postagens, etc);
4. Atuar na área de arquivos, bibliotecas, museus, ou similares;
Sobre as bolsas
Para os participantes da oficina serão oferecidas 18 bolsas no valor de R$ 500,00
a. 04 bolsas destinadas à brincantes do Boi-bumbá Flor do Campo;
b. 04 bolsas destinadas à brincantes do Boi-bumbá Malhadinho;
c. 06 bolsas para estudantes da Rede Pública de Ensino;
d. 04 bolsas para a comunidade geral.
Para a seleção dos bolsistas contemplados serão considerados os seguintes critérios:
1. Maior tempo de atuação nos Bois-bumbá Malhadinho ou Flor do Campo, sendo necessário comprovar por fotos, declaração ou outros registros de participação (2 pontos a cada ano de participação comprovado);
2. Ser aluno da Rede Pública de Ensino (será avaliada a média do boletim escolar);
3. Em caso de empate será considerado o participante de maior idade.
4. Os itens a, b, c e d mencionados acima poderão ser remanejados conforme a demanda e necessidades.
As bolsas oferecidas serão pagas em parcela única 08 dias após a finalização do curso, via transferência bancária e/ou PIX, em conta correspondente no nome do participante.
As bolsas e os certificados de participação, serão condicionados ao cumprimento de, pelo menos, 80% da carga horária da oficina e serão entregues em formato online 08 dias após a finalização da oficina.
O formulário de inscrição online https://bit.ly/44TIe9H ficará disponível até 15 de maio de 2025. As análises serão realizadas de 16 a 30 de maio e a divulgação dos selecionados será em 01 de junho de 2025. A oficina será realizada nos dias 19, 20 e 21 de junho de 2025.
Sobre Silvia Feliciano
Bacharel em Belas Artes, formada em Pintura e Escultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi selecionada e premiada em Salões de Arte, participando de exposições coletivas e individuais. O aspecto formal dos seus trabalhos remete a ideias de ancestralidade, e arqueologia. Os temas “Oráculos” e “Reconstrução de Árvores” são recorrentes na produção da artista.
Participou de diversos cursos extras curriculares sobre Conservação e Restauro, em museus e coleções. Cursou conservação de documentos em Lisboa e trabalhou como pesquisadora na identificação de documentação primária relacionada a construção de retábulos de igrejas centenárias de Ouro Preto (MG), bem como estudos da Imaginária Barroca em Minas Gerais.