O barco-hospital Walter Bártolo, usado em campanhas de ação social com vistas à saúde da população ribeirinha na região oeste do estado, naufragou na madrugada desta quarta-feira (30). De acordo com informações, o acidente ocorreu no rio Mamoré, na divisa com a Bolívia. Imagens mostram a embarcação totalmente emborcada e quase submersa.
A informação é de que não houve feridos, apenas danos materiais. A plataforma foi construída e entregue no governo de Confúcio Moura (MDB), justamente com o objetivo de atender aos moradores das regiões mais afastadas de Rondônia, principalmente aqueles que ficam localizados na região oeste, onde a locomoção é bastante difícil devido à sua localização.
A Sesau emitiu uma nota oficial falando sobre o acidente. Disse que a plataforma estava ancorada e que havia retornado de uma ação em conjunto com a Prefeitura de Guajará-Mirim. Ainda segundo a nota, as polícias Militar e Civil estão investigando a situação.
Além disso, a instituição pontuou que os laudos que comprovam a manutenção do barco estão todos em dia. Quanto aos serviços oferecidos pela plataforma, a Sesau não deu um prazo para o retorno das operações, mas afirmou que manterá a população informada acerca dos acontecimentos.